Estudo Complementar

Esta seção do site é destinada para professores da Escola Bíblica Sabática, mas qualquer pessoa que deseja estudar mais sobre a lição da semana é bem vindo!

Jonas 1:1-3:

1 E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

1. Autoria e Data

Ao se iniciar um estudo sobre o livro de Jonas, com toda certeza uma das questões mais difíceis, de todas as perguntas relacionadas ao seu conteúdo, é aquela que indaga sobre sua autoria. Esta é uma pergunta realmente difícil, pelo simples fato de que ninguém é capaz de apresentar uma resposta totalmente definitiva. A leitura dos mais variados comentários bíblicos simplesmente nos coloca diante de uma profunda incapacidade quanto a se fazerem asseverações dogmáticas a respeito da identidade do autor.1

Mateus 26:6-13:

6 E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, 7 Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa. 8 E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício? 9 Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres. 10 Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo. 11 Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. 12 Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. 13 Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.

A história de Mateus é quase idêntica à de Marcos 14:3-9. O paralelo em João 12:1-8 é notável e, apesar das diferenças, deve ser reconhecido como descrevendo o mesmo incidente. Uma história semelhante é narrada em Lucas 7:36-50, onde uma mulher unje os pés de Jesus, na casa de um homem chamado Simão, o Fariseu. Entretanto, alguns comentaristas afirmam que esta história é diferente demais para ser identificada com a narrativa de Marcos. Naquele caso, a mulher é identificada como "uma pecadora", e a unção foi um sinal de gratidão pelo perdão.1

Mateus 17:1-13:

1SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. 7 E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. 8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus. 9 E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. 10 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? 11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; 12 Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. 13 Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.

INTRODUÇÃO: Depois do grande momento de Cesaréia de Filipe seguiu a grande hora do monte da Transfiguração. Cesaréia de Filipe marca uma virada decisiva no ministério de Jesus. Incompreendido e abandonado pelo povo, rejeitado e acossado pelas autoridades, Jesus afasta-se do contato com as multidões e dedica-se à instrução do pequeno grupo de discípulos que continuam ao seu lado. A história que vamos contemplar é situada pelos três evangelhos sinóticos (Mt. 17:1-13; Mc. 9:2-8; Lc. 9:28-36) no começo da segunda fase do ministério de Jesus, imediatamente depois da confissão de Pedro, do primeiro anúncio da paixão e das condições para seguir a Jesus.1