Introdução

Texto de Estudo: Rute 2:8-18

A palavra hebraica hesed é usada somente três vezes em Rute (Rute 1:8 Rute 2:20, Rute 3:10), mas é, talvez, o principal tema do livro. A palavra é traduzida, com freqüência, como "bondade". Esse, entretanto, é apenas uma parte de seu verdadeiro significado. Daniel Block afirma que "hesed não pode ser traduzida com uma única palavra. É um termo conjunto, embalando em si mesmo todos os atributos positivos de Deus: amor, fidelidade à aliança, misericórdia, graça, bondade, lealdade. Resumindo, refere-se aos atos de devoção e bondade amorosa que vão além das exigências do dever".11

Na semana passada, vimos como o Senhor mostrou hesed a Israel, ao encerrar a fome que os afligira. Noemi mostrou hesed a Orfa e Rute, quando lhes disse que retornassem a suas famílias. Então, Rute mostrou hesed a Noemi ao jurar lealdade a ela, até a morte. No contexto das Escrituras de hoje, vemos a hesed de Deus destacada por meio da hesed de Boaz a Rute e Noemi.

Preparando o palco

Quando Noemi e Rute retornaram a Belém, era tempo de começar a colher a cevada. Noemi e Rute não tinham nada. Haviam perdido seus maridos e não tinham forma de prover sustento de si mesmas; então, Rute decidiu ir até os campos e ver o que consegueria colher. Ela não estava planejando roubar; a lei dizia que as viúvas e os estrangeiros deveriam receber cuidado, ao exigir que os responsáveis pela colheita deixassem um pouco do grão para essas pessoas, em volta dos cantos dos campos (Levíticos 19:9-10, Levítico23:22; Deuteronômio 24:19). Mesmo assim, as ações de Rute mostraram-se ousadas, porque, embora a lei tecnicamente estivesse ao seu lado, ela ainda era uma estrangeira. Podemos facilmente entender o porquê da preocupação de encontrar alguém que a "favorecesse" (v. 2).

O centro da questão

Quando Rute saiu, "aconteceu" de ir a um campo que pertencia a Boaz, um parente de Noemi e homem de boa reputação na comunidade (v. 3), que chegou ao campo "exatamente naquela hora" (v. 4). Essas expressões normalmente indicam um tipo de boa sorte, mas parece óbvio, a partir do resto da história, que tais frases foram colocadas aqui para implicar o oposto. Essas "coincidências" eram a mão providencial de Deus guiando a situação delas – a hesed em ação. O que se seguiu foi um exemplo extraordinário de generosidade, bondade e graça.

Quando Boaz retornou ao campo, ele saudou seus trabalhadores bondosamente – um ato desnecessário, que mostra seu verdadeiro caráter. Eles o saudaram da mesma maneira e, então, ele percebeu Rute juntando grãos em seu campo. Quando descobriu quem ela era, sua resposta foi maravilhosa.

Primeiro, dirigiu-se a Rute como "minha filha", mostrando sua compaixão por ela e seu desejo de eliminar quaisquer barreiras que pudessem estar presentes por causa de sua nacionalidade ou status social (v. 8). Está claro que ele não queria que ela se sentisse uma estrangeira. Ele, então, disse a ela não somente que poderia ficar e colher, mas também que ela segaria exclusivamente em sua terra (vv. 8,9). Além disso, ele ordenou seus homens que não a assediassem (v. 9). Finalmente, ele deu a ela, uma mulher moabita, permissão para beber a água que seus homens israelitas pegassem para eles (v. 9). Em todas essas coisas, Boaz demonstrou misericórdia e bondade, muito além do que se esperava dele.

Quando Rute perguntou-lhe por que estava sendo tão bom para ela, Boaz replicou que ouvira sobre a bondade dela para com Noemi. Pronto, Boaz já assegurara o sustento dela. Ele fornecera alimento, bebida e proteção contra assédio, para ela. Certamente já havia sido mais do que gracioso com ela, mas sua hesed o compelia a também pedir ao Senhor que abençoasse e protegesse Rute como uma ave protege seus filhotes (v. 12).

Como se tudo isso não fosse o bastante, Boaz depois convidou Rute para comer com ele. Quantos mestres comem com servos, quanto mais israelitas com gentios? Ela comeu mais do que o suficiente e ele a mandou para casa com mais alimento do que conseguia carregar consigo. Para pôr uma cereja no bolo, ele ainda ordenou seus trabalhadores a deixar grãos extras para ela no campo!Ele mostrou bondade com ela, a despeito de suas diferenças étnicas, gênero, classe social e idade.

O capítulo 3 de Rute ilustra hesed em ação. Noemi se importava com o bem-estar de sua nora. Ela sabia que não podia dar um bom lar para a jovem. Então, enviou Rute para Boaz. Rute respondeu com essa mesma lealdade familiar e graça ao obedecer. Ela foi a Boaz à noite e, com efeito, desafiou-o a ser aquele que faria sua primeira bênção sobre ela se materializar (3:12). Ela pediu-lhe: "estende a tua capa sobre a tua serva" (3:9), de uma maneira semelhante ao que ele dissera antes sobre o Senhor, "sob cujas asas vieste buscar refúgio" (2:12).

Em resposta, Boaz disse que Rute mostrara ainda maior hesed do que quando ela deixou seu lar para seguir Noemi (3:10). Ele a abençoou novamente (3:10), concordou em casar com ela (3:11-13), protegeu sua reputação (3:14) e proveu ainda mais para ela em relação ao seu bem-estar físico (3:15). Boaz não era obrigado a fazer nada disso. Ela era uma estrangeira pobre e havia um homem de parentesco mais próximo que poderia servir como seu parente resgatador. Contudo, Boaz foi usado por Deus para incorporar a verdadeira hesed, quando escolheu abençoar Rute, a despeito de suas circunstâncias.

Aplicação pessoal

Deus foi muito além de Seu "dever", ao enviar Jesus para nos resgatar de nosso pecado. O que tínhamos recebido era morte e separação eterna de Deus, mas, por amor, Ele nos estendeu Sua misericórdia e compaixão. Sua fidelidade de aliança para conosco excedeu tudo o que jamais poderíamos esperar. Como podemos nós, como recipientes de tão maravilhoso ato de hesed, olhar para outros em necessidade e não ajudar? Que possamos refletir sobre a bondade amorosa do Senhor para conosco e fazer as seguintes perguntas:

- Com que frequência minhas intenções de ajudar outros realmente se transformam em atos?

- Quais são as coisas que podem estar me impedindo de mostrar hesed a outros?

- Como Deus quer me usar e a minha igreja, para mostrar Seu amor e fidelidade a um mundo perdido e moribundo?

Peça ao Senhor que Ele nos use, individualmente e como um todo, para mostrar Seu amor fiel, misericórdia e compaixão, Sua hesed, aos que estão em necessidade.

 

11 BLOCK, Daniel L. Obra citada, p. 634.

Related Articles

Amando como Povo de Deus
Texto de Estudo: Mateus 5:43-48 Na passagem de hoje, Jesus aborda um assunto vital. Ao abordá-lo, Ele expõe alguns dos seus ensinamentos mais...
Perdoando como Povo de Deus
Texto de Estudo: Mateus 5:17-26 Nosso mundo já foi palco de muitas coisas ruins. Pense, por exemplo, no sistema de separação racial que vigorou por...
Vivendo como Povo de Deus
Texto de Estudo: Mateus 5:1-12 Que tipo de felicidade é esta? Fico pensando na reação das pessoas enquanto ouviam as palavras iniciais do sermão de...
Tradição e Amor
Texto de Estudo: Cantares 4:8-16 / Cantares 5:1 Desde o princípio, "Cantares de Salomão" foi incluído no cânon hebraico do Antigo Testamento, sendo...