Explanação

Você tem muitas perguntas sobre Jesus? Uma pergunta que tenho pensado ultimamente, enquanto escrevo esta série de lições, é a seguinte: Quantos papéis pode um homem desempenhar? Quando estudamos o livro de Hebreus, vimos Jesus como o Filho de Deus, o intercessor, o redentor, o líder e o eterno. Nos evangelhos, o vimos como mestre, curador e servo. Hoje o texto de Mateus 16 retrata Jesus como o Messias, o Cristo. Iremos terminar este trimestre com cinco semanas de estudo no livro de Tiago, onde encontraremos outra série de imagens de Jesus. Mais uma vez, pergunto: Quantos papéis pode um homem desempenhar? Quantas faces podem ter um homem? Esta é uma pergunta interessante, mas não é a única em minha mente.

A passagem bíblica de hoje despertam algumas outras perguntas interessantes. Primeiramente, notamos no verso 13 que Jesus chama a si mesmo de “Filho do Homem”. Por que Ele escolheu descrever-se desta forma? Este título aparentemente vem do livro de Daniel 7:13-14, “Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.” (NVI, grifo nosso). Ao intitular-se como o Filho do Homem, Jesus estava afirmando ser o divino Filho de Deus.

Outra questão se levanta no verso 18 de nosso texto de estudo. Quando Jesus disse “... sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (NVI), a qual pedra estava Ele se referindo? Alguns advogam que estaria se referindo a Pedro, o apóstolo, sobre qual Cristo edificaria sua igreja. Outros defendem que Jesus não estava se referindo a Pedro, mas a confissão feita pelo apóstolo de que Jesus era o Messias. Em outras palavras, nosso Senhor construiria sua igreja sobre a fé de seus membros. E por fim, há alguns que argumentam que Jesus estava usando um jogo de palavras para referir-se a si próprio: Ele construiria sua igreja sobre o fundamento da obra salvífica que fez por nós na cruz do Calvário. Qual é o seu entendimento sobre este assunto? Você sabe de qual “rocha” Jesus estava falando?

A próxima sentença de Cristo (verso 19) suscita outras perguntas interessantes. De quais chaves do Reino dos céus Ele estava falando? Por que elas foram dadas a Pedro (ou aos apóstolos)? Estas chaves representam a autoridade dada aos apóstolos para levarem a obra de Deus avante, através da igreja? Ou, elas representam a capacidade ou autoridade para proclamar a alguém o perdão de seus pecados? Ou talvez essas chaves representem os cristãos que têm a oportunidade de compartilhar o Evangelho com outras pessoas? O que você pensa acerca disso?

Exploração

À medida que vamos a fundo em nossa passagem escriturística, percebemos outra situação intrigante: Jesus insiste com seus seguidores para não falarem para ninguém que Ele era o Messias (verso 20). Isto naturalmente levanta um questionamento do por que Ele fez isso. Por que tanto segredo? Uma crença comum é que Jesus fizera isso porque seus discípulos ainda não tinham consciência de como sua messianidade seria. Embora eles compreendessem que Jesus era o Messias, a expectativa deles acerca do Messias era radicalmente diferente do que Deus havia traçado para o mesmo. Os discípulos estavam esperando um salvador, dentro dos moldes de um conquistador clássico: alguém que lideraria uma revolta militar contra a ocupação romana e teria uma vitória esmagadora contra os inimigos, utilizando a força física para salvar o seu povo. No entanto, como sabemos através de nosso estudo das Escrituras, o plano de Deus era que o Messias fosse um líder humilde e aos olhos do mundo malogrado, em vez de um líder militar vitorioso. A “derrota” de Jesus levaria à pena capital, mas a sua morte, então, o conduziria à ressurreição e à derradeira vitória sobre o reino de Satanás. O Messias de Deus não veio para salvar as pessoas de tiranos mundanos, mas para salvar-nos da tirania espiritual. Seu mecanismo, portanto, não foi o mecanismo clássico deste mundo de vitória através da morte de outros. O dispositivo utilizado por Ele foi a vitória através da sua própria morte.

Que os discípulos estavam alheios a este plano divino é claramente visto na reação Pedro à predição feita por Jesus de sua morte iminente (versos 21-22). Pedro contestou, porque a ideia de um Messias sofredor ia contra tudo o que ele cresceu ouvindo e acreditando acerca do Messias. O versículo 23 destaca ainda o enorme abismo entre o pensamento de Pedro e o de Deus: Jesus disse que Pedro não tinha em mente as coisas de Deus, mas sim de homens.

Encorajamento

Muito frequentemente penso se eu, a exemplo do apóstolo, tenho em mente coisas de homens, e não de Deus. Às vezes, por exemplo, me distraio com a necessidade de ter todas as minhas perguntas respondidas, mesmo sabendo que isto não acontecerá neste mundo. O texto bíblico de hoje, relembra-me que a questão mais importante da vida nem mesmo é uma das perguntas por mim formuladas. Essa é aquela feita por Jesus aos seus discípulos no verso 15: “ ‘E vocês?’, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou?’” (NVI)

Esta é a questão mais importante na vida, porque nossa resposta determina não apenas a estrada que trilharemos neste mundo, mas também nosso destino final na eternidade. Portanto, faremos bem em estarmos certos de nossa resposta a esta tão importante pergunta. Graças a Deus, podemos estar certos: Jesus é o Filho de Deus, o Cristo (Messias), aquele que morreu por nossos pecados, o único que pode garantir nossa segurança eterna. Por causa disso podemos estar seguros de nossa resposta.

Foi quando tinha dezenove anos que eu enfrentei a pergunta “quem é Jesus para você?”. Agradeço a Deus por ter usado pessoas para me questionarem sobre tão importante assunto. Adicionalmente, da mesma forma que Deus revelou a resposta ao apóstolo Pedro (verso 17), Ele também o fez comigo.

A maioria de vocês que está lendo minhas palavras neste momento já respondeu a tal questão. Aliás, é por essa razão que você está lendo meus escritos. É por isso também que você reconhece a importância de seu relacionamento com Deus através de Jesus Cristo, sendo assim, estudar a Palavra de Deus é uma prioridade a você.

Porém, talvez você nunca tenha respondido a pergunta “Quem é Jesus para você?”. Talvez você nunca tenha sido questionado. Minha oração é que você não apenas veja a Jesus como o meu Salvador, mas sim como o seu Salvador. A Bíblia ensina que Jesus morreu pelos pecados do mundo inteiro. Ninguém está excluído desta bênção.

Em nossas tentativas de compartilhar nossa fé com aqueles que ainda não conhecem a Jesus, temos lhes feito esta pergunta? Jesus é nosso modelo: Ele fez esta pergunta às pessoas que amava. As pessoas não podem responder a uma pergunta que não lhes foi questionada. Somos ricamente abençoados, pois podemos questionar as pessoas com uma pergunta que tem o poder de mudar o destino eterno delas. Que privilégio! Que alegria! Que responsabilidade!

Eu encorajo você a perguntar para alguém hoje: “Quem é Jesus para você?”.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...