A vida é realmente um empreendimento agitado. Temos muitos afazeres. Corremos de manhã, de tarde  e a noite. Sempre temos lugares a ir, pessoas com quem  se encontrar, telefonemas a atender, filhos para educar, casa para limpar e organizar, etc. é verdade que a abstinência  total do que fazer também nos deixaria loucos. Precisamos sim estar envolvidos em alguma atividade. No entanto, um ritmo muito acelerado tem ameaçado nossa tranquilidade e a paz de espírito que tanto necessitamos.

 

O que faremos uma vez que a própria vida requer tanto de nós? No Salmos 131 encontramos quem experimentou o empreendimento da vida assim como nós. O salmista percebeu que nós podemos nos projetar em direção a certos objetivos de vida, que não respeitarão os limites da própria  vida. Quando ele diz: "Não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim", está constatando um das metas mais comuns de gênero humano. Todos nós estamos buscando algo grande, algo que nos deixe maravilhados. Acredito que não há nenhum pecado em traçar planos e metas para a vida. Contudo, se isso acabar sufocando nossa alma, então é melhor parar um pouco e mudar a percepção. 

Mudar a percepção e abrir um diálogo com a alma vai ser uma atitude fundamental. Como saberei que devo dar atenção a minha alma? Simples. Quando estiveres cansado demais, e também triste ao constatares que não tem tido mais tempo para a reflexão sobre si mesmo e sobre Deus. Este será o sinal que precisas para dar atenção a sua alma. 

O salmista tomou uma decisão altamente significativa: "..., fiz calar e sossegar a minha alma; com criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é  a minha alma para contigo" (v.2). Perceba que para o salmista, esse sossego era fundamental para que ele pudesse dar atenção a Deus. Ele diz isso na parte final do verso: "... para contigo".

E quanto a você? Como anda sua alma em relação as ocupações diárias e projetos de vida? Tua alma encontra-se sufocada? Vives hoje, uma realidade, na qual nem se lembra mais quando foi a última vez que a prioridade do dia foi conversar com Deus e ouvir Sua voz? Examine hoje mesmo seu coração, e veja o que tem motivado você a negligenciar tanto a sua alma. Nenhum investimento na vida vale à pena quando ele  cauteriza ou sufoca nossa alma. Digo isso porque creio que você seja um cristão. E como cristão sabes que somos peregrinos. Um peregrino não faz planos só para a jornada, ele também faz planos para quando a jornada acabar. Nossa jornada acabará que enfim Jesus voltar! Até lá vá parando em momentos específicos da vida para fazer sossegar a sua alma. E a propósito, o sábado não seria o momento ideal para isso?!

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...