A vitória e o papel da obediência

Texto de Estudo: Josué 6:1-8; Josué 6:12-20

O estudo das Escrituras deste sábado traz uma mensagem clara: a vitória pertence ao Senhor. Sim, a vitória pertence ao Senhor! Antes que as espadas fossem desembainhadas, para destruir os habitantes de Jericó, antes que as muralhas caíssem, antes de ocorrer o sitiamento da cidade, o Deus da Aliança fez uma declaração: "Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes" (v. 2).

Como é possível saber que Israel tomaria Jericó, sem ler o restante de Josué 6? A resposta é simples: o Senhor assim o disse. Deus disse e a vitória era como se já houvesse acontecido. Mas somente foi uma vitória completa quando Israel se dispôs a conquistar a vitória da maneira de Deus. Israel teria tomado Jericó se tivessem seguido um plano de batalha diferente daquele dado pelo Senhor? A questão em si é discutível, porque eles realmente seguiram o plano divino, para capturar Jericó, em cada aspecto e obtiveram vitória. Podemos somente supor que a desobediência teria significado um desastre. Portanto, a declaração de vitória do Senhor estava diretamente ligada à obediência ao modo particular como Deus disse que a vitória viria na destruição de Jericó.

À medida que o texto se desenrola, vemos outra razão porque essa vitória era certa. Não haveria espólios para Israel. Não haveria nada que pudesse ser pensado normalmente como direito do conquistador. Israel não pegaria nada para si, porque tudo, nessa vitória, pertencia ao Deus de Israel. De acordo com os versículos 17-19, Jericó pertencia ao Senhor. Ela fora estabelecida sob desobediência e a riqueza da cidade estava posta no tesouro do Senhor.

Quando Israel entrou na terra, Jericó representou o primeiro teste do Deus de Israel contra os deuses do povo da terra. Quão poderoso era o Deus de Israel? Ele era realmente Deus, afinal de contas? Jericó pertencia ao Senhor e tornou-se um símbolo para aqueles na terra de que nada seria capaz de se levantar contra o Deus de Israel. O Deus de Israel, pela vitória, foi declarado verdadeiro; e os deuses de Jericó e, por extensão, o povo da terra foram declarados falsos. Israel podia estar certo da vitória, por causa da proibição declarada. Essa era uma batalha santa, uma luta santa, uma guerra santa. Era o Deus de Israel contra todos os que viessem, a vitória estava assegurada por causa da resposta à pergunta "Quem é o Deus de Israel?", que era uma resposta simples: Ele é o único Deus verdadeiro.

Nossa resposta à garantia de Deus

Nessa passagem do livro de Josué temos uma imagem da operação da vida cristã atual. Aprendemos de Jesus, "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:2). Jesus pôde suportar a cruz, porque a vitória estava garantida.

E quanto à nossa vida cristã? Em seu site, A Voz dos Mártires relatou o seguinte: "Em 18 de julho, forças de segurança do governo prenderam 15 cristãos convertidos, em viagem à cidade de Bojnoord para encontrarem-se com outros cristãos, de acordo com Farsi Christian News Network (FCNN). No que parecia ser um esforço coordenado, forças de segurança pararam o ônibus dos cristãos em Mashhad, a capital de Razavi Khorasan, Irã. Autoridades entraram no ônibus, prenderam 15 fiéis e levaram-nos ao centro de detenção central do Ministério da Informação. De acordo com a FCNN, os cristãos foram submetidos a interrogatórios severos e desumanos. Depois de serem mantidos presos por uma semana, 13 dos cristãos foram libertos sob condicional...”.4

De acordo com a Voz dos Mártires, esse acontecimento não é incomum e é relativamente suave, se comparado com outras circunstâncias. Por que cristãos passam por tais situações e outras ainda piores? Esses cristãos creem que são chamados para tomar o mundo e o sistema mundial para o Reino de Deus e que a vitória está garantida.

Obstáculos no caminho para a vitória

O Pai Celestial nos deu um plano de batalha: "Ir, fazer discípulos de todas as nações, batizá-los em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinar-lhes a observar tudo o que eu mandei; e eis que estou convosco sempre, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:19-20, paráfrase do autor).

Ao prosseguirmos, nos depararemos com fortalezas e barreiras estrategicamente colocadas para obstruir a obra do Reino. Elas terão a força e o poder de uma Jericó espiritual. As espessas muralhas de seis metros, da Jericó espiritual, são bem fortificadas. Se o plano de batalha de discipular, batizar e ensinar deve ser seguido, então não podemos ignorar as fortalezas. Devemos derrotá-las. Assim escreveu o apóstolo: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2Coríntios 10:4-5).

Deus já garantiu a vitória. Mas aqui está a parte mais difícil: nada de reivindicar a vitória para nós mesmos. Não é nosso plano, mas do Pai Celestial. Contudo, quando a vitória vem, com frequência gritamos e apontamos nossos dedos para nós mesmos, dando um sorriso largo: "Vejam o que eu fiz".

Deixe-me dar um exemplo. Uma pessoa nova vem para a adoração em um sábado e os cristãos normalmente brincam de "mais um"(um jogo onde uma pessoa pode contar uma história e depois outra contará uma história semelhante, mas essa história será maior e melhor). "Você sabe que eles estão aqui hoje por minha causa". Mas e se a pessoa estiver na adoração por causa do poder de convencimento do Espírito Santo? E se a pessoa estiver lá porque o plano de batalha estava sendo seguido? E se a pessoa estiver lá porque o Deus da Aliança garantiu a vitória? Então, de quem é a vitória? Claro que essa é uma pergunta retórica, pois não foi Israel que conquistou Jericó. Foi o Deus de Israel. Muito embora sejamos participantes pela obediência, a vitória é a obra de nosso Deus; Pai, Filho e Espírito Santo. Nosso Deus garante vitória.

 

4 Disponível em: http://www.persecution.com/public/newsroom.aspx?story_ID=Mjgz

Related Articles

Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Uma comunidade com propósitos
33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus...
Reavivamento espiritual–retomando o caminho da santidade e pureza
15 Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e...
Reavivamento espiritual–retomando o caminho da santidade e pureza, sábado
Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio e dos levitas. Assim os limpei de todo o estrangeiro...