1 Samuel 15:22-23:
22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Saul começou muito bem como o primeiro rei de Israel, mas depois que deixou o orgulho entrar e crescer em seu coração, as coisas começaram a mudar. Começou a desdenhar as ordens divinas e achava que podia pagar isso com sacrifícios, cumprindo a lei mosaica. Ledo engano! A história de Saul lembra a parábola da casa sobre a rocha (Lucas 6:46-49), em que Jesus Cristo afirma que quem ouve a mensagem e a obedece é semelhante ao homem que constrói sua casa alicerçada na rocha. A estrutura não balança, não se abala. Saul construiu sua casa sobre a terra, sem alicerces e há tempos não fazia a vontade do Senhor, chegando a um ponto de ser rejeitado por ele. Poderia ter um fim melhor, infelizmente.