Romanos 13:8-10:

8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O amor é o motor de tudo. Alguém já disse que Deus criou exatamente por ser amor, e não havia como contê-lo, o que faz eco com certo poeta contemporâneo que afirmou: “o amor não cabe em si”. Ora, observamos pelo texto de hoje que este é o sustentador também da Lei. O amor está acima da Lei e, ao mesmo tempo, a respalda e nos faz cumpri-la como parte de nós, e não como castigo ou  tortura imposta por um Deus tirano e autoritário. É linda a simplicidade do Evangelho que nos mostra que não é necessário decorar e treinar obsessivamente os preceitos da Lei para agradar ao Senhor. Basta aprendermos a amar e toda a Lei estará cumprida!   

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
O bom samaritano
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Profeta Oseias: o inesgotável amor de Deus por seu povo Profeta Oseias: o inesgotável amor de Deus por seu povo
E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor. Oséias 2:16...