Explanação

Moisés testemunhou os milagres do êxodo e do deserto. Ele havia estado na presença de Deus de uma maneira que nenhum outro humano jamais experimentou. Falou com Deus como falamos uns com os outros. Ele havia estado diante do Senhor e implorado por misericórdia para com seu povo. Colheu os benefícios de sua fidelidade a Deus e as duras consequências da desobediência. Moisés conhecia a Deus.

 

Neste capítulo, ele apela ao seu povo para retornarem ao Senhor e obedecerem. Suas palavras são cheias de compaixão e preocupação por uma geração que deveria investir em algo completamente novo. Ele falou do possível futuro deles e como escolhas erradas poderiam separá-los das bênçãos de Deus. Era tempo de decisão para o povo de Deus. A quem serviriam?

Exploração

Os israelitas normalmente eram péssimos tomadores de decisão. Moisés ofereceu um sábio conselho: arrepender-se e retornar ao Senhor. Ele expôs os prós e contras de maneira direta. Não havia jogo de adivinhação.

Retornar ao Senhor traria unidade. Deus os traria à terra deles. Eles prosperariam e multiplicariam. Deus circuncidaria seus corações, para que eles o amassem e servissem. Deus faz a pior parte de remover os pedaços sujos, mundanos do nosso coração para que nos concentremos em amá-lo. Quanto mais focarmos nele, mais facilmente Ele poderá remover o que não é necessário. Somente quando nos apoiamos nas coisas do mundo que é doloroso deixá-las partir.

Os versículos 11-14 eram de encorajamento, e ainda são. As ordens de Deus não são difíceis demais! Não temos de ser sobrenaturais, saltar sobre arcos ou andar em cordas bambas. Podemos seguir suas ordens porque suas leis estão escritas em nosso coração. Deus nos criou e tem colocado esse desejo de conhecê-lo e servi-lo dentro de nós. Não é algo além de nossa capacidade. Quando o amamos inteiramente, não há como não o honrarmos através de nossa obediência à sua vontade.

Encorajamento

Moisés disse: “Escolhei a vida”. Josué colocou a mesma decisão diante deles em Josué 24 Ele falou por si mesmo e sua família que eles serviriam ao Senhor. A complacência pode levar à perda da geração seguinte. Da mesma maneira, o conhecimento de Cristo pode se perder em uma geração. Como é bonito ler as declarações de fé destes homens. Eles amaram o Senhor com todo o seu ser e queriam que outros experimentassem isso.

Nossa esperança de vida não é terrena. Deus nos oferece a eternidade consigo. O relacionamento com o Senhor na terra é um vislumbre do relacionamento com Ele no céu. Enquanto cultivamos nosso relacionamento com Deus, nossa fé torna-se contagiosa para nossos pais, fi lhos, vizinhos, amigos e estranhos. Tudo começa com obediência pela fé. É mudança para a vida eterna.

O crescimento a partir daí exige um pouco de jardinagem no coração. Embora as mesmas “ervas” variem de coração para coração, raízes assentadas profundamente deixam muito pouco espaço para o Deus amoroso. O Senhor tem muito a capinar e a podar. Ele poderia simplesmente arrancar tudo fora de uma só vez, mas gentilmente cava em volta de cada erva, levando todas as raízes no processo. Tenho aprendido que é sempre mais fácil ser podado e capinado quando reconheço que Deus está defi nitivamente no controle. Deus vai fazer o que precisar a fi m de cumprir sua vontade. Temos liberdade de escolha, mas o Senhor usa nossas escolhas de vida para fazer brotar sua vontade (Romanos 8:28).

Meu caçula, Joey, tem 20 meses de idade e seu desejo por independência cresce mais rápido que sua habilidade de manuseá-la. Ele adora correr à minha frente naquelas raras ocasiões em que permito que saia do andador. Em uma caminhada recente, notei que ele se sente perfeitamente seguro correndo à minha frente até que algo perigoso, como um carro ou um cachorro aproxime-se. Às vezes apenas um barulho o traz para mim, apressando-se em se agarrar em minhas pernas. Não fazemos o mesmo com Deus?

Frequentemente corremos à frente com nossas próprias esperanças e planos, sabendo que Deus está vendo. Mas algo assustador aparece empatando nosso caminho, como uma transferência de emprego, desastre fi nanceiro ou a morte repentina de alguém amado, então corremos o mais rápido que podemos de volta ao Pai, para sua proteção e provisão.

Amo meu filho Joey, e queria que ele caminhasse segurando minha mão o tempo todo. Ainda que nunca fique fora da minha vista, sei que ele está mais seguro segurando minha mão. Estamos mais seguros quando andamos de mãos dadas com o Senhor! Ele sabe aonde vamos e pode ver esses “perigos” vindo antes que nós os enxerguemos. Se já estamos em constante comunhão com Ele, as coisas inesperadas da vida terão maiores probabilidades de nos impactar com uma perspectiva divina.

Ganha-se esta perspectiva divina andando com Ele em nossas atividades diárias. Salmos 37:4 nos diz para nos deleitarmos no Senhor e Ele nos concederá os desejos de nosso coração. Se seus desejos são puramente para ganhos terrenos, talvez você deva avaliar sua proximidade ao doador do Desejo. Ao contrário da crença popular, Deus não promete prosperidade simplesmente porque você a requisita. Seu desejo não é por prazeres mundanos, mas para a construção de seu reino através de você. Sim, Ele proverá cada uma das suas necessidades, e lhe sustentará. Seja grato pelos confortos que Ele tem provido e lembre-se de que você tem ao Senhor para agradecer por tudo o que possui.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...