2 Tessalonicenses 3:10-12:

10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.

Nessa passagem, o apóstolo Paulo apresenta uma solução a um problema enfrentado pela igreja em Tessalônica, pois alguns, pensando que o Senhor estava voltando, deixaram de trabalhar e haviam se tornado um peso para a comunidade.  No tempo em que estavam ociosos, faziam coisas desagradáveis, que os afastavam do convívio da igreja e da presença de Deus. O famoso texto “quem não trabalhar, não coma” pode ser encarado como uma declaração bíblica sobre o valor intrínseco da instituição do trabalho. Neste grande contexto, faz sentido a palavra de Paulo: trabalhar é um mandamento divino. Lembremo-nos que Jesus afirmou: “Meu Pai trabalha até hoje. E eu trabalho também” (João 5:17).
Permaneçamos, pois, firmes diante dos propósitos de Deus, buscando na unidade e na comunhão forças para sermos servos obedientes e zelosos, como bons mordomos e obreiros no trabalho em prol do reino de Deus, anunciando as maravilhas do Senhor (Mateus 28:19-20).

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia do trabalho
Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 2...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...