Pronto para a tarefa?

Há vinte anos, meu esposo e eu nos tornamos os pais de uma criança com defi ciência de desenvolvimento. Nossa fi lha, Martha, tem uma rara desordem cromossômica que causa vários problemas físicos e mentais. É claro, há muito tempo deixamos de observar seus problemas específi cos para vê-la como uma criança que faz o que a maioria das outras fazem: brincar, assistir a DVDs e fazer amigos. Neste ponto de nossa jornada, aceitamos Martha por quem ela é. Mas nem sempre foi assim. Levou um longo tempo, muitos anos na verdade, para aceitar meu papel como mãe de Martha.

Antes de me tornar uma “mãe excepcional,” pensava que pessoas com filhos com deficiências eram sempre pacientes, abnegadas e estavam dispostas a passar cada hora cuidando de seus filhos, enquanto simultanea e bravamente lutavam por causas em benefício de pessoas com deficiência. Não sei de onde tirava estas ideias loucas, mas elas certamente não tinham base alguma na realidade e não se encaixavam com minha própria personalidade. “Então,” argumentei, “se eu não sou igual à minha imagem do que a mãe de alguém excepcional deve ser, então, Deus deve ter cometido um erro!” Parece tolo para mim agora, mas passei alguns anos discutindo com Deus sobre seu erro ao me escolher para esta difícil tarefa.

O que vejo agora é que Deus chama pessoas para tarefas específicas e então fornece treinamento “ao vivo”. Qualquer que fosse a quantidade de treinamento que recebesse não seria o sufi ciente a fi m de me preparar para os desafi os envolvidos em ser a mãe da Martha. Mas Deus de fato me escolheu para o trabalho e não cometeu um erro. O processo de criá-la tem desenvolvido minhas habilidades maternais, afi ado minhas habilidades de liderança e causado crescimento espiritual em mim, que não poderia ter vindo de nenhuma outra forma. Ainda sou uma mãe um bocado impaciente às vezes, mas consigo agora ver a sabedoria de Deus em me dar uma filha que é simplesmente perfeita para nossa família.

O Chamado de Moisés

Moisés não foi solicitado a ser pai de uma criança defi ciente, mas Deus o presenteou com uma tarefa muito desafi adora e assustadora – ir ao Egito e resgatar os fi lhos de Israel das mãos de Faraó. Muito embora Moisés estivesse despreparado para o que Deus lhe estava pedindo, com a direção e assistência divinas, ele amadureceu e cresceu no papel de líder com o tempo. Mas, primeiramente a reação de Moisés foi quase a mesma que a minha: “Quem, eu? Acho que o Senhor está equivocado!” Talvez, seja por isso que Deus escolheu a forma dramática de falar do meio de uma sarça ardente para chamar a atenção de Moisés. Deus queria ser muito claro sobre quem estava chamando e qual missão estava envolvida.

Moisés estava pastoreando ovelhas, longe dos holofotes, muito distante do Egito, onde fora criado. Ele provavelmente não queria ter nada a ver com o Egito, porque da última vez que estivera lá, perdeu o controle e matou um homem. Não somente isso, mas Moisés sabia, vivendo na casa do rei egípcio. Que tipo de governante o Faraó era? Ele não era um cara legal, que abriria mão dos escravos sem uma briga feia.

Fortalecido para a tarefa

À medida que estudamos esta passagem em Êxodo 3, de que maneiras Deus provê encorajamento e confi ança a Moisés para fortalecê-lo para a execução da tarefa que lhe fora confiada?

Primeiramente, Deus chamou Moisés pelo nome (v. 4) para que ele soubesse que esta não era a sarça ardente de outra pessoa. Não era um caso de identidade trocada. Moisés podia estar certo que Deus o estava chamando especifi camente porque tinha as habilidades e a experiência necessárias para realizar o trabalho. Moisés vivera no Egito, então entendia a cultura. Ele não era mais um menino, então, tinha sabedoria e maturidade para tomar decisões.

A segunda maneira pela qual Deus deu confi ança a Moisés foi revelando sua natureza. Deus se identifi cou como o “Deus de teu pai [de Moisés]” (v. 6). Esta designação mostrou- lhe (e mais tarde aos egípcios) que ele não era nenhum deus egípcio comum, mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele era um Deus com uma história. Porém, quando disse “Eu sou o que sou” (v. 14), Deus mostrou sua natureza eterna. Porque ele é o “Eu sou,” Deus não tem princípio nem fim. Ele simplesmente é. Moisés poderia confi ar que o Senhor estava presente no dia anterior e ainda estaria no dia seguinte, porque ele é o Deus eterno.

A terceira maneira pela qual Deus deu confi ança a Moisés foi mostrando-se como um Deus compassivo. Ele repetiu três vezes, em Êxodo capítulo 3, que ouvira o clamor de seu povo sofrendo, que viria e os tiraria do Egito. Enquanto Moisés mostrou seu respeito e reverência a Deus removendo suas sandálias na presença dele, também soube que Deus não era insensível, mas que tem compaixão pela vida de seus filhos. 

Finalmente, Deus deu a Moisés direção clara dizendo- lhe especifi camente o que aconteceria no Egito. Ele disse “te enviarei a Faraó” (v.10), “eu serei contigo; depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (v. 12), “e ouvirão tua voz” (v. 18), e “estenderei a mão” (v. 20). Estender a mão significava que Deus demonstraria seu poder através do uso das pragas contra os egípcios.

Atentando para o chamado de Deus

Armado com o conhecimento de que ele fora chamado especifi camente pelo nome pelo compassivo, eterno e poderoso Deus de seus pais, Moisés provavelmente estava um pouco mais confi ante de que o Senhor o ajudaria a seguir suas instruções, para o resgate dos fi lhos de Israel do cativeiro egípcio. Com a direção divina,

Moisés tornou-se o grande líder que Deus queria que ele fosse. Ele foi bem sucedido não apenas em tirar os israelitas do Egito, mas em liderá-los por muitos anos. Deus não chama a maioria das pessoas para ser pai de uma criança com deficiência, ou para ser líder de uma nação. Mas, ele chama a todos nós para tarefas importantes e específicas. Ele chama cada um de seus filhos para trabalhar para ele. Se você escutar com cuidado, Deus lhe revelará sua natureza e sua direção assim como fez com Moisés na sarça ardente. E lhe equipará para cumprir qualquer que seja a tarefa que o está chamando para realizar.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...