Isaías 45:9-17:

9 Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? 10 Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz? 11 Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos. 12 Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. 13 Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o SENHOR dos Exércitos. 14 Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus. 15 Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. 16 Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens. 17 Porém Israel é salvo pelo SENHOR, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade.

O tema da nossa meditação de hoje é muito interessante: Um Deus que se Esconde. Essa é uma das maneiras mais estranhas de Deus ser apresentado. Costumamos falar do Deus que se manifesta, do Deus que revela a Sua glória. Mas do Deus que se oculta não falamos muito. O que Isaías quis dizer quando se referiu ao Senhor dessa forma? Analisemos dois exemplos: durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto, Deus se manifestou de várias formas. Desde a saída e durante o caminho, foram inúmeros milagres. Não há aqui um Deus que se esconde, mas que se faz presente o tempo todo. Por outro lado, no livro de Ester, o povo de Israel corre grande risco, por causa do plano de Mardoqueu. Não encontramos, nesse livro, relato de que Deus tenha levantado um profeta ou tenha feito algo miraculoso para livrar Israel. Aliás, esse livro nem sequer menciona a palavra "Deus". Porém, pelo desfecho da história, vemos que Ele estava ali, o tempo todo, agindo silenciosamente. Por isso, mesmo quando parecer que o Senhor não está conosco, devemos sempre lembrar que Ele não nos abandona em momento algum.

 

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...