Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Efésios 4:15-16

INTRODUÇÃO 


   Amada Igreja, com este 13º sábado, findamos o trimestre de estudos bíblicos sobre o desafio das Missões.
   O verso-chave de hoje apresenta Cristo como sendo a Cabeça da Igreja. E mais. Fala do crescimento do corpo pela
cooperação de cada parte em amor.
   Poderíamos, também, ter adotado o mesmo verso-chave apresentado no sábado passado pelo Diácono Delmar Ezequiel Storck. Observe-se que se trata do diálogo de Jesus com Seus discípulos após o encontro com a mulher samaritana junto ao Poço de Jacó em Sicar. Leiamos, pois:
   “Vocês não dizem que ainda faltam quatro meses até a colheita? Eu, porém, lhes digo: Levantem os olhos e vejam os campos, pois estão maduros para a colheita. Quem colhe recebe desde já a recompensa e ajunta o seu fruto para a vida eterna, para que se alegrem ao mesmo tempo o que semeia e o que colhe. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: ‘Um é o que semeia, outro é o que colhe’. Eu os enviei a colher o que vocês não semearam; outros trabalharam, e vocês aproveitaram o trabalho deles” (João 4:35-38).

Da referida lição nº 12, extraímos o seguinte comentário:

   “PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO”
   Com relação ao evangelismo, devemos ter em mente que o Espírito Santo é quem vai convencer as pessoas dos seus pecados. Mas, nós temos que primeiro levar ao mundo a mensagem do Evangelho para o Espírito agir por meio dele.
   1.
Reconhecendo o terreno. Faça um reconhecimento da região e anote tudo o que puder: onde estão as escolas, o comércio, as áreas mais pobres do bairro, se as crianças soltam pipa (papagaio, pandorga) nas ruas, se há mendigos e outras informações importantes. Veja se há estrangeiros imigrantes.
   2.
Faça um grande mapa da área, localizando cada item que você anotou no reconhecimento do terreno. O programa Google Maps pode ajudar nisso. Anote as ruas principais, como se dá o fluxo de pessoas e automóveis.
   3.
No próximo passeio pelo bairro, faça uma caminhada de oração. É uma simples caminhada pelo local que a Igreja pretende evangelizar, orando por objetivos específicos enquanto anda.
   Pedimos a Deus que nos mostre como está trabalhando em nossa vizinhança e como podemos nos unir a Ele. Nessa caminhada de oração queremos orar pelas comunidades onde iremos e pelas que não iremos. Queremos orar pelos negócios, pelos donos das lojas, pelas escolas, pelos centros comunitários, pelos problemas sociais que vivem e por todos aqueles que o Espírito Santo nos guiar para orar nesse dia.
   4.
Discussão com a Igreja: devem ser discutidas atentamente quais as oportunidades de trabalho evangelístico
que cada um percebeu.
   5.
Ganhando o direito de ser ouvido: algumas coisas bem simples podem ser feitas pelos irmãos para que beneficiem a comunidade. Alguns exemplos: pintar o muro da escola ou do posto de saúde, fazer uma limpeza no rio que passa pelo bairro, um concurso de pipas com as crianças e adolescentes. Oferecer flores para as senhoras da vizinhança no dia das mães. Fazer coisas que mostrem para a comunidade que a Igreja se importa com os seus moradores.
   6.
Mãos à obra: quando a igreja ficar conhecida, os membros poderão fazer visitas aos lares. Oferecer bíblias, oração ou o curso bíblico Libertos pela Verdade.
    7. Recepcionar os vizinhos no templo: Promova um evento para convidar os vizinhos para visitarem a Igreja.
   8.
Programe um discipulado para as pessoas que se mostraram interessadas.


GRUPOS DE ORAÇÃO


   A liderança da Igreja deve estimular grupos de oração específicos para missões. Os grupos podem reunir-se nas
casas ou na igreja. É importante que haja regularidade nos encontros: uma vez por semana, duas vezes por mês, conforme a disponibilidade dos irmãos. Deve ser feito um planejamento de orações pelo menos por um ano.
   [...]. Faça uma lista de povos pelos quais o grupo vai interceder. Procure saber o nome de alguns missionários para orar por eles. Faça uma lista. Peça para a Federação Mundial de Batistas do Sétimo Dia os nomes dos missionários da Igreja. Acesse sites de agências missionárias”.

   Pois bem. Concordamos com a sábia ponderação da ex-professora da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Bárbara Helen Burns e do pastor Jonas Machado, que orientam:

   “Temos de compreender a vital importância da igreja local no preparo do missionário. O contato de longo prazo, o ensino da Palavra, a vida em comunidade e o crescimento mútuo de cristãos que se amam e ajudam uns aos outros a viver dignamente no Senhor é a melhor escola missionária. O missionário levará para o campo as atitudes e o modelo que fizeram parte de sua formação cristã, repetindo e imitando o que experimentou e viveu (muito mais do que aprendeu numa escola formal, embora precise dela também, para complementar seu conhecimento teórico e missiológico).                                                                                         Como é importante esse modelo de igreja que serve fielmente ao Senhor no trabalho evangelístico e no discipulado cristão! Como é importante que o missionário tenha experiência profunda numa igreja que segue as diretrizes bíblicas em seu modo de ser e de servir e louvar ao Senhor!” (grifos nossos).


   Discorrendo sobre a vida na Igreja, de forma muito solene e precisa, o pastor Francis Chan alertou: “[...], asseguremo-nos de que não somos culpados de subestimar a igreja de Deus. Ela não é um clube social; não é um edifício; não é uma opção. A igreja é vida e morte. A igreja é a estratégia de Deus para alcançar nosso mundo. O que fazemos dentro da igreja importa. Temos a tendência de equiparar a vida da igreja com eventos e programas. Não são essas coisas, porém, que constituem uma igreja. Programas são úteis na medida em que facilitam a vida e a missão eclesiástica, mas não podemos igualar eventos de bom público com a saúde da igreja.”.
   Mais adiante o mencionado Pastor assinala:

    “Deus Se importa com a nossa maneira de amar uns aos outros e de buscar Sua missão. A igreja é um grupo de pessoas redimidas que vivem e servem juntas de tal forma que sua vida e comunidade são transformadas. O que importa é sua interação com as pessoas que Deus colocou em sua vida. Se você não está conectado a outros cristãos, servindo e sendo servido, incentivando e sendo incentivado, então você não está vivendo como Deus deseja, e a igreja não está funcionando como Ele pretendia. [...]”.

    Decerto, estamos persuadidos de que a Igreja (edifício do templo) deva ser um lugar aprazível para a reunião semanal dos salvos. Não é menos certo, entretanto, que ela (Igreja) deve ser muito mais do que isso.


PROPOSTA DE UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE EVANGELIZAÇÃO LOCAL


   Consolidamos ao logo do trimestre o aprendizado de que nosso Deus é um Deus Missionário! Logo, a Igreja precisa desempenhar seu papel missionário e assim justificar a razão de sua existência.
   Com isso, estamos concordando com o pastor
Hernandes Dias Lopes quando adverte que “uma igreja precisa ser revitalizada quando a comunhão dos crentes torna-se um fim e não um meio. A igreja não vive para si mesma. Não abastece a si mesma para gastar toda a sua energia consigo. A igreja que não evangeliza precisa ser evangelizada. A igreja é um corpo missionário ou um campo missionário. Comunhão sem missão é falta de visão dos campos que estão brancos para a ceifa”.
   Uma vez que cremos nessas solenes advertências, estamos propondo à Igreja Batista do Sétimo Dia em todo o vasto território nacional e aos amados irmãos de língua hispânica (América do Sul, Central e Caribe) para utilizarmos esse último sábado do trimestre na realização de uma escola sabatina diferenciada. O período de nossa reunião será curtíssimo. Sim, porque no restante do tempo iremos nos ocupar da obra de evangelização, saindo da teoria e mergulhando em uma contagiante ação prática no bairro em que se situa nossa Igreja e suas adjacências.
   As lideranças das igrejas locais irão propor métodos e programas práticos e simples para a evangelização. Mas, lembremo-nos sempre que nossa principal arma é a oração. Para o efetivo desempenho da ação missionária é
imprescindível que a igreja esteja protegida sob o manto da oração. 

   Novamente nos socorremos da experiência do pastor Lopes (Hernandes Dias), quando, sem grifos no original, exorta:

   “[...], uma igreja precisa ser revitalizada quando suas reuniões de oração está agonizando. Uma igreja forte caminha de joelhos. Uma igreja viva anseia por Deus mais do que pelas bênçãos de Deus. Intimidade com Deus é mais importante do que trabalho para Deus. Vida com Deus precede trabalho para Deus. [...]. Nunca houve avivamento espiritual sem despertamento para a oração. Quando a igreja ora, Deus trabalha por ela, nela e através dela. O poder não vem como resultado dos nossos métodos, mas como resposta à oração. Deus não unge métodos, Deus unge homens de oração. Os dias mais vigorosos da igreja foram os tempos em que o povo de Deus associou oração à Palavra”.


ESBOÇO SUGESTIVO PARA UM ESPECIAL ESFORÇO EVANGELÍSTICO NO 13º SÁBADO


   A essa altura, encaminhamos à Igreja e aos seus pastores e líderes um esboço de programação sugestivo (que pode ser adaptada à realidade de cada local) alusivo aos preparativos para o “Grande Dia da Arrancada Missionária”, no 13º sábado, ou seja, no último sábado do trimestre.
   Eis, pois:

  1. A Igreja deve ser preparada com, pelo menos um mês de antecedência para esse grande sábado missionário. Providenciem anúncios variados. Podem confeccionar cartazes alusivos, incentivos para quem trouxer mais visitantes para o encerramento apoteótico no culto do fim do sábado na Igreja. Podem organizar, no fim do dia, um lanche especial.
  2. Os mais experientes, devem formar dupla com os mais jovens e/ou menos experientes, na visitação, distribuição de folhetos, oferta de curso bíblico, e na disponibilidade de orar por enfermos e necessitados nas visitas aos lares.
  3. Esses 30 (trinta) dias de antecedência ao “Grande Dia da Arrancada Missionária”, devem ser marcados por intensa, fervente e específica oração em particular e na congregação, de modo que estejamos todos revestidos da unção do Alto para enfrentar os desafios que estiverem à nossa frente.
  4.  A Igreja local deve estar suficientemente municiada com o material evangelístico que pretenda utilizar nessa
    campanha especial. 
  5. Os louvores e testemunhos no Culto de encerramento no fim do sábado devem ser previamente escolhidos e
    devidamente ensaiados, pois para o Senhor devemos sempre apresentar o que temos de melhor.
  6. Por último, tomem providência para registrar suas novas experiências na evangelização para compartilhar com as igrejas coirmãs.
    Para um trabalho que vise conscientizar a igreja local sobre missões sugerimos ainda, uma programação mais abrangente de “COMO ORGANIZAR A CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA DE SUA IGREJA
    ”.

A organização geral:

a). Escolha um tema. É importante haver um tema em torno do qual toda conferência se concentrará. Escolha um tema sugestivo, claro, objetivo e interessante. Alguns exemplos: “Até aos confins da terra”; “Alcançando os não alcançados”; “Cristo a todas as nações”. Além do tema, selecione o texto bíblico que será a base da conferência.
b). Escolha a melhor data. Verifique, dentro do contexto de sua igreja, qual a melhor data, para que todos os membros passam participar.
c). Faça uma boa propaganda. Desafie toda a igreja a participar.
d). Escolha bons oradores. É lógico que você vai escolher oradores que tenham experiência e o coração em missões. Isto não é difícil. Você pode convidar algum missionário estrangeiro e pedir-lhe que venha à conferência para dar o testemunho de como Deus o chamou para vir trabalhar no Brasil. Se tiver dificuldades para conseguir pregadores, pregue você mesmo! Você é um bom pregador, se está cheio do Espírito Santo e comprometido com a Palavra de Deus!
e). Escolha boa música. Convide coros, conjuntos, solistas, para que através da adoração e louvor possam desafiar a igreja para missões[...] use hinos e cânticos que falem sobre a obra de missões
f). Divida a igreja em comissões. É importante que todos os membros da igreja estejam envolvidos, pois, além de ajudarem nos serviços, estarão colocando a mente e o coração na obra missionária.

As comissões: Quero dar aqui algumas sugestões de comissões que você poderá usar, dependendo de sua necessidade e do tamanho de sua igreja.
1). Comissão de Programa. É encarregada de elaborar, supervisionar e avaliar a programação geral da conferência. Deverá planejar os horários, os seminários, momentos de oração, pregação etc. A seguir, apresento alguns modelos de programas:
a) Modelo de programa para conferência noturna de uma semana:

19:30hs. - Louvor e adoração
20:00hs. - Apresentação de estatísticas, mapas ou “slides”.
20:10hs. - Oração pelas necessidades apresentadas
20:20hs. - Testemunho
20:30hs. – Música especial
20:35hs. – Mensagem e apelo.
Neste modelo, você poderá dar a cada noite uma determinada ênfase. Por exemplo, segunda-feira: o mundo  muçulmano; terça-feira: o mundo comunista; quarta-feira: o mundo das religiões orientais; quinta-feira: o mundo animista; sexta-feira: o mundo judeu; sábado: a América Latina; e domingo: alcançando todas as nações.

b). Modelo de programa para conferência que se estenda por todo o dia:
MANHÃ
8:30hs. - Louvor e adoração
9:00hs. - Palestra (missionária, é lógico)
10:00hs. - Intervalo (cafezinho)
10:30hs. - Necessidades mundiais Aqui você poderá reservar para cada dia da semana um continente ou um tipo de povo necessitado. Convide alguma pessoa ou organização missionária que conheça estas necessidades para ministrar.
11:30hs. - Oração pelas necessidades
12:30hs. - Almoço
TARDE
14:30hs. - Palestra (missionária.
15:30hs. - Intervalo (cafezinho)

16:00hs. - Seminários especiais. Sugestões:
Seminário para pastores e líderes.
Seminários para vocacionados e seminaristas
Seminário sobre oração
Seminário para professores de crianças
Seminário para adultos solteiros
Seminário para profissionais e executivos
Seminário para mulheres
Seminários para jovens etc.
17:30hs. - Intervalo (jantar)
NOITE
19:30hs. - Louvor e adoração
20:00hs. - Testemunho
20:10hs. - Música especial
20:20hs. - Mensagem de desafio e apelo.
Não se esqueça de que o objetivo da conferência missionária é despertar sua igreja; portanto, elabore o programa de acordo com as necessidades dela.
2) Comissão de propaganda. Tem a tarefa de promover a conferência missionária. Deverá providenciar panfletos, cartazes, faixas, usar programas de rádio e TV, e tudo que for possível para que o povo de Deus compareça. A conferência deve ser aberta para membros de outras igrejas, incluindo os não crentes. Já tive oportunidade de batizar diversas pessoas que aceitaram Cristo durante a conferência missionária. Mas não confunda conferência evangelística com conferência missionária. O objetivo desta conferência é despertar a igreja para a tarde de missões mundiais.
3) Comissão de música. É encarregada de programar, preparar e executar a programação musical dentro da conferência. Deverá convidar coros, conjuntos e solistas; providenciará um ministro de adoração e os instrumentistas; encarregar-se-á das letras dos hinos missionários que serão cantados durante a conferência e de outras atividades relacionadas com música.
4) Comissão de “stands” e exposições. É importante que você tenha, durante a conferência, uma sala especial para a exposição mundial. Divida esta sala em áreas continentais e coloque em cada área o mapa do continente, motivos missionários, estatísticas, fotos etc. Este é um tipo de trabalho que adolescentes e jovens gostam de fazer. Motive cada participante da conferência para visitar a sala de exposição mundial, pois ela ajudará o povo a conhecer o mundo e suas necessidades. Além disso, separe um espaço e convide organizações missionárias para virem e montarem seus “stands” de apresentação. Deus vai usar isto para que os membros das igrejas conheçam o que Ele já está fazendo no mundo.
5) Comissão de decoração. Tem o objetivo de decorar toda a igreja com motivos missionários, de tal forma que haja uma atmosfera missionária no templo. Colocará mapas nas paredes, escreverá frases missionárias. Usará tudo que puder para que cada pessoa que entre na igreja possa sair com a mente e o coração repletos de missões mundiais. Se sua conferência for muito grande e ocupar o dia todo, você precisará de outras comissões tais como: comissão de recepção, inscrições, hospedagem, alimentação, transportes, etc. Uma advertência: faça tudo bem feito! Às vezes, ensinamos mais através de nossas atitudes do que com nossas palavras. A igreja vai perceber a importância do trabalho, pelo capricho e organização demonstrados. Se for para fazer mal feito, é melhor não fazer nada. Mas se você vai obedecer a Cristo e levar sua igreja ao centro da vontade de Deus, deverá fazê-lo da melhor forma possível. Faça o melhor para a sua conferência missionária.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


   Pois bem, amada Igreja, essas são apenas algumas sugestões que podem facilmente ser adaptadas a cada
situação. O que importa, realmente, é que a obra do “Deus Missionário” seja plena e eficazmente abraçada por Sua Igreja (batista do sétimo dia) afetando poderosamente seu modo de existência! Deus nos abençoe! Amém!


OBSERVAÇÃO: O presente estudo não traz as “Questões para discussão em classe”. Esse item deve ser substituído pela elaboração de um projeto de missões (da IBSD local), seguindo as orientações contidas acima.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia do trabalho
Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 2...