Romanos 12:1-8:
1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Não seja moldado pelo mundo. É difícil obedecer este mandamento! É um lembrete de que o nosso pensamento é um dos lugares de maior luta espiritual. Pensar de maneira desleixada é mais que desleixo. É perigoso. Por quê? Porque somos alimentados constantemente por mensagens que distorcem a verdade de Deus e os valores santos. Ao invés de ficar irado pelo fato de que o mundo age como o mundo, devemos ser transformados pela renovação da nossa mente e fazer o que Paulo disse que fez – levar todo pensamento, toda palavra, cativos para Cristo. Frequentemente pensamos que o dízimo consiste apenas em dar dez por cento do nosso dinheiro, mas você já ponderou em dizimar do nosso tempo? Já experimentou dar dez por cento do seu tempo para se concentrar nas coisas de Deus!
Que o Senhor guarde a nossa alma de orgulho, nosso coração da dureza e nossa mente de focalizar em coisas que não são importantes e não O agradam. Que Ele nos o que significa fazer as obras do nosso Pai, especialmente no mundo dos nossos pensamentos!