Texto de Estudo: Josué 1:1-6; 11:16-19, 21-23

Josué, filho de Num, era oriundo da tribo de Efraim, uma das partes em que foi dividida a tribo de José. Ele nasceu no Egito e aparece pela primeira vez no registro bíblico em Êxodo 17, onde atua como comandante de uma força que fez frente aos amalequitas. Em Êxodo 33:11, encontramos-no atuando como um ajudante de Moisés.

Seu nome, Josué, foi dado pelo próprio Moisés e, em hebraico, significa "Yavéh é Salvação". Antes de Moisés mudar-lhe o nome, ele era chamado de Oséias, que significa "salvação" (Números 13:8). Ao que parece, Moisés corrigiu um erro teológico expresso no nome desse jovem, pois para ele, a salvação vinha de Yavéh1, (Deus) e de mais ninguém.

Além de explicar o significado do nome, esse estudo bíblico pretende mostrar o modo como Deus cumpre uma promessa feita ao Seu povo. Qual era essa promessa? A promessa era simples: que Ele os faria "subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel" (Êxodo 3:8).

Para entender a passagem bíblica desta semana, o livro de Josué deve ser visto como uma continuação do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Deuteronômio). Josué está tão mesclado com esses outros livros que se pode enxergar sua narrativa como a história do desdobramento do objetivo de Israel.

Promessa de Deus: ancorada no passado, cumprida no presente.

Um dos problemas nas congregações hoje é que há uma tendência para que a geração atual acredite ser a primeira geração de adoradores na assembleia. Perdem de vista o trabalho, esforço, suor e lágrimas daqueles cujas vidas foram recipientes da graça em décadas anteriores. Eles não têm conexão com o passado por causa da visão limitada do presente.

O foco do nosso estudo bíblico começa com uma âncora no passado – "Moisés, meu servo, é morto" (Josué 1:2). Moisés, o humano a quem Deus usara como instrumento de livramento do Egito. Moisés, o homem que Deus usara como líder e guia do povo de Israel durante seus 40 anos vagando no deserto. Moisés, que por meio da revelação recebera a promessa de uma terra, para os que estavam no cativeiro. A promessa de uma terra veio a Moisés dentro de sua convocação ao serviço em Êxodo 3:8 e é confirmada em Deuteronômio 11:23-24.

Algum estudioso da Bíblia provavelmente apontará que Moisés não foi o primeiro a receber uma promessa de terra. Esse estudioso nos dirá para olhar em uma porção anterior da Bíblia, Gênesis, onde uma aliança foi firmada com Abraão, e Deus declarou: "Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra" (Gênesis 15:7). O mesmo estudioso, sem dúvida, nos lembrará de que incluída na bênção de Isaque a Jacó estava a promessa de terra. "E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão" (Gênesis 28:4).

Aqui há uma verdade: embora Deus dê uma promessa, a pessoa ou pessoas a quem ela é dada pode(m) não ver a promessa cumprida. Abraão não recebeu a Terra Prometida. Moisés não recebeu a Terra Prometida. Josué, no capítulo 1 de seu livro, coloca Israel acampado do lado externo da Terra Prometida, sem ter ainda recebido a promessa divina. Mas, nosso Deus é fiel e reafirma e renova Sua promessa a cada geração, até que ela seja cumprida. O Senhor mantém Sua promessa viva.

Deus renova Sua promessa no presente.

A promessa da terra foi renovada de um modo muito geral e muito específico. Ao olhar a passagem bíblica deste estudo, você primeiro observa o específico. Deus disse aos "filhos de Israel", em Josué 1:3 para marcarem a terra pisando nela, tendo "a planta do pé [deles]" andando pela terra – andar por ela várias e várias vezes declarando que a terra lhes pertencia. A segunda observação é geral. Se você tiver um mapa, observe a vasta amplitude da terra dada aos filhos de Israel. Os limites estabelecidos em Josué 1:4 representam mais de 770 mil km2. Essa era a promessa de Deus a Abraão, Jacó e Moisés, renovada no presente com Josué.

A promessa de Deus é dada ao Seu povo por meio de um líder.

Assim como a maioria dos carros precisa de um motorista, para cruzar uma estrada até um destino em particular, assim também o povo de Deus precisa de um líder. Esse líder, a fim de receber a promessa divina, deve ter certas características: 1) O líder atua em parceria com Deus. Foi dito a Josué: "Tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” (Josué 1:6). 2) O líder é chamado ao serviço por Deus. Josué foi chamado por Deus. "Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos" (Números 27:18). 3) O líder é discipulado por outro líder. Josué foi ensinado na experiência da vida por Moisés (Êxodo 24:13, Êxodo 33:11). 4) O líder é forte. Josué recebeu a ordem de ser forte (Josué 1:6). 5) O líder é corajoso. Josué recebeu a ordem para ser corajoso (Josué 1:6). 6) O líder tem Deus consigo. Foi dito a Josué: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Josué 1:5).

Os resultados

A promessa de Deus tem raízes profundas no solo da história. Quando se tem a declaração da promessa no presente combinada com um líder, com as características necessárias (como foi com Josué), as palavras de Josué 11 devem ser antecipadas e esperadas: "Tomou, pois, Josué toda aquela terra [...] também tomou todos os seus reis, e os feriu, e os matou [...]. Não houve cidade que fizesse paz com os filhos de Israel [...] por meio de guerra, as tomaram todas” (Josué 11:16-19).

O que isso significa?

Agora aquele estudioso da Bíblia levanta a mão, espera pacientemente e faz uma pergunta muito interessante: "O que isso significa para mim ou para a nossa igreja?". Sua igreja tem uma promessa do Pai Celestial. É uma promessa simples do próprio Jesus: "Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Aqui está uma promessa com profundas raízes plantadas no solo da história. Sim, e a promessa envolve a tomada de uma terra. "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos dos Apóstolos 1:8).

Quais serão os resultados? Você está caminhando? Se aplicarmos as palavras de Deus a Josué a nós, "todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado" (Josué 1:3). É hora de pisar. Como se faz isso? Marque uma pequena distância do templo da igreja com fronteiras reconhecíveis. Depois ande por esse território marcado e ore pela bênção de Deus. Pergunte: "Como eu posso abençoar? Como minha igreja pode abençoar aqueles que são nossos vizinhos?". Conheça as famílias, ame-as; conheça as pessoas, ame-as. Faça uma caminhada! Deus cumprirá o que prometeu.

 

1 O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na Bíblia Hebraica com quatro consoantes, YHWH, que é conhecido como tetragrama. Os hebraístas, em geral, são a favor de Yavéh como a pronúncia mais provável. N.R.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...