Preparando o eirado

Após Deus ter protegido os espiões em Jericó e os retornado para Josué, os israelitas sabiam que “Certamente o Senhor tem dado toda esta terra em nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós” (Josué 2:24). Terra importava muito para as filhos de Israel. Por mais de quatrocentos anos eles estiveram fora de sua terra natal: quatrocentos anos no Egito e quarenta anos ansiando no deserto. Deve ter sido uma percepção gloriosa de que Deus os tinha finalmente trazido ao cume da terra deles.

 

De todas as pessoas que deixaram o Egito e ansiaram pelo deserto, somente Josué e Calebe restaram para cruzar rumo à terra prometida. Os Israelitas esperaram por séculos para reclamar seu lar. Disse Josué também ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Josué 3 5). Cruzar a terra prometida seria de fato uma ocasião sagrada. Cada indivíduo precisaria preparar-se para aquilo que viria. Santificação era essencial. Para os anciãos, aquela consagração poderia significar sacrifício, purificação e um afastamento. A consagração que Deus nos pede hoje significa isto: que nos afastemos do mundo material e das coisas que nos separam de Deus e que nos purifiquemos e, ainda, que estejamos abertos a fazer a sua vontade. É importante perguntarmos a Deus como ele deseja que seja a santificação. Se nós permitirmos que ele “nos purifique”, então poderemos nos preparar para os sinais e maravilhas que estão por vir. Devemos nos preparar para receber a terra prometida para a qual Deus está nos levando.

Preparando para a liderança

Tendo Josué como líder, Deus estava direcionando seu povo para a terra deles. Após tantos anos no deserto, essas pessoas precisavam de organização, de regras, de apoio, de parâmetros e de limites. Ao mesmo tempo em que o líder de Deus precisava do respeito e da obediência de seu povo. O seu povo tinha de reconhecer a autoridade dele. Como Josué obteria tal autoridade?

 O nome original de Josué era Oséias, que significa “salvação”. Em Números 13:16 lemos que Moisés renomeou-lhe Yehoshua (forma portuguesa: Josué), que significa “Yahwéh salva”. (A forma deste nome no século primeiro é Jesus.). Por que Josué foi escolhido por Deus através de Moisés para ser o novo líder, o povo de Israel aceitou a sua liderança. A visão que Deus possuía de Josué era a visão que Deus tinha de seu povo e eles creram nisto.

Foi a obediência de Josué a Deus que lhe deu a habilidade de liderar os Israelitas. Como está escrito no início do livro de Josué, não havia esperança para Israel. Os Israelitas estavam obedecendo a Deus através do seu novo líder: Josué. E, assim como fizera com Moisés, Deus falou diretamente com Josué: “Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo” (Josué 3 7).

Símbolos apóiam a nossa jornada

A arca da aliança era um símbolo importante de Deus aos israelitas. Era um sinal visível de que Deus estaria vivendo entre eles. O que quer que tivesse acontecido, e qualquer coisa que estivesse por acontecer, os israelitas estavam confortados pelo poder, proteção e presença do Deus Todo-Poderoso.

Josué disse aos israelitas para seguirem a arca da aliança. Dessa maneira, Deus estaria adiante deles e também entre eles. À medida que arca estava sendo carregada pelos sacerdotes, simbolizando a presença de Deus, para dentro do rio Jordão, à frente dos exércitos e do povo, quando os pés dos sacerdotes que a levavam nos ombros tocassem as águas do Jordão, as águas parariam, permitindo ao povo cruzar para o outro lado. Um grande milagre na natureza estava para ocorrer. E Josué deixou o povo saber antes do que estava para acontecer. Todo o tempo havia israelitas cruzando o Jordão, mantendo a distância prescrita da arca e daqueles que a carregavam; este símbolo da presença de Deus no meio deles permaneceria na cabeceira do rio seco. Deus permaneceria lá, e o seu povo seria protegido de qualquer dano. Seria um grande espetáculo. Iria fortalecer o poder e força de Deus na mente do seu povo. Não haveria dúvida de que esse era o verdadeiro Deus; e de que a autoridade dele era absoluta.

Atualmente, nosso símbolo de autoridade de Deus é a cruz de Cristo. Nós somos impossibilitados de nos purificar sem aquela cruz. O sacrifício de Cristo tornou possível residirmos na morada sagrada de Deus. Somos chamados a nos separarmos para Deus. O que devemos fazer é uma mudança no nosso estilo de vida, e isto pode ser assustador. Assim como os filhos de Israel foram compelidas a manterem seus olhos na arca e no que ela representava, temos de manter nosso foco no amor incondicional de Jesus Cristo. Ir em busca do sagrado mudará nossa vida. Refazendo-nos à imagem de Cristo nos preparará para a nossa vida em nossa “terra prometida” e para a eterna presença do santíssimo Deus.

Preparando-se para a dedicação à safra

Precisamos estar preparados e nos dedicarmos. Hoje, nossa preparação requer que sejamos recipientes puros, permitindo, assim, ao Espírito Santo nos preencher. Consagração é o primeiro passo rumo ao comprometimento. Como podemos nos comprometer com alguma coisa quando estamos distraídos? O velho ditado diz: “Toma a minha vida e santifique-a, Senhor, para ti.” Deus deseja que sejamos consagrados para que possamos nos comprometer com sua obra. Ele quer remover todos os obstáculos que impedem sua obra em nós e conosco, a fim de que nossa fé nele nos dirija. Ajuda quando imergimos na comunidade de crentes. Nós podemos sugar força e apoio dos outros que buscam a Deus e a algo que ele quer, mas também precisamos restabelecer recursos que Deus pode oferecer para nos ajudar a manter nosso compromisso com ele. Procuramos por nossos líderes para obtermos orientação. Até mesmo quando somos líderes, necessitamos ter mentores espirituais e confidentes. Deus ajuda a fortificar nossa fé através das nossas relações com os outros que crêem.

Dedicar-se exige renascimento constante. A cada dia podemos renovar nosso compromisso com Deus. Buscar a santidade nos dá a melhor chance de continuarmos com a nossa dedicação a Deus. Precisamos nos fortalecer na fé através da oração em todo tempo, do partilhar a Palavra de Deus; e da comunhão com nossos irmãos. Nós também devemos perder nosso egoísmo ao servirmos aqueles mais necessitados, sacrificando nosso tempo e energia com a finalidade de levar conforto e paz para aqueles que os necessita. Deus deseja que dediquemos nossa vida a ele ao deixarmos de nos preocupar demasiadamente em nós mesmos e nos colocarmos no lugar dos outros. Nós não temos de contar com um intercessor, como Josué ou Moisés, para descobrirmos o que Deus quer de nós. O Senhor deseja que devotemos nossa vida totalmente a ele. Deus nos dará o poder e os recursos necessários para cumprirmos nossos compromissos. Através do exemplo de Jesus Cristo, Deus desenhou um quadro claro da vida que ele deseja que vivamos.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...