E ajuntaram a seus irmãos, e santificaram-se e vieram conforme ao mandado do rei, pelas palavras do SENHOR, para purificarem a casa do SENHOR.

2 Crônicas 29:15

INTRODUÇÃO

   Na história do rei Ezequias aprendemos lições preciosas que servem de referencial sobre como devemos cuidar da Casa de Deus. Ao assumir o trono de Judá, ele realizou grandes obras que foram a base para o retorno da comunhão com o Senhor e a paz para seu reino. Ao contrário de seu pai, rei Acaz, o rei Ezequias foi um exemplo de dedicação, reparou a Casa de Deus, reintegrou os sacerdotes e levitas e, entre outros feitos, limpou o santuário de adoração e restabeleceu o culto a Deus (2 Crônicas 29:1-36).

   A Casa do Senhor é um lugar especial, que exige zelo, cuidados e atitudes especiais. O local de culto é algo tão especial para Deus que Ele fez questão de registrar inúmeros mandamentos a serem seguidos por Seus adoradores. Aliás, o livro de Levíticos foi, essencialmente, dedicado para reger a adoração pública na Antiga Aliança.

   É bem verdade que a Bíblia diz que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos dos Apóstolos 17:24). No entanto, tal assertiva não pode ser mal interpretada a ponto de não devotarmos apreço pelo lugar de adoração. A reverência e a devoção expressos no templo devem refletir no zelo pela Sua Casa.

   Ezequias foi um homem que prezava a importância do Templo e, por efeito, afastou-se a ira de Deus. Continuaremos no decorrer desta lição a analisar outros exemplos de pessoas que zelavam pelos Átrios do Senhor, procurando assim compreender um pouco mais sobre zeladoria e seus benéficos efeitos a uma Igreja que se preocupa com o Templo.

 

ATRIBUIÇÕES NA ZELADORIA

   Algumas das atribuições do zelador de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação são:

       • Inspecionar corredores, pátios, áreas e instalações do prédio.

• Verificar as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e de outros equipamentos.

• Fazer manutenção e reparos simples nos equipamentos.

• Cuidar da higiene das dependências e instalações, supervisionando a limpeza, etc.

 

ATRIBUIÇÕES DO ZELADOR DA CASA DO SENHOR

   Ser um zelador é ser um servo chamado por Deus para zelar, cuidar, administrar, vigiar e defender. A palavra zelo significa um ardente e profundo sentimento de cuidado a respeito de alguém ou de alguma coisa.

   Ser zeloso é demonstrar cuidado, esmero, atenção e aplicação no que faz; é ser cuidadoso e diligente.

   Deus é zeloso no amor d’Ele por nós e Ele quer que sejamos zelosos em nosso amor por Ele e Sua Casa.

• “[...] eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso [...]” (Êx 20:5).

• “[...] e serei zeloso pelo meu santo nome” (Ezequiel 39:25).

• “Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião” (Zc. 1:14)

   A nossa vida cristã deve se manifestar com todo zelo e uma dedicação intensa ao Senhor Deus e ao Seu Reino.

 

ALGUNS PERSONAGENS BÍBLICOS NA ZELADORIA

        1. O zelo da Tua casa segundo o coração de Davi.

   “O rei disse ao profeta Natã: — Veja! Estou morando num palácio feito de cedro, mas a arca de Deus se encontra numa tenda” (2 Samuel 7:2).

   O santuário é o objeto do zelo do salmista Davi. Ele demonstrou seu zelo ao trazer a arca para o monte Sião (2 Samuel 6:12-19), ao desejar construir uma habitação permanente para o Senhor em Jerusalém (2 Samuel 7:2), ao reunir material para a construção que não lhe foi permitido erigir (1 Crônicas 28:14-18; 29:2-5) e ao instruir Salomão com respeito ao templo (1 Crônicas 28:9-13). Quando Jesus expulsou os cambistas e os mercadores do templo, “Os seus discípulos se lembraram que está escrito: ‘O zelo da tua casa me consumirá’” (João 2:17).

   Os Salmos de Davi estão cheios de desejo de permanecer na presença de Deus, dentro de Sua Casa. Em Salmos 26:8 Davi declara: “Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde a tua glória reside”. No salmo seguinte, Davi professa que esse anseio é o impulso singular de seu coração, dizendo: “Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo” (Salmos 27:4).

   O salmista Davi dá um grande exemplo de alguém que ama a Casa do Senhor, que tem prazer nela. Há um ditado que diz: “sair para viajar é muito bom, mas voltar para casa é melhor ainda”. Davi amava voltar para Casa do Pai. Davi, que era “segundo o coração de Deus”, entendia a importância do templo para ele e para Deus. Era, pois, um lugar onde alegraria o coração de Deus com o culto de louvores e ações de graça.

   Em 2 Samuel 7:1-5, pode se notar que, ao primeiro sinal de Davi desejar construir um templo, nesta mesma noite, Deus fala com o profeta Natã sobre essa construção, como se Deus estivesse ansioso por este momento. Deus não permitiu que Davi construísse o templo, porém prometeu uma dinastia eterna à sua descendência e a construção Ele deu a um de seus filhos, no caso Salomão (2 Samuel 7:13). Mas dentro desse enredo o que chama a atenção é o coração inquieto de Davi, ele não sossegou enquanto não achou um meio de participar da construção do templo: “O rei Davi disse a toda a congregação:— Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, ainda é moço e inexperiente, e esta obra é grande, porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus” (1 Crônicas 29:1).

   O que aprendemos com isso? Quando falamos do templo devemos vê-lo como uma extensão de nossos lares, só que para melhor, como se o templo fosse a peça principal, onde serão recebidos os convidados, onde estarão os utensílios mais belos da casa. A Casa do Senhor deve estar adornada, aconchegante e, é claro, limpa. A Palavra de Deus associa a sujeira com o pecado (Apocalipse 22:11). Infelizmente, há pessoas que são obsessivas por limpeza em suas casas, porém, “não movem uma palha” para ajudar na limpeza do templo e em sua organização. Como já disse, o templo é uma extensão da nossa casa, da nossa vida, logo, não se preocupar com a limpeza e a beleza do templo, mas, tão somente, com a limpeza da nossa casa, é como tomar banho e lavar apenas uma parte do corpo. Tal anseio em conviver com Deus na Casa de Deus conclui um dos mais conhecidos e amados entre os salmos. Vejamos: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmos 23:6).

         2. “O zelo da Tua Casa”, segundo a melodia “Os Lagares”, dos filhos de Corá (Salmos 84)

   O Salmos 84 expressa o mesmo anseio de Davi pelos átrios do Senhor, não menos ardente escreve: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!”. Na Bíblia de estudos de Genebra é citado que “está em foco o templo, o lugar que Deus escolheu para revelar a presença ao povo”18 e também no verso 4, “Bem-aventurados os que habitam em tua casa (...)”; declara que “o templo sendo o lugar de encontro com Deus, se tornava um céu na terra”19 . Da perspectiva do Novo Testamento, este versículo dá um vislumbre da interminável felicidade celestial.

        3. “O Zelo de Tua Casa”, segundo o chamado dos levitas

   Quem eram e o que faziam os levitas? Levi era um dos 12 filhos de Jacó, consequentemente seus descendentes formavam a tribo dos levitas.

    “Os levitas aparecem com proeminência no Pentateuco em conexão com Moisés e Arão (Êx 2:1- 10; 4:14; 6:16-27). Depois que Arão conduziu o povo a uma apostasia na idolatria, com o bezerro de ouro (Êx 32:25 e segs.), os filhos de Levi vingaram a honra do Senhor punindo muitos dos apóstatas. Essa exibição de fidelidade a Deus talvez explique parcialmente as grandes responsabilidades dadas à tribo na legislação do Pentateuco. J. Pedersen (Israel, IIIIV, 1940, págs. 172, 173) vê nessa história um reflexo da violenta luta dos levitas contra os israelitas que adotaram a religião dos cananeus. A intensidade desse conflito explicaria, de conformidade com Pedersen, o crescimento de Levi como uma tribo sacerdotal.

   As famílias da tribo de Levi, os levitas, receberam a importante missão de cuidar e permanecer a serviço do Tabernáculo, conforme registro bíblico: “porque o Senhor havia falado a Moisés, dizendo: ‘Somente não faça a contagem da tribo de Levi, nem levante o censo deles entre os filhos de Israel. Mas encarregue os levitas de cuidarem do tabernáculo do testemunho, de todos os seus utensílios e de tudo o que nele se encontra. Eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acamparão ao redor dele” (Números 1:48-50).

   Em suas tarefas regulares os levitas eram como cantores, músicos, porteiros, guardas, ajudavam até na preparação dos sacrifícios. Logo, os levitas, incluindo os filhos de Moisés, deviam assistir aos filhos de Arão (que eram sacerdotes) no cuidado dos átrios e das câmaras, na limpeza das coisas sagradas entre outros.

   Algo a observar é que as dificuldades em encontrar homens e mulheres dispostos aos trabalhos mais exaustivos já existia deste o tempo de Esdras como no retorno do exilio (Esdras 8:15-20). Os levitas, responsáveis por trabalhos exaustivos no Templo (entre eles a reconstrução dos muros - Neemias 3:17), parece que se mostraram relutantes em retornar, Esdras, então, enviou um grupo para convencê-los a voltar.

        3.1 As Funções dos levitas

   Sendo assim, as funções dos levitas eram: zelar por todas as coisas santíssimas, encarregar-se da Arca e tudo o que dizia respeito aos objetos usados no serviço do Santuário, transportar as cortinas do Tabernáculo, carregar as armações de madeira do Tabernáculo.

   Também cooperar com os descendentes de Arão em todos os trabalhos no Templo do Senhor e das demais tarefas necessárias à manutenção da Casa de Deus.

   Deviam servir regularmente diante de Deus conforme as normas e as escalas determinadas para os turnos e serviço dos diversos grupos de trabalho. Dessa maneira os levitas ficaram responsáveis pela administração da Tenda do Encontro, também conhecida como Tenda da Congregação (Êx 33:7- 11), pelo Santuário e pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão (que eram os sacerdotes), bem como por toda a obra e serviço religioso realizado na Casa do Senhor: “O serviço deles era ajudar os filhos de Arão no ministério da Casa do Senhor, nos átrios e nas câmaras, na purificação de todas as coisas sagradas e na obra do ministério da Casa de Deus” (2 Crônicas 23:28).

   As funções dos levitas também eram: supervisionar os trabalhos de construção e administração, e ser escribas e juízes (1 Crônicas 23:4), ser porteiros e ministros de louvor a Deus com instrumentos musicais (1 Crônicas 23:5).

   Nos dias de hoje é um erro chamar de levitas aqueles que são responsáveis pela arte da música nas igrejas que, pelo seu ministério, conduzem todos à adoração a Deus. O mesmo deve se dizer em relação àqueles que servem na limpeza e manutenção, tendo em vista que hoje entendemos que os levitas têm uma origem, ou seja, são provenientes de um lugar e pertencentes a uma descendência.

   Ao observar 1 Crônicas 23:3 percebemos que foram separados trinta e oito mil levitas envolvidos com os trabalhos do templo, demonstrando aqui uma grande necessidade de mão de obra e recursos. Esse número pode até nos surpreender, porém é indiscutível que um trabalho em que muitos participam se torne leve e funcional.

        4. “O Zelo da Tua Casa” – na atualidade

   A Casa do Senhor é um lugar especial, que exige cuidados, atitudes santas e muito, muito zelo. Desde que o Senhor deu mandamentos a Moisés sobre a construção do Tabernáculo, local de adoração e ritos sagrados, e da construção do Templo de Salomão, foi-nos ensinado a maneira correta de zelar, não somente nos momentos de adoração, mas também pela manutenção deste prédio sagrado.

 

DEUS NOS CHAMA PARA SERVIR (SUAS EXPERIÊNCIAS NA ÁREA)

   Em seu livro “Celebração da Disciplina”, Richard Foster escreve:

   “Quando a diferença é perceptível, o verdadeiro servo fica atraído pela obra menos suntuosa, não por falsa modéstia, mas porque genuinamente a considera a tarefa mais importante. Ele indiscriminadamente dá boas vindas a todas as oportunidades de servir.

   Nem todo cristão desfruta dessa oportunidade em servir a casa de Deus com modéstia e disposição, mas posso relatar alguns exemplos da nossa pequena e distante igreja em Santo Antônio do Sudoeste/PR, fronteira com a Argentina. Ao virmos conhecê-la, eu, minha esposa e minhas filhas, tivemos a alegria de encontrar dois jovens primos, João Marcos e Everton Castro, que estavam indo cortar a grama do pátio da Igreja, pois queriam deixar tudo organizado para o culto que teríamos no sábado, onde eu seria apresentado como futuro Pastor da Igreja. Aqueles meninos nos cumprimentaram com um sorriso radiante que, após se passarem 8 (oito) anos, ainda não esqueci. Reflito aqui, com este exemplo, que algumas vezes servir ao templo causa “calos nas mãos”, no entanto traz “brilho aos olhos”.

   Outro relato é de Maria C. Bassanesi, nossa amada e dedicada irmã que, zelando pela limpeza, vinha de ônibus do interior para limpar o Templo. Trazia seu balde e vassoura, além de algumas vezes trazer até mesmo sua enxada para capinar o pátio do Templo, deixando tudo organizado para o culto. A vida cristã deve se manifestar com todo o zelo e intensa dedicação ao Senhor e ao Seu Reino. O zelo pelo Reino traz alegria ao coração.

   Hoje nossa família é responsável pela limpeza cotidiana, assim dividimos as tarefas. Minha filha mais velha se dedica à limpeza da sala das crianças; a mais nova, do interior da Igreja; eu, as varandas e o pátio; e a esposa, sem surpresa para muitas famílias, com seu toque peculiar, participa em todos os detalhes, é claro. De todos os cuidados de limpeza e organização da Igreja, faço menção, em especial, à organização e ornamentação para a Santa Ceia. Esse é nosso momento especial, onde cada detalhe é feito com muito amor, carinho e dedicação, desde o preparo do pão, à mesa com a decoração, ao balde e bacia para o lava-pés. Cada precioso detalhe é feito com muito zelo!

   Cuidar da limpeza e organização do Templo, é como cuidar da nossa própria casa. Que alegria quando deixamos tudo em ordem, preparado para o culto, para receber os irmãos e juntos adorarmos ao Senhor!

   A essa altura, encaixa-se como uma mão à luva a seguinte exortação bíblica:

   “Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão” (1 Coríntios 15:58).

 

APLICAÇÃO

   Devemos zelar pela Casa do Senhor? Por quê? Meditemos em algumas possíveis respostas:

• Porque Casa do Senhor é um local de santidade. (Ver Salmos 93:5)

• Porque ir à Casa do Senhor é motivo de alegria. (Ver Salmos 122:1)

• Porque é onde nos reunimos para louvar Seu Santo Nome. (Ver Salmos 135:2-3)

• Porque a casa do Senhor é o melhor lugar de oração. (Ver Isaías 56:7)

• Porque ali devemos nos inclinar em reverência ao nosso Deus. (Ver Sl. 5:7)

• Porque ali devolvemos o que pertence a Deus. (Ver Malaquias 3:8-9)

• Porque no passado somente os sacerdotes e levitas podiam cuidar da Casa de Deus. (Ver 1 Crônicas 23:28)

   Por tudo isso, nós devemos ser as pessoas que mantêm a Casa do Senhor aberta (1 Samuel 3:15), limpa (2 Crônicas 29:16), com manutenção (2 Reis 12:13 14) e mais bela que a nossa casa. “— Acaso é tempo de vocês morarem em casas luxuosas, enquanto este templo permanece em ruínas?” (Ageu 1:4).

   Hoje a responsabilidade de cuidar da Casa de Deus é sua, é minha.

 

CONCLUSÃO

   Casa de Deus é igual a santidade, adoração, alegria, paz, súplicas e agradecimento, onde o nosso Criador deve ser invocado e venerado. Por esse motivo, devemos ser responsáveis pelo seu zelo e cuidado, não só visitando, mas também participando dos seus cuidados, fazendo mutirões de limpezas, de reformas e dando as condições necessárias para o seu funcionamento e manutenção. Finalizo com a frase do escritor, Pastor Alaor Cunha, quando afirma: “É com muito temor que devemos exercer essa grande responsabilidade, porém com extremo regozijo na alma por Ele ter nos confiado tamanha oportunidade para através dos nossos serviços, glorificar e exaltar o Seu santo nome.

 

QUESTÕES PARA ESTUDO EM CLASSE

 

1. Qual era o sentimento de Davi pela casa do Senhor? Você pode citar um versículo em que expresse sua resposta?

R.

2. No Salmos 84:1-4 e10, o salmista expressa um prazer imensurável por estar na Casa do Senhor. Isso faz sentido para sua vida?

R.

3. Qual era a função dos levitas? E hoje, na Igreja Cristã, a quem foi outorgada esta função?

R.

4. Mutirões ou escala de limpeza, de reformas, higienização de banheiros, cozinha, janelas, bancos, terreno da igreja, pintura, compra de material de limpeza, ajuda financeira para a zeladoria, dentre essas e outras atividades, qual tem incomodado seu coração para ajudar?

R.

5. Tema de casa: Durante esta semana ore e então ligue para seu pastor ou líder responsável oferecendo sua ajuda no cuidado do Templo naquilo que o Espírito Santo lhe tocou.

R

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...