Entendendo e Vivendo

Texto de Estudo: Provérbios 4:10-15Provérbios 4:20-27

Na semana passada, observamos que os capítulos 1 a 9 de Provérbios estão organizados em 10 palestras. A lição de hoje inclui parte do que podemos chamar de Aula 6 (Provérbios 4:10-19) e toda a Aula 7 (Provérbios 4:20-27). A divisão entre os versos 1-9 e 10-19 é marcada por ordens típicas – Ouve, filho meu (cf. 1:8; 4:1) – e pela mudança temática de adquirir sabedoria para andar no reto caminho.

A sexta lição pode ser dividida em duas partes iguais: uma admoestação do pai ao filho, para adotar o seu ensino e andar no caminho da sabedoria (vv. 10-13), e uma advertência a não se desviar para perto do caminho dos perversos (vv. 14-17). Um resumo final encerra a lição (vv. 18,19). A sétima lição, por sua vez, admoesta o filho a andar nas veredas da sabedoria, sem se desviar.

Texto de Estudo: Provérbios 3:1-12

A palavra "provérbio", no título do livro "Provérbios de Salomão", vem do hebraico mashal, que significa "semelhança" ou "comparação". Todavia, essa palavra tem um significado muito mais amplo. Ela é usada no livro de Ezequiel no sentido de alegorias e parábolas (17:2; 24:3) e também para adágios (18:2; 16:44). Em diversas passagens bíblicas, mashal refere-se a uma sátira ou imagem zombeteira (Isaías 14:4; Jeremias 24:9; Miquéias 2:4). E, em cada caso, há uma lição a ser aprendida por nós. 1

Provérbios é uma coleção de ditados de sabedoria. De fato, a sabedoria desempenha papel importante nesse livro, sendo claramente indicada nos versos de abertura (1:2-7). Muito embora o livro, como um todo, seja creditado a Salomão, filho de Davi, o rei de Israel (Provérbios 1:1), vários autores são ali claramente mencionados: Salomão (1:1; 10:1; 25:1), Ezequias (25:1), Agur (30:1) e Lemuel (31:1). Além disso, há outros autores cujos nomes não foram citados. A exemplo, em Provérbios 22:17 somos informados de que começam ali as palavras dos sábios e, em Provérbios 24:23, que são também estes provérbios dos sábios. 2

A maioria dos estudiosos aponta 10 apelos paternos ou lições em Provérbios (cf. 1:8-19; 2:1-22; 3:1-12; 3:21-35; 4:1-9; 4:10-19; 4:20-27; 5:1-23; 6:20-35 e 7:1-27). O texto em estudo é a terceira dessas palestras, o qual discorre sobre os benefícios materiais da sabedoria.

Introdução

Texto de Estudo: Rute 2:8-18

A palavra hebraica hesed é usada somente três vezes em Rute (Rute 1:8 Rute 2:20, Rute 3:10), mas é, talvez, o principal tema do livro. A palavra é traduzida, com freqüência, como "bondade". Esse, entretanto, é apenas uma parte de seu verdadeiro significado. Daniel Block afirma que "hesed não pode ser traduzida com uma única palavra. É um termo conjunto, embalando em si mesmo todos os atributos positivos de Deus: amor, fidelidade à aliança, misericórdia, graça, bondade, lealdade. Resumindo, refere-se aos atos de devoção e bondade amorosa que vão além das exigências do dever".11

Na semana passada, vimos como o Senhor mostrou hesed a Israel, ao encerrar a fome que os afligira. Noemi mostrou hesed a Orfa e Rute, quando lhes disse que retornassem a suas famílias. Então, Rute mostrou hesed a Noemi ao jurar lealdade a ela, até a morte. No contexto das Escrituras de hoje, vemos a hesed de Deus destacada por meio da hesed de Boaz a Rute e Noemi.

Preparando o palco

Quando Noemi e Rute retornaram a Belém, era tempo de começar a colher a cevada. Noemi e Rute não tinham nada. Haviam perdido seus maridos e não tinham forma de prover sustento de si mesmas; então, Rute decidiu ir até os campos e ver o que consegueria colher. Ela não estava planejando roubar; a lei dizia que as viúvas e os estrangeiros deveriam receber cuidado, ao exigir que os responsáveis pela colheita deixassem um pouco do grão para essas pessoas, em volta dos cantos dos campos (Levíticos 19:9-10, Levítico23:22; Deuteronômio 24:19). Mesmo assim, as ações de Rute mostraram-se ousadas, porque, embora a lei tecnicamente estivesse ao seu lado, ela ainda era uma estrangeira. Podemos facilmente entender o porquê da preocupação de encontrar alguém que a "favorecesse" (v. 2).

O centro da questão

Quando Rute saiu, "aconteceu" de ir a um campo que pertencia a Boaz, um parente de Noemi e homem de boa reputação na comunidade (v. 3), que chegou ao campo "exatamente naquela hora" (v. 4). Essas expressões normalmente indicam um tipo de boa sorte, mas parece óbvio, a partir do resto da história, que tais frases foram colocadas aqui para implicar o oposto. Essas "coincidências" eram a mão providencial de Deus guiando a situação delas – a hesed em ação. O que se seguiu foi um exemplo extraordinário de generosidade, bondade e graça.

Quando Boaz retornou ao campo, ele saudou seus trabalhadores bondosamente – um ato desnecessário, que mostra seu verdadeiro caráter. Eles o saudaram da mesma maneira e, então, ele percebeu Rute juntando grãos em seu campo. Quando descobriu quem ela era, sua resposta foi maravilhosa.

Primeiro, dirigiu-se a Rute como "minha filha", mostrando sua compaixão por ela e seu desejo de eliminar quaisquer barreiras que pudessem estar presentes por causa de sua nacionalidade ou status social (v. 8). Está claro que ele não queria que ela se sentisse uma estrangeira. Ele, então, disse a ela não somente que poderia ficar e colher, mas também que ela segaria exclusivamente em sua terra (vv. 8,9). Além disso, ele ordenou seus homens que não a assediassem (v. 9). Finalmente, ele deu a ela, uma mulher moabita, permissão para beber a água que seus homens israelitas pegassem para eles (v. 9). Em todas essas coisas, Boaz demonstrou misericórdia e bondade, muito além do que se esperava dele.

Quando Rute perguntou-lhe por que estava sendo tão bom para ela, Boaz replicou que ouvira sobre a bondade dela para com Noemi. Pronto, Boaz já assegurara o sustento dela. Ele fornecera alimento, bebida e proteção contra assédio, para ela. Certamente já havia sido mais do que gracioso com ela, mas sua hesed o compelia a também pedir ao Senhor que abençoasse e protegesse Rute como uma ave protege seus filhotes (v. 12).

Como se tudo isso não fosse o bastante, Boaz depois convidou Rute para comer com ele. Quantos mestres comem com servos, quanto mais israelitas com gentios? Ela comeu mais do que o suficiente e ele a mandou para casa com mais alimento do que conseguia carregar consigo. Para pôr uma cereja no bolo, ele ainda ordenou seus trabalhadores a deixar grãos extras para ela no campo!Ele mostrou bondade com ela, a despeito de suas diferenças étnicas, gênero, classe social e idade.

O capítulo 3 de Rute ilustra hesed em ação. Noemi se importava com o bem-estar de sua nora. Ela sabia que não podia dar um bom lar para a jovem. Então, enviou Rute para Boaz. Rute respondeu com essa mesma lealdade familiar e graça ao obedecer. Ela foi a Boaz à noite e, com efeito, desafiou-o a ser aquele que faria sua primeira bênção sobre ela se materializar (3:12). Ela pediu-lhe: "estende a tua capa sobre a tua serva" (3:9), de uma maneira semelhante ao que ele dissera antes sobre o Senhor, "sob cujas asas vieste buscar refúgio" (2:12).

Em resposta, Boaz disse que Rute mostrara ainda maior hesed do que quando ela deixou seu lar para seguir Noemi (3:10). Ele a abençoou novamente (3:10), concordou em casar com ela (3:11-13), protegeu sua reputação (3:14) e proveu ainda mais para ela em relação ao seu bem-estar físico (3:15). Boaz não era obrigado a fazer nada disso. Ela era uma estrangeira pobre e havia um homem de parentesco mais próximo que poderia servir como seu parente resgatador. Contudo, Boaz foi usado por Deus para incorporar a verdadeira hesed, quando escolheu abençoar Rute, a despeito de suas circunstâncias.

Aplicação pessoal

Deus foi muito além de Seu "dever", ao enviar Jesus para nos resgatar de nosso pecado. O que tínhamos recebido era morte e separação eterna de Deus, mas, por amor, Ele nos estendeu Sua misericórdia e compaixão. Sua fidelidade de aliança para conosco excedeu tudo o que jamais poderíamos esperar. Como podemos nós, como recipientes de tão maravilhoso ato de hesed, olhar para outros em necessidade e não ajudar? Que possamos refletir sobre a bondade amorosa do Senhor para conosco e fazer as seguintes perguntas:

- Com que frequência minhas intenções de ajudar outros realmente se transformam em atos?

- Quais são as coisas que podem estar me impedindo de mostrar hesed a outros?

- Como Deus quer me usar e a minha igreja, para mostrar Seu amor e fidelidade a um mundo perdido e moribundo?

Peça ao Senhor que Ele nos use, individualmente e como um todo, para mostrar Seu amor fiel, misericórdia e compaixão, Sua hesed, aos que estão em necessidade.

 

11 BLOCK, Daniel L. Obra citada, p. 634.

Revisão

Texto de Estudo: Rute 4:1-10

Na semana passada vimos como Noemi, Rute e Boaz mostraram hesed, ou fidelidade à aliança, em suas ações. Esta semana veremos como essa ideia de hesed é demonstrada por meio do entendimento do conceito de um parente resgatador.

Introdução

Quando começa o capítulo 4 de Rute, vemos novamente a mão providencial de Deus em ação. Boaz fora até o portão da cidade, para encontrar uma maneira pela qual pudesse cumprir os requerimentos legais, para que se casasse com Rute. Assim que chegou lá, "eis que o remidor de que Boaz tinha falado ia passando" (v. 1). A pessoa com quem ele precisava negociar estava passando. Para o olho não treinado, isso poderia parecer uma coincidência. Porém, na realidade, Deus estava preparando o caminho.

Introdução

Texto de Estudo: Rute 1:8-18

Noemi era uma israelita que foi com seu marido e seus dois filhos para Moabe, quando houve uma fome em sua cidade natal, Belém (v. 1). Em Moabe, seu marido morreu e então seus filhos casaram-se com mulheres moabitas, Orfa e Rute (vv. 2-4). Os filhos de Noemi também morreram, deixando-a com duas noras (v. 5). Quando ela ouviu que a fome terminara, decidiu retornar a seu país natal (v. 6). Então, Noemi, Orfa e Rute começaram a jornada para Belém (v.7). Foi aí que Noemi insistiu que as duas jovens retornassem para suas famílias em Moabe. O contexto de nossa passagem das Escrituras consiste em três intercâmbios entre essas mulheres. Como veremos, essas interações levaram à tona uma mudança de lealdade em Rute.

O primeiro intercâmbio

Inicialmente, Noemi falou com Orfa e Rute. Ela implorou-lhes que retornassem às suas famílias. Esse pedido inicial é notável por muitas razões. Primeiramente, Noemi disse a cada uma delas para retornarem à "casa de sua mãe" (v. 8a). Em seu comentário sobre Juízes, Daniel Block destaca que essa frase é incomum para uma sociedade patriarcal e é provavelmente usada para enfatizar o desejo de Noemi de que elas se casassem novamente7. Embora Noemi se beneficiasse da companhia feminina, esse desejo pelo bem-estar delas era um sinal de um terno amor.

Essa declaração é também interessante porque Noemi pediu que Deus abençoasse suas noras, ainda que elas retornassem à terra e aos deuses de Moabe. Não há discussão mais tarde no livro que diga se Orfa foi, de fato, abençoada, quando retornou aos seus ídolos. Mesmo assim, Noemi parecia crer que Deus honraria suas palavras. Depois dessa declaração, as mulheres não se moveram e disseram que continuariam indo até Belém.

O segundo intercâmbio

A segunda tentativa de Noemi de persuadir as mulheres a retornar pinta uma imagem mais áspera. Seu questionamento retórico era quase uma repreensão para as mulheres, dizendo-lhes que continuar com ela seria uma decisão ruim. Com ela, elas não teriam esperança de um futuro. Não fazia nenhum sentido para elas irem até Belém com ela. Noemi, então, expôs sua amargura para com Deus, pelas circunstâncias de sua vida. Ela cria que Deus havia estendido Sua mão, causado uma fome, levando-a ao exílio, matado seu marido e filhos, e não lhe dado nenhum neto. Sua situação era incrivelmente ruim. Em resposta, Orfa retornou para sua casa, mas Rute perseverou.

O terceiro intercâmbio

Na terceira parte desta interação, Noemi insistiu para que Rute retornasse com sua cunhada para suas famílias e seus deuses. Mas Rute recusou-se com os versículos mais recitados no livro inteiro. Sua resposta é um belo e poético juramento. Ele pode ser dividido em cinco pares de versos com a estrutura A-B-C-B-A.

O primeiro e o último par correspondem, sendo ambos imperativos. O primeiro foi direcionado para Noemi: "Não me instes para que te deixe". O último foi direcionado para Deus: "Faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti". Semelhantemente, o segundo e quarto par combinam, são opostos com o mesmo ponto de vista. O versículo 16b fala de como Rute seguiria Noemi na vida, e o verso 17a mostra como ela a seguiria na morte. Fica o terceiro par, "O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus", como ponto principal da fala.8

Muitos têm argumentado que esse foi o anúncio de Rute de uma fé pessoal em Deus. Talvez seja isso. Talvez tenha sido seu amor por sua sogra ou a devoção ao seu marido morto que a tenha feito declarar tal coisa. O texto não diz explicitamente. O que está muito claro, entretanto, é que esse foi o momento em que Rute fez uma declaração de lealdade a Noemi e sua comunidade.

A linguagem de Rute era a mesma linguagem usada em todo o Antigo Testamento, quando alguém está fazendo um juramento (1Samuel 3:17; 1Samuel 14:44; 1Samuel 20:13 etc.). Como tal, ela estava invocando punição severa sobre si mesma se não mantivesse sua palavra.9 E o que exatamente ela estava prometendo fazer? Matthew Henry observa que ela estava dizendo que compartilharia as viagens, habitações, interesses, religião, local de morte e local de sepultamento com Noemi.10 Resumindo, ela seria companheira constante de Noemi, esquecendo tudo o que conhecera antes, devotada a ela, mesmo na morte.

Essa foi a decisão mais importante que Rute tomaria. Isso determinaria de quem ela seria amiga, onde ela moraria, que tipo de comida ela comeria e quase cada aspecto adicional de sua vida, daquele momento em diante. Lendo o restante do livro de Rute, sabemos que ela tomou a decisão certa. Ela foi incluída na linhagem do Cristo!

Aplicação pessoal

Da mesma maneira, as decisões que tomamos, sobre as comunidades das quais faremos parte e sobre os amigos em quem confiaremos, terão efeitos de longo alcance. Devemos, como Rute, escolher sabiamente. Devemos nos perguntar: Esta pessoa/comunidade me levará para mais perto de Deus? De que outras formas esta pessoa/comunidade me influencia? Como Jesus iria querer que eu me relacionasse com esta pessoa/comunidade?

Não somente Rute escolheu sua comunidade sabiamente, mas ela assumiu um forte compromisso com essa comunidade. Ela abriu mão de tudo o conhecera, até aquele ponto em sua vida, e não deixou consigo quaisquer opções para deixar a comunidade. Isso deveria forçar cada um de nós a questionar o quão comprometido somos com as pessoas/comunidades em nossa vida. Essas comunidades podem incluir igreja, trabalho, escola, família, atividades extracurriculares, vizinhanças, equipes esportivas, organizações voluntárias, comunidades online etc.

Pergunte a si mesmo: sou apropriadamente comprometido com cada uma das minhas comunidades? Preciso reduzir meu compromisso com algumas para aumentar meu comprometimento com outra? Quais são as ramificações dessas mudanças? Quais são as ramificações de não se fazer nenhuma mudança?

Minha oração é que nos tornemos pessoas que façam escolhas de Deus e que vivam com integridade e perseverança mais e mais a cada dia. Que a história da devoção de Rute nos inspire.

 

7 BLOCK, Daniel L. The new american commentary: v. 6 - Juízes, Rute. Nashville, TN: Broadman and Holman Publishers, 1999, p. 632-634.

8 BLOCK, Daniel L. Obra citada, p. 640.

9 KEIL, Carl Friedrich; DELITZCH, Franz. Commentary on the Old Testament:v. 2 - Joshua, Judges, Ruth, 1 & 2 Samuel. Peabody, MA: Hendrickson Publishers, 1996, p. 346.

10 HENRY, Matthew. An exposition, with practical observations, of the bok of Ruth. Disponível em: .