Você está vivendo no centro da perfeita vontade de Deus? Você já alcançou um nível de maturidade e obediência à Palavra de Deus que Ele deseja que você tenha? A verdade sobre este assunto é que todos nós temos muito ainda a crescer! Temos medo de sacrifi car tudo pela causa de Cristo? Estamos preocupados que Deus vá pedir além daquilo que podemos dar? Vamos ver o que Deus disse a Ezequiel sobre mergulhar nas profundas águas espirituais do Espírito da vida.

 

O rio da água da vida, vindo do trono de Deus representa a obra do Espírito Santo em nossa vida. Muitos ouvem o Evangelho e veem o que o Espírito Santo está fazendo na vida de outros, todavia isto é o máximo que eles conseguem!

Ezequiel viu as águas, porém não podia entrar nelas sozinho. Deus então o levou para as águas. Nós não podemos entrar no Reino de Deus ou experimentar o Espírito Santo em nossa vida, a não ser que trilhemos o caminho de Deus. Todo pecador responde ao Espírito ao ouvir o Evangelho, seja com arrependimento ou rejeição. Aos que respondem com arrependimento, Deus os salva. Então se inicia a jornada através da vida com Ele.

Compromisso de profundidade “altura do tornozelo”

Neste ponto da nossa caminhada com o Senhor ainda nos comportamos da forma como queremos. Este passo não é tão assustador porque muito do nosso corpo ainda está acima da água. Há pouca resistência aos nossos passos, ainda não aprendemos a identifi car claramente a voz de Deus, gentilmente nos guiando a uma relação mais profunda com Ele. Os que estão nesta profundidade de comprometimento com o Senhor ainda não perceberam a importância de ser fielmente comprometido com Deus. À medida que aprendemos a confi ar nele, Ele começa a nos levar para uma caminhada mais profunda.

Compromisso de profundidade “altura do joelho”

Servir a Deus em águas na altura dos joelhos signifi ca que temos que trabalhar duro um pouco mais, estudar mais, fazer mais que a maioria das outras pessoas. Andar com a água na altura dos joelhos é um pouco mais difícil e há um monte de coisas que podem fazer você tropeçar. Porém é neste ponto que começamos a caminhar no temor do Senhor. Deus vai começar um processo de fortalecimento e você vai construir uma fé sólida nele. Este é o lugar que aponta para compromissos além das atividades do sábado pela manhã.

Compromisso de profundidade “altura da cintura”

Agora a caminhada fica mais dura. As exigências de tempo e energia para Deus começam a confrontar com sua agenda já ocupada. Você pode ser chamado à liderança no corpo de Cristo. Neste estágio você precisará dedicar mais tempo à leitura bíblica, ao estudo e à oração, você se tornará uma parte crucial do corpo ao qual Deus lhe colocou.

Você pode ter certeza que à medida que se aprofunda em seu comprometimento com o Senhor, enfrentará oposição. À medida que o Espírito Santo o conduz a uma caminhada mais profunda de intimidade com Deus, haverá obstáculos em seu caminho. Pessoas poderão dizer que você é um tolo por ser tão radical com seu compromisso com Deus. Sempre haverá aqueles que se comprometeram num nível bem raso, e até mesmo aqueles que nem colocaram seus pés nas águas. Estes são aqueles que tentarão desencorajar os que procuram um relacionamento mais profundo com Deus.

Comprometidos até o pescoço!

Quando você entrar no compromisso mais profundo com Deus, mesmo que os planos pareçam assustadores, você aprenderá a depender da liderança do Espírito Santo e da provisão de Deus mais do que nunca, porque saberá que não conseguirá fazer o que Ele o chamou a fazer se depender de seus próprios recursos. Quando estiver nessa profundidade, você terá ido além de suas capacidades humanas.

Ezequiel havia se afastado tanto da margem que não conseguia mais voltar. À medida que o rio fl uiu, Ezequiel o seguiu. O curso foi tão forte e o volume tão grande que o profeta estava com água até a cabeça. Todavia Deus o conduzia e não havia risco dele se afogar. Deus estava no controle da água da vida e da vida do profeta. Da mesma forma acontece conosco.

Você gostaria de nadar?

Infelizmente muitas pessoas provavelmente nunca experimentarão a alegria, plenitude, confi ança e amor por Deus que vem deste tipo de comprometimento por causa do apego delas à terra fi rme. Elas se recusam a deixar a zona de conforto e mergulhar por completo no comprometimento com Deus. Elas se recusam a crescer para além daquilo que podem ver. A fé delas jamais foi exercitada a ponto de sentirem a paz completa de Deus, não importa o que o mundo jogue contra elas. Minha igreja ouve de mim o tempo todo: Deus quer que deixemos nossa zona de conforto!

A verdadeira maturidade espiritual vem quando damos o máximo de nós mesmos e percebemos o quão grande Deus realmente é! Eu creio que foi assim que Stuart Hine compôs o famoso hino “Grandioso és tu!” . É quando reconhecemos que nunca poderíamos fazer o que Deus nos pediu, ou vencer tribulações e lutas em nossa caminhada, por nossas próprias forças. Esta vida não é para aqueles que se comprometem apenas até o tornozelo, porque eles nunca terão a visão daquilo que Deus espera que façam. Eles nunca terão confiança e fé em Deus para realizar aquilo que parece impossível. Eles sentar-se-ão confortavelmente em seus bancos e murmurarão que a igreja não está crescendo, ou porque não estão sentindo a presença de Deus no culto, e concluirão que isto só pode ser culpa do pastor. Para os que se comprometem com Deus apenas até o tornozelo, a culpa é sempre dos outros.

Este tipo de vida também não é para aqueles que se comprometem com a obra de Deus até a altura dos joelhos. Eles podem até sentir que Deus deseja realizar algo grandioso na vida deles. Porém nunca experimentarão o real poder que é conferido àqueles que se rendem completamente à vontade de Deus. Caminhar no rio de Deus com a água na altura do tornozelo requer um esforço mínimo. A força da água contra seus passos é mínima e você consegue facilmente entrar ou sair à vontade. Também é fácil para alguma força externa, como uma rajada de vento de tribulação ou um “amigo”, tirá-lo da água. Uma vez que a maioria das pessoas assume compromisso com Cristo até o tornozelo apenas, você pode ver por que tantos vivem vidas rasas e são facilmente arrastadas por qualquer “vento de doutrina” que sopra em seu caminho.

Caminhar no rio de Deus com a água pelos joelhos apenas requer um pouco mais de esforço e um comprometimento um pouco maior. Todavia, ainda continua sendo fácil ser tirado da água pelas mesmas circunstâncias daqueles que estão comprometidos apenas até o tornozelo.

Conclusão

Qualquer obra realizada para o Senhor só obterá grandes resultados, somente depois que alguém mergulha na profundidade de um relacionamento com Deus e assume um compromisso verdadeiro de fazer o que for preciso, enquanto se submete a direção do Espírito Santo.

A quantas anda você? Ainda está em águas rasas? O que fará com seu comprometimento com o Senhor? Você entregará tudo para mergulhar de cabeça na vontade de Deus?

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...