21 O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás ; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. 22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis. 23 Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor. 24 E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos. 25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura. 26 Se tomares em penhor a roupa do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol, 27 Porque aquela é a sua cobertura, e o vestido da sua pele; em que se deitaria? Será pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

Êxodo 22:21-27 

Desde a formação do povo israelita como nação lá no deserto, já havia a preocupação com os pobres, geralmente representados nas escrituras pelos órfãos, viúvas e estrangeiros, sendo que isso foi um diferencial entre Israel e muitas das nações pagãs contemporâneas. E assim deveria ser hoje também. O coração do cristão deve se comover e se compadecer com quem necessita. Isso também é evangelismo, isso também é bom testemunho de nossa fé. Cada ser humano é amado por Deus e também é uma criatura feita à imagem e semelhança Sua, por isso deve ser amado com amor genuíno por nós. Não veremos a Deus se o nosso coração for insensível aos nossos irmãos e suas necessidades.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
O bom samaritano
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Profeta Oseias: o inesgotável amor de Deus por seu povo Profeta Oseias: o inesgotável amor de Deus por seu povo
E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor. Oséias 2:16...