Isaías 55:8:

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

Talvez você esteja pensando sobre a forma como Deus tem traçado seu caminho. Talvez esteja pensando como poderia ser de outra forma. Se você pudesse, faria algumas mudanças. Sei que não é fácil andar pelas veredas da justiça. Quem foi que disse que seria fácil? No entanto, devemos ter uma confiança tal no Senhor que mesmo em meio as nossas dúvidas e incertezas, Ele saberá o que é melhor para nós. Isso não significa que Deus está sendo insensível a sua dor, ou que esteja tratando com descaso nossas vidas. Mas porque ficamos tão cheio de dúvidas em relação a como Deus tem conduzido nossas vidas? Porque os pensamentos dEle não são os nossos. A questão não é ter a dúvida, e sim, como iremos lhe dar com ela. A única forma de lhe darmos da maneira certa com as dúvidas é descansar em Deus, e deixá-lo fazer as coisas como lhe apraz. Contudo, nem sempre aceitamos tudo numa boa. Passamos do estágio da lamentação para a murmuração e da murmuração para a falta de confiança em Deus.
Isaias nos aponta algumas razões do porque fazemos isso.

1 - Falta de Comunhão com Deus

Realmente nós não temos como imaginar o tamanho dos prejuízos que sofremos quando estamos sem comunhão com Deus. O texto de Isaias profetiza sobre um tempo em que o povo de Deus estaria no cativeiro. E um dos primeiros passos para esse tragédia foi a perda da comunhão com o Senhor que se deu aos poucos. "Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto" (Isaías 55:6). Essa fala do Senhor é a evidência mais clara de que o povo estava sem comunhão. Pois, há um chamado da parte de Deus para que eles o busquem novamente. Só se busca algo quando não se tem esse algo. Às vezes inventamos de pegar certas entradas à direita ou à esquerda, sem saber no final o que estaremos perdendo. Sua vida nunca chega aonde ela chegou sem um motivo. Talvez sua comunhão com Deus, neste momento, não seja boa. Sua boca pode até dizer que tudo está bem. Mas neste caso o único que pode dar o diagnóstico certo é o Senhor. Se sua vida for examinada agora pela Palavra, apareceria alguma "enfermidade" no raio "X" tirado por Deus? Se aparecerem sintomas como: falta de vontade de estar perto dEle, de conversar com Ele, de imitar Ele, de aplicar a Palavra dEle, achar que o que Ele faz não está tão certo, achar que não há nada de errado com você quando todas as evidências dizem que sim, então você pode estar com uma produção muito baixa do componente: Comunhão com Deus! Seu corpo espiritual não vai suportar muito tempo sem este componente importantíssimo para seu crescimento espiritual.

 

2 - Rebelião aos pensamentos e caminhos de Deus

Depois que a falta de comunhão com Deus se instala em nosso organismo espiritual, segue-se um descompasso voluntário e proposital contra a vontade de Deus. "Que o ímpio abandone o seu caminho e o homem mau, os seus pensamentos" (Isaías 55:7 a). Geralmente um problema nunca está sozinho. Sempre acaba atingindo outros órgãos. Assim como um câncer, a falta de comunhão com Deus, poderá lhe levar a um estágio muito avançado de rebelião. O problema com o povo de Deus nesta altura de suas vidas foi justamente fazer o que estava no pensamento deles. Logo seus caminhos difeririam muito dos de Deus. As palavras caminhos e pensamentos, juntas passam-nos a idéia de uma filosofia de vida que realmente foi levada a prática. Os nossos caminhos dirão algo sobre nossos pensamentos. E nossos pensamentos dirão algo sobre nossos caminhos!


Mas a boa notícia, é que o Senhor está disposto a mudar este quadro de doença espiritual terminal. Ele diz:

Volte-se ele para o Senhor que terá misericórdia dele; Volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão (Isaías 55:7 b).

Eis a razão do porque o Senhor disse que os caminhos e pensamentos dEle são diferentes dos nossos. Porque, no final das contas, ele sempre sabe o que o melhor para nós - restauração!

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...