E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.

Ezequiel 37:6 

INTRODUÇÃO


   Algumas situações parecem tão opressoras que nos levam a cair em desespero. Onde podemos encontrar esperança? A profecia de Ezequiel do vale de ossos secos ilustra vividamente como Deus aviva Seu povo e enche-o com um sopro de vida e esperança.


MENSAGEM DE DEUS A UMA NAÇÃO EM REUÍNA


   Deus libertou seu povo, os israelitas, do cativeiro no Egito. Por aproximadamente quatrocentos anos eles haviam sido escravos no Egito. O Senhor trouxe-os para a Terra Prometida, fez deles uma nação, deu-lhes uma terra e reis, MAS eles se afastaram de Deus e pecaram contra Ele. Então o Senhor permitiu que fossem levados para o cativeiro uma vez mais.
   Nabucodonosor e seu exército babilônico invadiram Israel. Eles reduziram o templo de Salomão a ruínas e levaram muitos dos israelitas cativos para a Babilônia. Esta era a condição de Israel nos tempos do profeta Ezequiel. A nação de Israel estava morta. Porém, Deus deu uma visão a Ezequiel.
   Nos versos um e dois, o profeta foi levado a um vale cheio de ossos secos. Imagine a cena: ossos espalhados por toda a parte, muito brancos e muito secos. Os ossos estavam em todo 
o lugar, espalhadas pelos animais selvagens, por mais longe que os olhos alcançassem, não se via mais nada além de ossos secos. Para Ezequiel, esta foi uma visão da nação de Israel (v. 11). Não havia nenhuma maneira dos israelitas se libertarem do cativeiro babilônico por si mesmos. Eles eram como esses ossos secos em um cemitério: mortos e sem esperança.
   Talvez isso descreva você. Sem esperança, tudo parece estar indo mal. Sua vida está uma bagunça, ou pelo menos não é aquilo que você quer que ela seja. Você se vê em um vale de ossos secos e mortos.
   No verso três, Ezequiel estava olhando para aqueles milhares de ossos secos espalhados por centenas de metros
quadrados e Deus lhe perguntou,
“Podem estes ossos voltarem a viver?”. Como você responderia a esta questão? Quando você olha para a sua situação e tudo o que vê é um vale de ossos secos, você não enxerga muita esperança, não é mesmo? E difícil imaginar todos aqueles ossos mortos e secos tendo vida novamente. Assim também, às vezes, é difícil imaginar nossa situação ficando melhor. É duro de imaginar nossa vida além das circunstâncias presentes.
   A nação de Israel fora levada cativa para a Babilônia e Ezequiel não conseguia ver muita esperança para seu povo. PORÉM, ele respondeu a pergunta do verso três.
“Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. Ezequiel respondeu que Deus estava no controle daquela situação de vida e morte. Deus poderia fazer qualquer coisa que quisesse. Para Deus nada é impossível. Se Deus desejasse que aqueles ossos mortos e secos voltassem à vida, então eles reviveriam!


OSSOS SECOS NA IGREJA


   Que tipos de ossos podem ser encontrados na igreja hoje? Veja como Dennis Cocks descreve os ossos cristãos na igreja hodierna em seu sermão “O quintal de ossos da Igreja,
ou Cristãos ossudos”?
4
   1) O cristão “osso cóccix” apenas senta-se e deixa outras pessoas realizarem o sacerdócio na igreja. Se Deus quisesse que você apenas se sentasse e nada fizesse, Ele o levaria à glória no minuto em que o salvou. “Esses ossos podem reviver?” Sim, tão logo se levantem e comecem a fazer algo pelo Reino!
   2) O cristão “osso do dedo” sempre aponta um dedo para todo mundo, sem ter responsabilidade por suas próprias
ações. Eles culpam os outros pela circunstância em que se encontram. “Esses ossos podem reviver?” Sim, assim que assumirem que estão colhendo o que plantaram.
   3) O cristão “osso maxilar” fala pelos cotovelos. Ele coloca sua boca em movimento antes que seu cérebro funcione, espalha fofocas e intencionalmente causa problemas incitando conflitos. “Esses ossos podem reviver?” Sim, quando controlarem sua língua. (Efésios 4:29).
   4) O cristão “osso do quadril” senta-se sobre sua carteira todo sábado quando o gazofilácio está passando. “Esses
ossos podem reviver?” Sim, quando o coração se converter, a carteira também se converterá. (Mateus 6:21)
   5) O cristão “
ossos secos” definhou porque não está na Palavra de Deus. “Esses ossos podem reviver?” Sim, quando mergulharem na Palavra de Deus, a Água da Vida.
   6) O cristão “osso da sorte” vem a Deus com sua “lista de desejos” e isto descreve bem sua vida de oração. É o tipo de cristão que só sabe orar a oração “Dá-me”. Sua oração parece uma lista de supermercado. “Esses ossos podem reviver?” Sim, quando perceberem que a oração é um relacionamento com Deus que envolve não só pedir, mas gratidão, louvor, comunhão e adoração.
   7) O cristão “
osso da coluna vertebral” tem convicções, sabe quem é e se mantém em pé. “Esses ossos conseguem viver?” Sim, e eles realmente vivem, como testemunho da graça de Deus.
   8) O cristão “osso do joelho” percebe que a vitória na vida cristã só vem através de uma vida de oração. “Esses
ossos conseguem viver?” Sim, e o cristão de ossos no joelho é aquele que está tendo uma vida de VITÓRIA, enquanto os ossos secos estão numa vida de PERDIÇÃO.
   Ao observarmos sobre o vale da morte, ossos secos, vemos morte e falta de esperança. Cada pessoa perdida está tão morta quanto esses ossos (Romanos 3:10). “Esses ossos conseguem viver?” Sim, conseguem (Efésios 2:1). Mas como? Ezequiel nos dá um plano duplo de Deus para trazer estes ossos à vida.
   O Plano
A para dar vida a esses velhos ossos mortos, para dar vida aos cristãos que perderam a esperança e para dar vida àqueles que nunca creram que Cristo é a Palavra de Deus (Ezequiel 37 4-8).
   Se você é um Cristão que luta e sua vida parece seca e desidratada, somente uma palavra pode saciar esta sede
e reidratar esses ossos. Se você não é Cristão, só existe um caminho para você ser revigorado (Romanos 10:17). Com a Palavra de Deus, Ezequiel levou muitos ossos secos e colocou carne sobre eles, tornando-os seres. Mas eles ainda eram cadáveres.
   Qual é o plano
B para colocar vida dentro de todos esses ossos apoiados pela Palavra de Deus? O que podemos fazer sem a Palavra de Deus para tornar esses ossos em ossos vivos? Nada! Não podemos fazer nada para torná-los vivos. É o Espírito Santo que leva a Palavra de Deus e lhe dá poder de respirar a vida em uma alma morta (Ezequiel 37 9-10).


CONCLUSÃO


   Ossos mortos e secos conseguem viver? Com Deus, nada é impossível. Às vezes olhamos ao nosso redor e vemos um vale de ossos mortos e secos. Parece bem sem esperança. MAS Deus tem um PLANO. Mergulhe na sua Palavra e Ele falará com você. Se entregue ao Espírito Santo e Ele lhe dará nova vida.
   Você pode ser o instrumento para levar a PALAVRA e o PLANO de Deus àqueles que não têm esperança. Você faria sua parte, de forma que o Espirito Santo faça a parte dele em reavivar cristãos e alcançar os perdidos para uma nova esperança nele?

 

QUESTÕES PARA ESTUDO E DISCUSSÃO EM CLASSE


1. Provavelmente quando leu esta passagem, você criou uma imagem mental da cena pintada por Ezequiel. O que
você viu? Como você se sentiu? Qual é a mensagem global que Deus estava comunicando através desta visão?
R.


2. Que situação levou os israelitas a dizerem
“Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados”? (verso 11, NVI)
R.


3. Que esperança esta visão proveu aos israelitas? De que forma Deus estava para trazer vida aos ossos secos?
R.


4. Por que você acha que Deus escolheu transmitir sua mensagem através de visões ou metáforas como esta?
R.


5. Que coisas ou situações levam os cristãos às vezes a sentirem que são feitos de ossos secos? Alguma vez você já sentiu como se tivesse sido “cortado” de Deus? Que esperança as promessas de Deus lhe trouxe nessas situações? Como Ele restaurou vida aos nossos ossos secos?
R.


6. De que maneira podemos cooperar com Deus no processo de restauração em nossa vida?
R.

Related Articles

O ensino por parábolas
Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34...
Princípios bíblicos do verdadeiro avivamento
E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do SENHOR seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e...
A palavra lança o convite e define os rumos
E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. Neemias 8:8...
A palavra lança o convite e define os rumos, sábado
E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado...