Estudo Complementar

Esta seção do site é destinada para professores da Escola Bíblica Sabática, mas qualquer pessoa que deseja estudar mais sobre a lição da semana é bem vindo!

 

Judas 1:3:

3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

 

 

Esta não é uma carta muito pregada nas Igrejas; não é muito ensinada pelos professores e nem muito lida pelos crentes. Em um concurso para conseguir o título não invejável de "O Livro Menos Conhecido e Mais Negligenciado do Novo Testamento", a carta de Judas teria como competidores apenas a carta de Paulo a Filemom e a II e III carta de João. Muitos crentes conhecem a expressão: "a fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos" (v. 3); mas é bem provável que a grande maioria não saiba que esta passagem se encontra em Judas.

Filemom 1:8-19:

8 Por isso, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, 9 Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo. 10 Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; 11 O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar. 12 E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. 13 Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho; 14 Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário. 15 Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, 16 Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no SENHOR? 17 Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. 18 E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. 19 Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.

Esta pequena Carta a Filemom é única particular de Paulo que possuímos. Sem dúvida alguma que Paulo deve ter escrito muitas cartas particulares; e sem dúvida que estas cartas sofreram o destino de todas as cartas particulares; o mais provável é que fossem destruídas; e de todas elas só sobreviveu a carta escrita a Filemom.

Colossenses 3:12-17:

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Quando uma pessoa se converte a Jesus Cristo deve experimentar uma mudança completa em sua personalidade. Ela se despoja do seu velho Eu e se reveste do "novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade" (Ef. 4.24). Assim como um candidato ao batismo se despe de suas velhas vestimentas e se reveste de uma nova vestimenta branca, assim é a vida de quem realmente nasceu de novo.