E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor.

Oséias 2:16 

INTRODUÇÃO


   Nessa lição falaremos sobre o profeta Oseias que fez denúncias, tais como: o adultério, a infidelidade, a prostituição, a corrupção, a idolatria, o orgulho e a apostasia contra Israel que sempre existiram e que com certeza devem ser combatidas, podemos dizer que esse combate é atual. O profeta deixa claro que por conta desses pecados Israel veria a sua ruína total.


O PROFETA E SEU CONTEXTO


   Filho de Beeri (Os 1:1), seu nome significa em hebraico “Judá” ou “salvação”. Ele profetizou nos dias de Uzias (790-739 a.C), Jotão (750-731 a.C.), Acaz (735-715 a. C.) e Ezequias (729-686 a.C), todos reis de Judá, e no reinado de Jeroboão II, rei de Israel (793-753 a.C.) pode-se dizer que seu ministério público se estendeu num espaço, no mínimo, de 755 a 715 a.C.

   Com isso, Oseias se torna contemporâneo de Isaías (739-680 a.C.), de Amós (765-755 a. C.) e de Miquéias (735-700 a.C.). A mensagem do profeta Oséias é primeiramente dirigida ao Reino do Norte, Israel6, mas teve ocasionais referências a Judá.
   O profeta Oséias pertencia ao Reino do Norte, Israel. Cerca de 200 anos antes do profeta Oséias, o reino foi dividido e as 10 tribos do norte se estabeleceram como um reino independente. A marca mais forte desse reino foi ter um bezerro de ouro como seu deus nacional e oficial. Durante esse período de 200 anos acima citado, Deus envia vários profetas, tais como: Elias, Eliseu, Jonas e Amós, até que o Senhor envia Oséias. O profeta testemunhou uma desordem sem tamanho e uma total degradação do seu povo. Mas Oséias lutou incansavelmente para deixar claro para todos os israelitas o amor que ainda existia por eles da parte de Deus
.

 

   A marca mais forte do Reino do Norte foi fazer um bezerro de ouro como seu deus. o profeta Oseias testemunhou uma desordem sem tamanho e uma total degradação do seu povo.

 

A MENSAGEM DO PROFETA


   O livro do profeta Oséias é o primeiro livro na lista dos profetas menores e também é o livro mais extenso dos doze. David Hubbard considera o livro de Oséias o mais completo teologicamente falando, pois trata sobre grandes temas proféticos como, por exemplo: da aliança, do julgamento e da esperança.
   Seu ministério perdurou por décadas e sua mensagem foi entregue num tempo de maior prosperidade financeira em Israel, mas em contrapartida em um momento de profunda decadência espiritual. Sua missão era e assim o fez, abordar de forma esclarecedora o amor perseverante de Deus. Tal mensagem foi destinada a um povo rebelde e obstinado. Por isso concordo com Myer Pearlman quando ele diz que o livro do profeta Oséias é uma exortação severa ao arrependimento. 
Tal exortação foi dirigida às 10 tribos de Israel durante décadas antes do seu cativeiro (talvez 40 ou 50 anos antes) suas autoridades (reis e sacerdotes) eram perversas, assassinos, libertinos e idólatras. Seus sacerdotes desviavam o povo do culto ao Senhor. O governo se aliava a nações como o Egito e a Assíria. Na maioria do tempo o povo vivia como os cananeus, numa segurança descuidada e recorriam a Deus em tempos de perigo através de um arrependimento fingido, quando na verdade, Deus e suas Leis (Palavra) eram esquecidos9.
   Russell Norman Champlin divide o tema do livro do profeta em quatro, sendo:

1. A idolatria de Israel.
2. Sua iniquidade.
3. Seu cativeiro.
4. Sua restauração.

   O profeta retrata Israel como uma esposa adúltera de Yahweh, que seria colocada fora em breve, mas que seria purificada e restaurada. Oséias foi o primeiro profeta da graça e o primeiro evangelista de Israel. Ele foi chamado de profeta do amor, pois seu livro manifesta um profundo amor de Deus pela nação de Israel, que não o corresponde. Oseias retrata Deus como um marido traído que luta para reatar Seu casamento, com Sua esposa que se tornara uma prostituta.
   Nenhum outro profeta teve sua vida pessoal tão exposta como o profeta Oséias, pois nisso reside a mensagem de Deus ao seu povo. Os nomes de seus filhos eram profecias, tanto para Israel e Judá como para uma nação novamente unificada e restaurada
. Pois, sua vida (ou por assim dizer “tragédia doméstica”) estava o preparando para que ele pudesse entender e interpretar o imutável amor de Deus.
   “Quando, pela primeira vez, o Senhor falou por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: — Vá e case com uma prostituta, e tenha com ela filhos de uma prostituta. Porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.” (Os 1:2)
   Depois de Deus ordenar a Oséias para se casar, vem a justificativa: esse casamento é uma comparação com o estado espiritual da nação de Israel. As 10 tribos do Norte, sempre estiveram envolvidas numa “apostasia generalizada”, por isso nessa alegoria, a idolatria é comparada ao adultério e à prostituição. Sua vida conjugal serviria para que Oseias entendesse o paradoxo da grande maldade do povo e o enorme amor de Yahweh. Isso se daria através da experiência do profeta com sua esposa infiel14. Sua esposa é chamada de Gômer, ela era filha de Diblaim e era prostituta. Embora o profeta tenha tirado Gômer de um prostíbulo, rapidamente retrocede em busca de muitos amantes. Oséias a deixou, mas recebeu a ordem de Deus para comprá-la de volta, o preço era o que normalmente era pago por um escravo (Os 1:2,3; 3:1-3).
   Não foi somente o casamento do profeta que foi uma ilustração daquilo que ele anunciava, como também os nomes de seus filhos proclamavam suas principais mensagens. Gômer teve filhos que receberam nomes simbólicos.
   Jezreel Porque em breve Deus puniria a casa de Jeú. (Os 1:4,5)
   Lo-Ruama Porque Deus não mostraria mais seu amor por Israel. (Os 1:6)
   Lo-Ami Porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus. (Os 1:9)15
   Jezreel (Os 1:4,5), seu primogênito, recebeu o nome da cidade onde Jeú praticou uma brutalidade sangrenta (2 Rs 10:1-10). O vale de Jezreel era o antigo campo de batalha onde o reino estava prestes a entrar em um grande colapso. Quando Oséias dá ao filho o nome de Jezreel, ele estava declarando tanto ao rei quanto à nação: “Chegou a hora da retribuição e do castigo”.
   Lo-Ruama (Os 1:6) o nome dessa filha significa “não amada”. A mensagem era de que o amor misericordioso de Deus por sua nação havia chegado ao fim. O nome da filha de Gômer era um presságio à nação de Israel de que a sua infidelidade desmedida havia chegado a um limite máximo. A ira de Deus havia se acendido, pois seu povo estava seguindo outros deuses, por isso o Senhor decide reter seu perdão ao povo. Lo-Ruama representa esse momento dos “sentimentos” de Deus.
   Lo-Ami (Os 1:9) essa era a terceira criança, seu nome significava “não meu povo”16. Aqui a aliança de Deus é rompida. Aqui o Senhor estava declarando que o juízo viria e seria sem compaixão, porque Israel não era mais o povo de Deus.

   Nenhum outo profeta teve sua vida tão exposta como o profeta Oseias. Pois nisso reside a mensagem de Deus ao Seu povo. Sua vida conjugal serviria para que Oseias entendesse paradoxo da grande maldade do povo e enorme amor de Yahweh por Seu povo.

 

DEUS PROCLAMA A RESTAURAÇÃO


   Oseias passa de modo repentino da tragédia para a promessa. Em meio ao julgamento do povo, o Senhor se levanta e se lembra da misericórdia. Em meio à escuridão e ao desespero avista-se o brilho da luz da esperança. Em Sua ira o Deus Soberano, derrama sua misericórdia e faz promessas de restauração.
   O nome de cada filho diante desse novo cenário da vontade de Deus é transformado, passando de um sinal de juízo para um sinal de graça
.
   Mesmo diante da ira de Deus, o profeta Oséias não faz nenhuma proclamação de uma dissolução total da aliança de Deus com Seu povo. Assim como ele foi buscar sua esposa e a trouxe de volta para sua presença, Deus faria o mesmo com Seu povo e isso é um fato, porque a restauração do povo é algo que parte do próprio Deus e não da nação de Israel, pois Deus muda a sorte de seu povo.
   

   Gerard Van Groningen tem razão quando diz que é lavé quem ama sua esposa (1.7; 2.23; 9.15; 11.1-4) e quem se ligou a ela (2.19,20). lavé havia provido para ela um ancestral patriarcal, a saber, Jacó (12.3,4,12); tinha-a libertado do Egito (11.1; 12.9,13; 13.4). Ele fizera um pacto com ela no Sinai (6.7; 8.1). Provera todas as necessidades de sua noiva (2.8; 10.1; 11.3,4; 12.10; 13.5,6). Ele a cortejara quando ela se afastara dele (2.14; 11.8). Ele insistira com ela para retornar e ser-lhe fiel (6.1-3; 14.1,2). Ele prometeu uma restauração e um futuro glorioso (1.10,11; 2.16,20,23; 13.14).

   Outro aspecto fundamental da história do profeta e sua predição é que, a restauração é muito maior que a queda.
A promessa do Soberano não alcançou somente aqueles que eram filhos de Abraão pelos laços de sangue, mas a fé que Abraão demonstrou. Faz parte dos planos de Deus formar um povo muito maior (como os grãos de areia da praia do mar e as estrelas do céu). A restauração do povo de Deus demonstra o triunfo da misericórdia sobre a ira. A desfavorecida, a não amada será chamada agora de amada. A não meu povo, será agora chamada de meu povo
.

 

   Oseias passa de modo repentino da tragédia para a promessa. Em meio ao julgamento do Seu povo o Senhor se
levanta e se lembra da misericórdia.

 

O PROFETA E O NOVO TESTAMENTO


   David Hubbard coloca essa restauração prometida em quatro etapas:


   A primeira etapa é a volta do exílio (Os 11.10,11). A volta foi vista como reunificação e restauração dos dois reinos. A segunda etapa acontece no nascimento de Jesus como o Messias, como cumprimento das promessas feitas a Abraão (Lucas 1:55), a Davi (Lucas 1:32-33) e ao povo por intermédio dos profetas (Mateus 1:23; 2.6). A terceira etapa é a formação da igreja (Romanos 9:25-26; 1Pe 2.10). A última etapa é a volta de Jesus Cristo, quando se dará a plena manifestação do amor soberano e do julgamento perfeito de Deus.


    O profeta prediz um dia onde outras nações também serão chamados de povo de Deus (Os 1:10). O versículo citado pelo apóstolo Paulo enfatizando que o Evangelho seria ampliado (se feito alcançar) a todos os gentios (Romanos 9:25).
   No Novo Testamento o povo de Deus é formado por todo aquele que recebe Jesus, como seu Salvador e aceita a
sua missão, sem distinção ou separação do povo judeu. São simplesmente a Igreja (ekklesia), os chamados para fora. Como o apóstolo Paulo cita em Efésios 2:11-14.
   Citações de Oseias no Novo Testamento:

 

 

    No Novo Testamento o povo de Deus é formado por todo aquele que recebe Jesus, como seu Salvador e aceita a sua missão, sem distinção ou separação do povo judeu.

 

CONCLUSÃO


    O casamento de Oséias e seu relacionamento triste e conturbado com sua esposa Gômer, retrata o relacionamento de Israel com Yahweh. Esse livro tem uma mensagem de castigo e de restauração. O profeta também faz o anúncio da vinda do Messias e o surgimento da Igreja, que alcançou a cada um de nós.


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE


1. Qual o nome da esposa de Oseias e o que seu casamento com ela representava?
R.


2. Quais os nomes dos filhos de Gômer e quais profecias seus nomes carregavam?
R.

 

3. O que o amor de Deus fez com o povo de Israel, mesmo sendo um povo obstinado e rebelde?
R.

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