Entendendo e Vivendo

Texto de Estudo: Cantares 4:8-16 / Cantares 5:1

Desde o princípio, "Cantares de Salomão" foi incluído no cânon hebraico do Antigo Testamento, sendo comumente cantado nas cerimônias judaicas de casamento. Entretanto, este tem sido um dos livros mais negligenciados de toda a Bíblia. São poucos os cristãos que o leem, e os que o fazem ficam confusos ou embaraçados pela beleza de suas palavras. Devido à sua celebração do amor físico e do uso que faz de metáforas, que parecem extravagantes à mentalidade ocidental, os cristãos são, normalmente, relutantes em interpretá-lo de maneira natural. Não obstante, é um dos mais lindos escritos das Escrituras, quando entendido corretamente.

Em todo o volume sagrado, Cantares de Salomão é o único livro que tem o amor como seu tema exclusivo.43 O assunto é manuseado com grande habilidade e introspecção, numa série de dramáticos cânticos embelezados pela rica imaginação oriental, e contém lindas descrições de cenas naturais.44

Cantares é, portanto, uma canção de amor que honra o matrimônio. Nesse livro, canta-se o amor espontâneo entre uma mulher e um homem, um amor que é forte como a morte.45

Texto de Estudo: Eclesiastes 11:9-10; Eclesiastes 12:1-7; Eclesiastes 12:13

Na semana passada, nosso estudo focou na história do homem que salvou a cidade de um grande poderio militar. O povo da cidade esqueceu-se dele por ser ele pobre. A sabedoria daquele homem não foi valorizada por seus concidadãos.

O último capítulo de Eclesiastes contém uma emocionante "alegoria à velhice". A maioria dos comentaristas entende que a perícope pretende descrever a progressiva debilidade e decadência do ser humano em sua velhice. Porém, há inúmeras discordâncias nos detalhes. E muitas orações não parecem ser alegóricas, mas soam mais autênticas se forem entendidas como uma descrição literal, eufemista, da situação do idoso. Adicionalmente, o que seria o significado dessas alegorias soa um tanto obscuro.25

O capítulo 12 deveria iniciar-se no versículo 9 do capítulo 11. Não há razões para se separarem essas duas porções das Escrituras. Ademais, o capítulo 12 inicia-se com a conjunção hebraica "" (waw), que poderia ser vertida por "e", servindo de conectivo com o texto anterior.26

O desvanecimento da vida é descrito como a chegada de uma tempestade, enquanto o lar do idoso é preenchido de terror, que tenta, infrutiferamente, superar o medo do fim. Essa "alegoria à velhice" serve de alerta para percebermos a transitoriedade da juventude e da vida.27

Texto de Estudo: Provérbios 25:1-10

A próxima seção do livro de Provérbios, que compreende os capítulos 25 a 29, é introduzida com estas palavras: São também estes provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá (v. 1).

Salomão reinou em Israel entre 970-930 a.C. e compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco (1Reis 4:32). No entanto, encontramos o registro bíblico de um pouco mais de 500 provérbios. O segundo livro de Salomão foi compilado de um rolo para outro nos dias de Ezequias, rei de Judá, que reinou 200 anos após a morte de Salomão. Sem sombra de dúvida, muitos dos provérbios do rei Salomão não foram originalmente incluídos na compilação. Assim, a maioria de seus provérbios perdeu--se com o passar do tempo, embora haja alguns deles em outros lugares, a exemplo do livro de Eclesiastes.

Texto de Estudo: Provérbios 29:16-27

O contraste entre o justo e o ímpio parece ser uma maneira de estruturar Provérbios 28 e 29. Esses dois capítulos encontram-se divididos em quatro seções (28:1-11, 12-28; 29:1-15 e 16-27). Em geral, elas apresentam o ímpio, ou avarento, como alguém que atrapalha a harmonia e a segurança, ignorando a lei de Deus. Nossa lição em estudo aborda a quarta dessas seções.

Ao apresentar princípios e exemplos, os provérbios, em hebraico, são escritos em estilo poético, o qual se caracteriza pelo paralelismo. Às vezes, as linhas paralelas fazem oposição uma à outra (o que é chamado de paralelismo antitético), em outros momentos a segunda linha continua o pensamento da primeira linha (o que é chamado paralelismo sintético).

Ao abordar os princípios expostos em Provérbios 29:17-26, podemos transformar muitas das declarações negativas em princípios positivos para uma vida ordenada. Essa lição é desenvolvida para nos ajudar a entender, identificar e aplicar alguns desses princípios.

Texto de Estudo: Provérbios 15:21-33

 

Nas lições anteriores, observamos que os primeiros nove capítulos de Provérbios podem ser vistos como uma longa introdução à coleção de provérbios no restante do livro. Vimos, também, que as 10 "palestras” de Provérbios 1 a 9 giram em torno do tema “dois caminhos” (a justiça e a perversidade) e da importância da sabedoria em vez da loucura.

Nossa lição desta semana vai mostrar-nos que os valores bíblicos precisam ser ensinados de forma diligente. Veremos que os maiores valores giram em torno da importância de andarmos com sabedoria por meio do entendimento e de conselhos efetivos.