Texto de Estudo: Provérbios 3:1-12

A palavra "provérbio", no título do livro "Provérbios de Salomão", vem do hebraico mashal, que significa "semelhança" ou "comparação". Todavia, essa palavra tem um significado muito mais amplo. Ela é usada no livro de Ezequiel no sentido de alegorias e parábolas (17:2; 24:3) e também para adágios (18:2; 16:44). Em diversas passagens bíblicas, mashal refere-se a uma sátira ou imagem zombeteira (Isaías 14:4; Jeremias 24:9; Miquéias 2:4). E, em cada caso, há uma lição a ser aprendida por nós. 1

Provérbios é uma coleção de ditados de sabedoria. De fato, a sabedoria desempenha papel importante nesse livro, sendo claramente indicada nos versos de abertura (1:2-7). Muito embora o livro, como um todo, seja creditado a Salomão, filho de Davi, o rei de Israel (Provérbios 1:1), vários autores são ali claramente mencionados: Salomão (1:1; 10:1; 25:1), Ezequias (25:1), Agur (30:1) e Lemuel (31:1). Além disso, há outros autores cujos nomes não foram citados. A exemplo, em Provérbios 22:17 somos informados de que começam ali as palavras dos sábios e, em Provérbios 24:23, que são também estes provérbios dos sábios. 2

A maioria dos estudiosos aponta 10 apelos paternos ou lições em Provérbios (cf. 1:8-19; 2:1-22; 3:1-12; 3:21-35; 4:1-9; 4:10-19; 4:20-27; 5:1-23; 6:20-35 e 7:1-27). O texto em estudo é a terceira dessas palestras, o qual discorre sobre os benefícios materiais da sabedoria.

Princípios de sabedoria

O terceiro discurso, em estudo, é constituído de seis princípios básicos (nos versos ímpares) e dos benefícios derivados deles, se praticados (nos versos pares). Esses princípios dizem respeito às atitudes que devemos adotar para termos um estilo de vida saudável. Os benefícios não são necessariamente imediatos ou mágicos, mas pode-se esperar que sejam acrescidos na vida daqueles que colocarem em prática os princípios aqui expostos. Vejamos quais são eles:

1. O princípio para uma vida bem-sucedida. É dever dos pais guiar seus filhos na vida, ensinando-lhes a comportar-se segundo os valores morais. No verso 1, o filho é exortado a não esquecer-se das instruções de seu pai, guardando, no coração, os seus mandamentos. O texto original, em hebraico, enfatiza as palavras "meus ensinos" e "meus mandamentos". O pai deseja a completa obediência do filho. Para tanto, seus ensinos e mandamentos devem estar sempre presentes na mente e o filho não deve esquecê-los! Isso é mais do que apenas um simples conselho.3

Coração, no hebraico, é usado simbolicamente para representar tanto a sede das emoções quanto do intelecto e da vontade. Guardar os mandamentos de Deus afeta o ser interior, de onde fluem as ações. A obediência amorosa aos mandamentos e aos princípios da Palavra de Deus proporciona saúde ao corpo, paz ao espírito e, portanto, vida longa (v. 8; cf. 9:10,11; 10:27; 19:23). Deste modo, uma criança terá melhor chance de experimentar uma vida saudável e plena se obedecer à Palavra de Deus, conforme o ensino e a prática de pais dedicados.

2. O princípio para uma boa reputação. O ensino exposto no versículo três é uma advertência para se colocar a bondade e a fidelidade no pescoço, como se fossem um colar.Além disso, as duas virtudes também devem ser escritas no coração, como se este fosse uma tábua (cf. Provérbios 7:1-3; 2Coríntios 3:3).

A benignidade e a fidelidade são importantes qualidades de caráter. Ambas envolvem atitudes e postura. Uma pessoa leal age de modo responsável. Uma pessoa fiel trabalha em prol da justiça a favor de outros. Só pensamentos e palavras não bastam; a nossa vida é que revela se somos verdadeiramente benignos e fiéis. Suas atitudes correspondem à sua postura? 4

O resultado é estabelecido no verso 4. Se colocar em prática esse princípio, então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação (v. 4, NVI). O significado evidente é que a prática da benignidade e da fidelidade atrai não somente o favor divino e humano, mas também o reconhecimento divino e humano.

3. O princípio para andar no caminho do sucesso. O terceiro princípio começa com um imperativo: Confia no Senhor de todo o teu coração (v. 5a). A palavra hebraica "confia" refere-se à atitude de depositar toda a nossa fé na pessoa de Deus. Devemos confiar no Senhor com todo o nosso coração, cientes de que Ele é capaz e sábio para fazer o melhor. Esse tipo de confiança exige um compromisso da pessoa com todo o seu ser – mente, emoções e vontade. Em outras palavras, submeta seu ego a Deus. Não procure ser independente dEle.

Entretanto, nosso problema começa quando confiamos em nossos próprios recursos e habilidades (v. 5b; cf. Isaías 5:21). Da próxima vez que você pensar que já tem tudo planejado, pare e medite sobre o assunto, sob o ponto de vista de Deus. Examine seus valores e suas prioridades. O que é importante para você? Que áreas você não submete a Deus? Você pode reconhecer o Senhor em muitas áreas da sua vida, mas naquelas em que tentar restringir ou ignorar a presença e os conselhos de Deus o resultado será lamentável.

A pessoa espiritualmente madura permite que a Palavra de Deus direcione seu caminho. Leve suas decisões a Deus em oração, use a Bíblia como seu guia e siga a direção que Deus lhe der. Ele direcionará seu caminho, guiando e protegendo-o.

Não confiemos jamais apenas em nossa força e sentimentos, mas depositemos toda a nossa fé no amor e poder de Deus. Devemos confiar completamente ao Senhor todas as nossas escolhas a fazer. Se assim o fizermos, a promessa é que Ele endireitará as nossas veredas (v. 6), quer dizer, tornará o caminho reto ou plano, retirando os obstáculos; e assim nosso caminho será seguro, bom e feliz ao final.

4. O princípio para uma vida saudável. Ao contrário do anterior, o quarto ensinamento começa com um conselho em forma negativa: Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal (v. 7). Para o coração, onde habita o temor do Senhor, o maior inimigo é a soberba de nossa própria sabedoria. Não convém sermos sábios aos nossos olhos; devemos estar dispostos a ouvir e a sermos corrigidos pela Palavra de Deus.

O resultado desse princípio, conforme descrito, é fisicamente benéfico. Se obedecermos às Escrituras, isso permitirá que nossos dias sejam aumentados, porque Ele produzirá em nós vida e paz, saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos (v. 8). Ser humilde, temer a Deus e apartar-se do mal trazem saúde espiritual, psicológica e física. Existe uma ligação entre o bem-estar espiritual, físico e mental. Cada um influencia os outros.

5. O princípio para ser próspero. O quinto princípio encontra-se no verso 9: Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações. Esse versículo refere-se ao sistema de dízimos e ofertas ordenados pela Lei (cf. Números18:21-29; Deuteronômio 14:22-29). O ensino é transmitido mediante termos agrícolas. A referência às Primícias, o antigo festival da colheita, aponta para Deuteronômio 26:9-11, onde o adorador separava, anualmente, os primeiros e melhores frutos da produção de seu campo e relembrava, com alegria e gratidão, a redenção dada pelo Deus de Israel e Sua contínua benignidade.

Deus promete a todos que lhe oferecem o dízimo de seus bens e ganhos, como sincera demonstração de fé, louvor e adoração, derramar mais bênçãos financeiras e econômicas do que eles têm condições de recolher e armazenar (v. 10; cf. Malaquias 3:10; Deuteronômio 28:8-12; 2Coríntios 9:8). Porém, infelizmente:

Muitas pessoas dão ao Senhor as sobras. Se tiverem condições de ofertar depois de as contas serem pagas, elas o fazem. Estas pessoas podem ser sinceras e contribuir de boa vontade, mas não estão obedecendo ao que a Palavra diz. Deus quer a primeira parte de nossa renda. Isto demonstra que Ele, não as posses, tem prioridade em nossa vida e é a fonte de nossos recursos (nós apenas os administramos). Ofertar a Deus nos ajuda a vencer a cobiça, a administrar corretamente os recursos que Deus provê para nós e nos habilita a receber as bênçãos especiais da mão do Senhor. 5

Isso não deve ser pensado como um "evangelho da prosperidade", que só promete saúde e riqueza. No entanto, em geral, Deus abençoa aqueles que são fiéis, generosos e sacrificiais em sua doação (cf. Marcos 10:29 30).

6. O princípio para uma boa formação do caráter. Finalmente, diz o sábio: Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão (v.11). Com essa advertência, o sábio expõe as bênçãos que seguem a possessão da sabedoria. Esse versículo e o seguinte são citados em Hebreus 12:5 6. "Disciplina" é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". A disciplina faz parte do plano de Deus para Seus filhos. Ela tem como meta a formação do nosso caráter, ensinar o governo de nós mesmos e proporcionar-nos confiança e direção própria.

O benefício da correção pelo Senhor é a garantia de que Ele nos ama (v. 12; cf. Jó 5:17; Apocalipse 3:19). O pai corrige seu filho porque o ama e deseja que seja sábio e bom. As aflições estão muito longe de causar danos aos filhos de Deus, porque elas, pela Sua graça, aumentam a santidade deles. Pense nisso: que tipo de pai não disciplina o seu filho? Aquele que simplesmente não se importa com ele!

Um estilo de vida que abrange os seis princípios acima com certeza irá produzir o melhor tipo de vida: uma que agrada a Deus.

 

1 BERGANT, Dianne; KARRIS, Robert J. (Orgs.). Comentário bíblico, v. 2. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001, p. 236.

2 LÍNDEZ, José Vílchez. Sabedoria e sábios em Israel. São Paulo: Loyola, 1999, p.65.

3 NICKELSON, Ronald L. (ed.). Standard lesson commentary. Cincinnati, Ohio: Standard Publishing, 2011, p. 11.

4 BÍBLIA. Bíblia de estudo de aplicação pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.836.

5 BÍBLIA. Bíblia de estudo de aplicação pessoal. Obra citada, p. 836.

Related Articles

A mordomia cristã e seus princípios
QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se...
Continuando uma obra concluída, quarta-feira
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3...
Princípios bíblicos do verdadeiro avivamento
E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do SENHOR seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e...
Princípios bíblicos do verdadeiro avivamento, sábado
E OS líderes do povo habitaram em Jerusalém, porém o restante do povo lançou sortes, para tirar um de dez, que habitasse na santa cidade de...