BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

Salmos 128:1 

INTRODUÇÃO


    É na Palavra de Deus que encontramos a verdadeira fonte da sabedoria para o casal fortalecer o casamento, para os pais educarem seus filhos, para os homens serem dignos de suas famílias, para as mulheres serem sábias enquanto esposas e mães, e para os filhos terem um bom relacionamento com seus pais. Desde que instituiu a família, Deus a protegeu com instruções e orientações preciosas em sua Palavra. O Salmo 128 faz menção clara ao marido, à esposa, aos filhos e até mesmo aos netos, quando fala dos filhos dos seus filhos”(v. 6).
    No relacionamento com Cristo, homem e mulher são iguais (Gálatas 3:28). Na vida conjugal e familiar, no entanto, é preciso olhar para o que a Bíblia ensina sobre os papéis e deveres do marido, da esposa, dos filhos e dos pais. Nesta 
lição veremos um pouco do que a Palavra de Deus fala sobre a família.


O HOMEM QUE TEME AO SENHOR – O PAPEL DO HOMEM


    Por duas vezes o Salmista expressa uma preciosa verdade quanto ao papel do homem em seu lar: Como é feliz quem teme ao Senhor... (v. 1). E:Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!(v. 4).
    Encontrar uma boa esposa não é tarefa fácil. Em Provérbios lemos que uma esposa que vem de Deus,
muito excede o valor de finas jóias” (Provérbios 31:10). E, quando a encontrar, como tratá-la? Cabe ao homem cuidar de sua videira frutífera, a esposa que Deus lhe deu. Uma videira só dará frutos se houver cuidado diligente por parte do viticultor (Salmos 128:3). Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, em sua primeira carta, orienta os homens a viverem a vida no lar com discernimento, tratando a mulher com dignidade, como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7).
    Não podemos negar que a liderança do lar foi entregue ao homem (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:23). E, quando contemplamos uma família onde esse papel não é exercido pelo homem, vemos sérios problemas acontecerem: há uma falta de referência, base e estrutura, os filhos tornam-se inseguros e o resultado é o que ouvimos no dito popular: “todo mundo manda e ninguém obedece”. Portanto, cabe sim ao marido assumir a liderança da família.
    Infelizmente, no que se refere à liderança, muitas famílias estão vivendo longe do propósito de Deus por alguns motivos: o marido é o cabeça, mas sua liderança não está baseada naquilo que a Bíblia de fato ensina; a mulher lidera a família por não obedecer às orientações bíblicas que lhe cabem; a mulher lidera porque o marido não assume esse papel e alguém precisa fazê-lo; e não podemos esquecer-nos de pincelar os casos onde, catastroficamente, os filhos lideram a casa.
    Não estamos falando de uma liderança ditatorial, tratando a esposa com ares de superioridade, mas, sim, uma liderança pautada no exemplo de Cristo:
Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água (Efésios 5:25 e 26). Infelizmente, muitos maridos só lembram-se da liderança e esquecem-se do amor.
    O que Deus espera do marido é que esteja apto a dirigir sabiamente sua família (Efésios 6:4), cuidar da esposa e dos filhos, suprindo suas necessidades, e amar a esposa com o mesmo amor com que Cristo amou a Igreja. Não será difícil para a mulher exercer a submissão ao marido que a liderar com amor, respeito, perdão e abnegação, a exemplo do Mestre Jesus e em obediência a Palavra de Deus. Assim deve ser o homem que teme ao Senhor e anda em Seus caminhos.

 

    A liderança do lar foi entregue ao homem, mas ele deve liderar segundo o exemplo de Cristo, sua liderança segue princípios bíblicos e é baseada no amor incondicional.

 

UMA VIDEIRA FRUTÍFERA – O PAPEL DA MULHER


    Em uma linguagem metafórica, o salmista disse para o chefe do lar que sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera em... (Salmos 128:3a). Um homem que teme a Deus terá como recompensa uma esposa que lhe dará muitas alegrias. Quando o salmista usou a figura de uma “videira” desejou transmitir essas verdades.
    A Palavra de Deus é tão clara, tão prudente e tão perfeita, mas, infelizmente, tão pouco lida e obedecida. Conforme ensina o apóstolo Paulo, a esposa deve sim submeter-se ao seu marido (Efésios 5:22-24; 1 Coríntios 11:3). Isso não significa que, aos olhos de Deus, o marido seja superior à mulher, pois se assim fosse, quando Paulo disse que o cabeça de Cristo é Deus, estaria dizendo que Deus é superior a Cristo, quando o próprio Jesus diz:
Eu e o Pai somos um (João 10:30). Essas passagens dizem respeito aos papéis no relacionamento de marido e mulher. Ao submeter-se ao seu marido, a esposa deve fazê-lo como um ato de obediência primeiramente a Deus. A autoridade ao esposo foi delegada por Deus, a quem devemos amar acima de tudo (Deuteronômio 6:5; Mateus 22:37), e quando o marido não for convertido, a Bíblia ensina a mulher a ganhar seu esposo por meio do seu procedimento, sem necessidade de dizer palavra alguma (1 Pedro 3:1).
     O sentido da palavra submissão pode ser compreendido quando analisamos a sua composição: sub = debaixo, e missão = ato de enviar ou ser enviado. Homem e mulher foram enviados por Cristo para obedecer a Sua Palavra e propagar o 
Seu amor. Por intermédio da família, do exercício bíblico dos papéis, homem e mulher, juntos, têm a missão de anunciar o amor de Deus.
     A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da mulher para com o marido. Entretanto, é importante entender o que não é submissão segundo a Bíblia. Submissão não é ser empregada doméstica, não é ser superdependente, não é viver em escravidão, não é se anular como pessoa. A mulher recebeu este lugar de submissão, não para ser inferiorizada, mas como honra e proteção
31.
    Em um casamento cristão saudável, haverá fortes elementos de mútua consulta e busca de sabedoria, e a maioria das decisões virá de um consenso entre marido e esposa. Não obstante, a atitude de submissão da esposa à autoridade de seu marido será refletida nas inúmeras palavras e ações a cada dia que refletem deferência à sua liderança e reconhecimento à sua responsabilidade pós-discussão, sempre que possível, para tomar decisões que afetam toda a família.
    O que Deus espera da esposa é que ela seja uma intercessora incansável (1 Samuel 1:26-28); tenha o seu marido em maior estima, preferindo a sua companhia (Cantares de Salomão 2:3b), admirando-o (Cantares de Salomão 2:3a), respeitando-o (Efésios 5:22-24), concedendo-lhe alegrias (Cantares de Salomão 4:16).

 

    A submissão da esposa ao seu esposo jamais deve ser motivo para escravizá-la, mas é uma resposta ao seu amor e cuidado . Agindo assim a mulher glorificará a Deus e honrará ao seu marido, cumprindo seu papel.

 

BROTOS DE OLIVEIRA – FILHOS VALOROSOS E COMPANHEIROS


   Continuando, diz o salmista: ... seus filhos serão como rebentos de oliveira ao redor da sua mesa (Salmos 128:3b). O que o salmista quis dizer com essa comparação? Para compreender essa analogia, precisamos entender um pouco mais sobre a oliveira e seus frutos. Nós não estamos muito familiarizados com a oliveira, mas, no ambiente bíblico, nas montanhas da Galiléia, Judéia e Samaria, ela foi e ainda é uma das árvores mais importantes. Sua fonte de alimento, luz, higiene e cura não perdeu seu valor. Suas folhas sempre verdes e os seus muitos brotos na raiz de cada árvore a diferencia das demais árvores.
   Várias passagens da Bíblia Sagrada nos ajudam a compreender o valor da oliveira, dos seus frutos e do óleo derivado deles (Êx 27:20; 30:24-25; Levíticos 24:2; 1 Reis 5:11). Também foi no Jardim do Getsêmani. Literalmente, o lugar da prensa de azeite que Jesus passou muito do seu tempo. (Lucas 22:39)
33.
    A analogia dos filhos sendo
como rebentos da oliveira à roda da tua mesa significa que seus descendentes seriam abundantes, fortes e fiéis aos pais (cf. Efésios 6:1-3). Em quadros e fotos de famílias antigas, vemos seus integrantes costumeiramente em volta da mesa, desfrutando das refeições diárias. Que momento precioso do dia quando a família senta junto à mesa, sacia sua fome física, mas também nutre sua necessidade de atenção, de companheirismo, de conselhos e troca de ideias. É também esse o momento em que os pais podem conversar com seus filhos e saber o que está acontecendo com eles, por onde eles andam e o que estão fazendo.
   Que as próximas gerações possam ver fotos assim, dos nossos dias. Que as fotos e quadros dos nossos dias não sejam apenas de famílias dispersas, tomando suas refeições em frente às telas (celulares,
tablets, computadores…), um livro em uma das mãos e o prato na outra, ou mesmo alimentandose em pé, sem tomar sequer o tempo de se assentar.

 

   Os filhos são herança do Senhor, cabe aos pais prover tudo o que for necessário para crescerem saudáveis e seguros. Mas a falta de disciplina poderá conduzi-los por caminhos que trarão desgosto ao invés de alegria.

 

O PAPEL DOS PAIS


   Deus escreveu um livro sobre como criar filhos. Esse livro chama-se Bíblia. É na Palavra de Deus que encontramos as diretrizes para a educação dos filhos. O primeiro passo, para ser um bom pai e uma boa mãe, é nutrir seu próprio coração (Deuteronômio 6:6), alimentando-o diariamente com a Palavra e a presença de Deus, transmitindo sua fé aos filhos (2 Timóteo 3:15).
    A melhor forma de ganhar o respeito dos filhos é o próprio exemplo (1 Timóteo 3:4). É muito importante ensinar os filhos usando a Palavra de Deus (Deuteronômio 6:4-9). Uma pergunta para o final de cada dia pode ajudar nessa tarefa: “Hoje, ensinei ao meu filho algo sobre a Palavra de Deus e o meu Salvador?”. Os pais também precisam dizer aos filhos o que é certo e errado, porque eles não têm a maturidade necessária para discernir sozinhos
.
    Os filhos são um presente maravilhoso de Deus (Sl 127:3). Eles merecem ser elogiados e encorajados a um comportamento cristão. Se a disciplina é necessária, muito mais ainda a generosidade nos elogios aos bons feitos e atos de obediência. E mesmo quando os filhos tomam caminhos contrários; o dever dos pais, a exemplo de Deus, é o amor incondicional (Lucas 15:11-32). O propósito da disciplina paterna é ajudar no crescimento dos filhos, não ferir nem desanimá-los. A paternidade não é fácil, requer muita paciência para formar os filhos em amor, de maneira que honre a Cristo. A frustração e a irritação não devem motivá-los a punir os filhos. Em troca, os pais devem atuar em amor, tratando a seus filhos como Cristo tratou às pessoas que amou. Isto é vital no desenvolvimento dos filhos e no conceito que tenham do Senhor
.
   Desfrutar do prazer e alegria que os filhos dão aos pais, nada mais é que a colheita da disciplina (Provérbios 29:17). Acima de tudo, porém, o pai e a mãe devem estar em constante oração, reconhecendo que com a ajuda de Deus é possível, sim, criar filhos valorosos e companheiros.

 

    Os pais devem levar muito a sério a missão de criarem seus filhos. Para isso Deus deixou um manual infalível, a Bíblia. Pais que não ensinam aos seus filhos os preceitos do Senhor estão falhando em cumprirem o papel por Ele designado.

 

FAMÍLIA – UMA BÊNÇÃO DE DEUS OFERECIDA AOS HOMENS


    Por fim, o salmista termina com o pedido de uma bênção sobre a família: Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel! (Salmos 128:5 e 6). O Salmos 68:6 nos diz que:Deus dá um lar aos solitários...”. Aos olhos de Deus, segundo as Escrituras, percebemos que Ele não somente abençoa a família, mas vê a própria família em si mesma, estruturada e solidificada sobre as instruções divinas, como uma bênção oferecida aos homens.
   Que o Senhor seja o centro do lar! Pois “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127:1). E,
bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (Salmos 128:1).


CONCLUSÃO


   A condição para solidificar uma família feliz está no temor a Deus. Quando a Palavra de Deus rege nosso coração e nossa vida, a família será sempre uma experiência agradável e rica. Pai, mãe, esposo, esposa, filhos, tratem sua família como uma preciosa dádiva, um tesouro, um valioso presente de Deus e desfrutem da felicidade que Ele tem preparado para o seu lar.
   Sua casa reflete os princípios bíblicos estabelecidos para família? Se não, você está disposto a começar as mudanças ainda hoje com a ajuda de Deus?



PERGUNTAS PARA ESTUDO EM CLASSE


1. O que o salmista quis dizer ao comparar a mulher com uma videira frutífera? (Salmos 128:3).
R.


2. Como é a oliveira, seus frutos e o óleo dela extraído? O que isso tem a ver com os filhos como brotos de oliveira? (Sl 128:3).
R.


3. Qual a recomendação de Paulo quanto às esposas? O que significa essa submissão e como ela deve ser praticada? (Ef 5:22-24).
R.


4. Com relação aos maridos, qual é a ordem dada por Paulo? Que exemplo ele dá do tipo de amor que os maridos devem ter pela esposa? (Efésios 5:25-33).
R.


5. Que tipo de liderança pode ser vista no seio das famílias em nossos dias? Quais são as consequências de uma liderança fora dos princípios Bíblicos? (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:23).
R.


6. Qual deve ser a postura dos filhos em relação a seus pais? Qual a promessa aos que assim se portarem? (Efésios 6:1-3).
R.


7. No tocante aos pais, como estes devem educar seus filhos? Como os pais podem “provocar os filhos à ira”? Significa que os pais não devem impor limites e disciplinar seus filhos? Quais as consequências de filhos criados sem limites ou disciplina? (Efésios 6:4).
R.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
O bom samaritano
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele...