Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

Miquéias 7:18 

INTRODUÇÃO


   Na lição de hoje falaremos sobre o profeta Miquéias e sua mensagem.
   A mensagem do profeta se faz extremamente oportuna. Embora tenha sido um recado dado a milhares de anos, ela é pertinente no cenário mundial da atualidade.
   Miquéias entregou com coragem o recado de Deus ao seu povo, mais especificamente às suas lideranças. Também mostrou a misericórdia de Deus em uma mensagem de esperança sobre um reinado justo e perfeito, diferente daquele que viviam naquele momento.


O PROFETA E SEU CONTEXTO


   O nome “Miquéias” era um nome muito comum em Israel, porém seu significado em hebraico é “Quem é como
Yahweh?”
45 Seu nome carrega uma importante declaração; a de que o nosso Deus está acima de qualquer comparação.
   Na verdade o nome de Miquéias faz uma constante indagação exclamativa à nação que por muitas vezes o abandona para flertar com muitas divindades pagãs
.
   Miquéias era de uma pequena cidade rural chamada Moresete-Gate (Miquéias 1:1-14) na fronteira com os filisteus, perto de Gate (em torno de 48 km a sudoeste de Jerusalém)
.
   Miquéias foi um mensageiro do Senhor, sua missão foi realizada no final do século VIII antes de Cristo
48, foi um
jovem contemporâneo de Isaías, de Oséias, e de Amós
, ele denunciou os pecados de injustiça social com a mesma
energia que Amós, porém possuía o mesmo coração amoroso de Oséias
50. Seu ministério aconteceu na época dos reis Jotão, Acaz e Ezequias em Judá, porém, ele desenvolve seu ministério no interior e não na capital51 e dos reis Pecaías, Peca e Oséias, em Israel. O profeta revolucionou a sua vida quando recebeu as visões de Deus, tomando a partir daí conhecimento a respeito do futuro de sua nação e da mensagem que deveria entregar a ela. Podemos observar que o profeta era de uma origem humilde, sua cidade não era importante nem política, nem economicamente; o profeta não vivia em nenhum centro urbano e era um homem simples. Tudo isso deixa claro que Deus não precisa de nenhuma grande figura para cumprir o seu chamado, nem fazer a sua obra. Não temos referências acerca de seu chamado, mas notamos a convicção do profeta através de sua declaração: “Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de justiça e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado(Miquéias 3:8).

 

   Deus não precisa de nenhuma grande figura para fazer Sua obra. Miqueias era um homem simples de uma região
sem muita importância, mas foi um grande profeta e trouxe uma mensagem revolucionária que até hoje permanece atual.

 

A MENSAGEM DO PROFETA


   As fortes pressões dos assírios marcam o tempo do profeta Miquéias, pois os assírios invadiam várias nações, sendo incluídas Israel e Judá.
   As nações do povo de Deus estavam literalmente à beira de um colapso, mas não era somente pelas investidas dos exércitos inimigos, povo excessivamente sanguinário, mas também por inúmeros problemas sociais que sofriam prioritariamente por não cumprirem a Lei do Senhor e por seus cultos prestados a Deus não serem sinceros e reverentes
.
   O profeta Miquéias age ousadamente contra as nações de Judá e Israel, batendo duramente contra uma religiosidade sem vida, ele denuncia os pecados de ingratidão a Deus, hipocrisia religiosa, desonestidade, idolatria e anuncia o castigo certo
. Os escritos do profeta abordam temas importantíssimos como o julgamento e a esperança.
   Houve notáveis semelhanças entra as profecias de Miquéias e seu contemporâneo, o profeta Isaías, veja:

  1. Ambos profetizaram a iminente invasão da Assíria sobre Judá (Isaías 10:1-4 / Miquéias 5:5)
  2. Ambos falaram do livramento de Judá, dizendo que a Assíria não prevaleceria (Isaías 37:33-35 / Miquéias 5:6)
  3. Ambos enfatizaram a inutilidade de uma religião meramente ritual e mostraram o tipo de conduta religiosa que Deus, o Senhor, esperava de seu povo (Isaías 1:11-18; 29:13; 58:1-14 / Miquéias 3:8; 6:6-8)
  4. Ambos profetizaram a vinda do Messias: Isaias seu nascimento virginal (Isaías 7:14) e Miquéias, o local de seu nascimento56 (Miquéias 5:2).
  5. Ambos profetizaram o livramento final de Judá, precedido
    por um arrependimento da nação (citar versículos de
    referência)
    .

   Os temas da mensagem de Miquéias eram concentrados em um juízo presente, mas benção futura. Esse juízo
acontecendo no presente é resultado da infidelidade em relação à aliança do Senhor, em contra partida a benção que será alcançada no futuro, deve-se à fidelidade e amor imutável de Deus.
   Sua mensagem é clara, tem como declaração que o Senhor
Yahweh, é um juiz justo, bondoso e benigno perdoador. Podemos dizer que o profeta tenha pregado 3 mensagens:

  • A primeira, uma mensagem de juízo: As profecias do livro de Miquéias são dirigidas especialmente às capitais que exercem forte influência em toda a nação. O profeta nesse momento da mensagem ergue a voz contra o pecado de Jerusalém e Samaria, anuncia um juízo que está prestes a chegar, tudo causado pela violência, a injustiça social e uma falsa religiosidade. Denuncia fortemente a opressão imposta aos pobres pelos ricos e fala contra os sacerdotes que se vendiam por dinheiro.
  • A segunda, um apelo ao arrependimento: ele não apenas denuncia o pecado, mas também chama o povo ao arrependimento. O profeta enfatiza que a saída para a nação não era fazer “vistas grossas” ao pecado, muito
    menos se aliançar a políticos para protegerem a si mesmos, mas sim, voltarem-se para Deus, o Senhor em um
    arrependimento genuíno. O maior problema do povo não era a ameaça inimiga, mas a ausência e o distanciamento do Deus Vivo.
  • A terceira, anúncio da Promessa de restauração: onde existe arrependimento, há também restauração. A misericórdia de Deus prevalece sobre sua ira. A mensagem mais forte de toda escritura é que a graça é maior que o nosso pecado. O profeta mostrou que Deus perdoa a iniquidade e lança todo e qualquer pecado de seu povo nas profundezas. Em suma:

   Miquéias lamenta a traição, a violência e a sede de sangue então reinantes. Promete que haverá castigo, porém encerra seu livro com uma visão do futuro, quando Deus reinará com seu povo e as promessas feitas a Abraão serão, enfim, plenamente cumpridas.


   Miquéias olha para o futuro e tem o vislumbre do Messias, um reino implantado não pela força da espada, mas unicamente pelo poder da cruz, uma chegada gloriosa do Cordeiro e a Igreja vitoriosa.

 

   O profeta Miquéias age ousadamente contra as nações de Judá e Israel, batendo duramente contra uma religiosidade sem vida, ele denuncia os pecados de ingratidão a Deus, hipocrisia religiosa, desonestidade, idolatria e anuncia o castigo certo.

 

O PROFETA E O NOVO TESTAMENTO 


   A mensagem essencial da Bíblia ainda é a mesma, quer estejamos lendo sobre o patriarca Abraão, o apóstolo Paulo, a juíza Débora ou Maria, a mãe de Jesus. Como um holofote, as Escrituras revelam a mancha do pecado em nossa vida. A Bíblia, porém, não nos deixa simplesmente expostos às nossas mazelas, mas nos oferece uma maneira de ficarmos limpos. Até Miquéias, um profeta que passou a maior parte de seu tempo advertindo os israelitas acerca do juízo que viria, falou da salvação de Deus.

   A mensagem de Miquéias é oportuna e extremamente essencial, como se ele estivesse profetizando para nossa era, a atual corrupção do homem, dentro e fora da igreja. Ele faz de sua mensagem um alerta vermelho, pois os tempos mudaram, mas os pecados continuam os mesmos e o padrão de Deus não sofreu nenhuma variação.

 

   Como um holofote, as Escrituras revelam a mancha do pecado em nossa vida. A Bíblia, porém, não nos deixa simplesmente expostos às nossas mazelas, mas nos oferece uma maneira de ficarmos limpos.

 

CONCLUSÃO


   O livro do profeta Miquéias retrata o zelo de Deus pelo Seu povo, apesar de todos os seus pecados. Sendo o Senhor justo, aplica o juízo , mas entrega uma mensagem de esperança para o futuro. Esse livro é o retrato do juízo e da misericórdia de Deus revelando-se simultaneamente. O castigo de Deus seria aplicado no presente e sua misericórdia, sua benção para o futuro, num reino eterno e perfeito. O que Ele pede de nós é; humildade e adoração verdadeira, em contra partida Seu amor e misericórdia estão sempre disponíveis a cada um de nós. A lição de hoje é um convite a uma verdadeira reconciliação com o Pai, enquanto há tempo. Abandonar o pecado, e o que ele pode oferecer, pelo amor eterno, restaurador e generoso de Yahweh.


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE


1. O que significa o nome do profeta Miquéias?
R.


2. Você concorda com a autora da lição quando ela considera a mensagem do profeta atual? Explique.
R.


3. A lição dividiu a mensagem do profeta em três etapas. Identifique-as.
R.



Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...