Mensagens

"Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar as pessoas."

Tim LaHaye Temperamentos Transformados

Neste workshop/palestra a Dr. Psi. Ana Gandour irá te ajudar a identificar seu temperamento e o de outras pessoas, fornece instruções de como lidar com temperamentos diferentes e dá dicas de como utilizar esta informação nos relacionamentos (casal, filhos, igreja, trabalho,...)

Não foi a toa que Jesus provocava surpresa nas pessoas que o ouviam e o acabavam conhecendo. Não apenas pelos milagres, Jesus arrebatou a alma de seus ouvintes também por meio da sabedoria em suas palavras. Certa vez levantou um pergunta, que em minha opinião, é um das mais inquietantes em toda a Bíblia. Ele perguntou: "Que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?".

Romanos 16:5:

5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.

Depois de séculos de cristianismo esta pergunta ainda é necessária. E Paulo nos responde esta pergunta não por meio de um tratado, com explicações filosóficas. Antes responde de forma natural. Mesmo sem saber que pergunta era esta, ainda sim ele reponde. A parte final da carta endereçada aos irmãos e irmãs que moravam em Roma está recheada de saudações e agradecimentos. E em meio a tantos nomes Paulo faz um pequeno comentário que para mim é fundamental para responder a nossa pergunta. Ele diz: “saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:5). Igreja, portanto, não é o templo ou a infra-estrutura aonde as pessoas vão para adorar a Deus, fazer orações e estudar a Bíblia. Igreja são pessoas! Simples assim.

Mas porque esta pergunta é necessária? Saber o que é Igreja nos livrará de um grande equívoco. Equívoco este que leva os fiéis a imaginar a igreja como um espaço geográfico específico. Não tenho nada contra o fato de termos e mantermos um espaço sagrado. Um espaço dedicado as atividades da assembléia de cristãos que se reúnem para orar, adorar e cantar. O problema que vejo é que muitos restringem a Igreja apenas a um espaço sagrado específico. Veja o que Paulo diz neste texto! Ele diz “a igreja que ser reúne na casa deles”. Estamos tão acostumados com o substantivo “igreja” que nem passa pela nossa cabeça o fato de igreja englobar uma ação. Ou seja, em vez de pensarmos somente em “igreja” (substantivo) deveríamos pensar também em “igrejar” (verbo). Precisamos ampliar nossa concepção do que é igreja. Se realmente queremos impactar a nossa  geração, em nosso tempo, precisamos nos valer da mesma estratégia que os primeiros cristãos se valeram. Deveríamos encarar nossas casas como um local alternativo para a igreja ser reunir. E bastam apenas dois ou três reunidos no nome de Jesus para tal reunião já se constituir uma reunião da igreja.

Queridos irmãos e irmãs! Resta pouco tempo. Jesus logo voltará e queria do fundo do meu coração que você pensasse sobre o que esta passagem bíblica nos diz, e outras tantas no Novo Testamento. Para ganharmos esta cidade para Cristo é preciso fazer de nossos lares postos avançados. Somos nós que estamos no ataque. Precisamos derrubar as fortalezas de satanás. Joinville é uma cidade de que tem mais de 500 mil habitantes. É muita gente. É muita gente precisando de uma conexão discipuladora. Elas precisam de você, para lhes mostrar o Caminho, a Verdade e a Vida. Comece a orar hoje para Deus te ajudar a sair do “esconderijo” e começar hoje mesmo relacionamentos discipuladores! Se você comunga desta ideia procure o pastor de sua igreja.