Lucas 8:5-8:
5 Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; 6 E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; 7 E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; 8 E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.`
Lucas 8:11-15:
11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; 12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; 13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; 14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; 15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.
A parábola do semeador tem por baliza nos lembrar como nos fundamentarmos nas raízes da Palavra de Deus. A Palavra está fundamentada em você, arraigada de modo que o diabo não a lance fora, e ela continue a crescer e não seja asfixiada por suas preocupações e temores? Todos têm uma reação diferente ao ouvir a Palavra de Deus. Alguns se arraigarão imediatamente e outros podem levar tempo para crescer. Seja paciente com aqueles na família da sua igreja e se assegure que a fé deles está arraigada profundamente na Palavra de Deus.