Entendendo e Vivendo

Enfrentando a ira de Deus

Texto de Estudo: Josué 7:1 Josué 7:10-12, Josué 7:22-26

Quando as coisas não estão indo bem em sua igreja, pode ser tentador imaginar que há alguém em pecado, dentro da comunidade da fé. Não apenas algum pecado antigo, mas pecado cometido em pleno conhecimento do que Deus instruiu, não apenas ao indivíduo, mas à comunidade como um todo. Não necessariamente um pecado no qual todos tenham participado, embora seja difícil de acreditar que ninguém na comunidade da fé saiba quando um pecado assim ocorre. A verdadeira questão crucial sobre isso é: nosso Pai Celestial considera a congregação inteira responsável pelo pecado de um?

A base bíblica para tal teoria e preocupação acha-se aqui em nosso estudo das Escrituras deste sábado: Josué 7 O Deus da Aliança dissera que nada deveria ser tomado da área da destruição de Jericó. Jericó estava colocada sob condenação. A despeito dessa condenação, um pecado foi cometido – um pecado tão secreto, tão oculto, que não podia ser alardeado. O que fora tomado em violação da condenação teve que ser enterrado e não podia ser utilizado de modo algum. Isso foi feito por um indivíduo, mas Deus pôs a responsabilidade em toda a comunidade de Israel. "Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas" (v. 1). Foi essa ação que levou a ira de Deus para Seu povo.

A vitória e o papel da obediência

Texto de Estudo: Josué 6:1-8; Josué 6:12-20

O estudo das Escrituras deste sábado traz uma mensagem clara: a vitória pertence ao Senhor. Sim, a vitória pertence ao Senhor! Antes que as espadas fossem desembainhadas, para destruir os habitantes de Jericó, antes que as muralhas caíssem, antes de ocorrer o sitiamento da cidade, o Deus da Aliança fez uma declaração: "Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes" (v. 2).

Como é possível saber que Israel tomaria Jericó, sem ler o restante de Josué 6? A resposta é simples: o Senhor assim o disse. Deus disse e a vitória era como se já houvesse acontecido. Mas somente foi uma vitória completa quando Israel se dispôs a conquistar a vitória da maneira de Deus. Israel teria tomado Jericó se tivessem seguido um plano de batalha diferente daquele dado pelo Senhor? A questão em si é discutível, porque eles realmente seguiram o plano divino, para capturar Jericó, em cada aspecto e obtiveram vitória. Podemos somente supor que a desobediência teria significado um desastre. Portanto, a declaração de vitória do Senhor estava diretamente ligada à obediência ao modo particular como Deus disse que a vitória viria na destruição de Jericó.

Texto de EstudoJosué 1:7-16

"Deus disse. Acredite. Isso resolve". Quantas vezes você já ouviu isso vindo do púlpito? O estudo bíblico deste sábado sugere uma mudança: "Deus disse. Isso resolve". O livro de Josué começa ecoando a ordem do versículo anterior mais como se fosse um apelo do que uma ordem: "Tão-somente sê forte e corajoso" (1:7). O contexto coloca essas palavras em conexão direta com a Lei de Moisés.

Por que essa conexão?

Israel estava prestes a enfrentar uma luta. O Deus da Aliança prometera a Josué que eles venceriam: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida" (v. 5). Mas Israel enfrentaria forças que, humanamente falando, poderiam se provar grandes demais para que eles fossem páreo.

Quando o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu. (Deuteronômio 7:1)

Essas nações históricas estavam de fora da Aliança com Israel e tinham seu próprio panteão de deuses levantando-se contra o Deus de Israel e o modo de vida de Israel. Como líder de Israel, Josué era chamado para ser o exemplo na observância da lei e, portanto, capaz de superar o poderio dessas nações e levantar-se contra as tentações de se render aos falsos deuses da terra. Para tanto, ele deveria: 1) Estar ligado à Lei; 2) Confessar a Lei; 3) Meditar na Lei; 4) Cumprir a Lei. Se Josué fi zesse essas coisas, então, teria sucesso (vv. 7-8) e seria próspero (v. 8).

Texto de EstudoJosué 2:1-16, Josué 2:22-24

 

Alguns chamam esta passagem de "Capítulo do Fio Escarlate", por causa do cordão escarlate amarrado na janela de Raabe (v. 21). Quando estava na Faculdade Bíblica Batista, ouvi um sermão com esse título. O pregador usou o Cordão Escarlate como um meio de revelar as Boas Novas de redenção por meio das Escrituras. O Cordão Escarlate oferecia, àqueles que se colocassem sob sua cobertura, a graça de Deus e a proteção da ira do julgamento. O Cordão Escarlate representa a redenção por meio do Messias. Conforme o escritor de Hebreus declarou: "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão" (Hebreus 9:22).

Texto de Estudo: Josué 1:1-6; 11:16-19, 21-23

Josué, filho de Num, era oriundo da tribo de Efraim, uma das partes em que foi dividida a tribo de José. Ele nasceu no Egito e aparece pela primeira vez no registro bíblico em Êxodo 17, onde atua como comandante de uma força que fez frente aos amalequitas. Em Êxodo 33:11, encontramos-no atuando como um ajudante de Moisés.

Seu nome, Josué, foi dado pelo próprio Moisés e, em hebraico, significa "Yavéh é Salvação". Antes de Moisés mudar-lhe o nome, ele era chamado de Oséias, que significa "salvação" (Números 13:8). Ao que parece, Moisés corrigiu um erro teológico expresso no nome desse jovem, pois para ele, a salvação vinha de Yavéh1, (Deus) e de mais ninguém.

Além de explicar o significado do nome, esse estudo bíblico pretende mostrar o modo como Deus cumpre uma promessa feita ao Seu povo. Qual era essa promessa? A promessa era simples: que Ele os faria "subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel" (Êxodo 3:8).

Para entender a passagem bíblica desta semana, o livro de Josué deve ser visto como uma continuação do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Deuteronômio). Josué está tão mesclado com esses outros livros que se pode enxergar sua narrativa como a história do desdobramento do objetivo de Israel.