Aos vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de Sebate), no segundo ano de Dario, veio o palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:

Zacarias 1:7 

INTRODUÇÃO


   Zacarias exerceu seu ministério para o primeiro grupo de hebreus que retornaram à Jerusalém. Isso ocorreu após o decreto do Rei Ciro, que autorizou o retorno do povo hebreu. Zorobabel e o sacerdote Josué lideraram o retorno que tinha como um dos objetivos: reconstruir o templo. Ao longo da reconstrução encontram oposição de povos vizinhos como os samaritanos que provocou desânimo e a possibilidade de abandonar o projeto.
   Zacarias surge com a intenção de enviar uma mensagem divina para reverter o desânimo do povo. Nessa lição, de forma resumida, veremos o que o profeta tinha a dizer àqueles homens e mulheres, e quais lições nos proporcionam nos dias atuais.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE ZACARIAS?


   O texto de Zacarias tem uma fundamental importância doutrinária. De acordo com o Reverendo Hernandes Dias Lopes:

   “Kenneth Barker diz que Zacarias é, provavelmente, o mais messiânico, apocalíptico e escatológico de todos os livros do Antigo Testamento. O profeta preanunciou a primeira vinda de Cristo em humildade (6.12), Sua humanidade (6.12), Sua rejeição e traição por trinta moedas de prata (11.12,13), Seu ser sendo ferido pela espada do Senhor (13.7), Sua divindade (3.4; 13.7), Seu sacerdócio (6.13), Seu reinado (6.13; 9.9; 14.9,16) e Sua segunda vinda em glória (14.4). O livro de Zacarias como um todo ensina a soberania de Deus na história, sobre Seu povo e sobre as nações, no passado, presente e futuro.


QUEM FOI ZACARIAS?


   Ao longo de seu ministério, Zacarias exerceu a responsabilidade de sacerdote e profeta, simultaneamente. Ele provém da tribo de Levi e descende de uma família de sacerdotes (ver Zacarias 1:1 e 7). “O SENHOR LEMBRA” é o significado do seu nome. Seu nascimento ocorreu no exílio abilônico. Ele retornou com o primeiro grupo sob a liderança de Zorobabel.


COMO A MENSAGEM DE ZACARIAS É ESTRUTURADA?


   O livro de Zacarias é considerado o mais apocalíptico e escatológico do Antigo Testamento. A maior dificuldade de
interpretar é pelo risco de uso de símbolos, parábolas e visões. Nesse caso muito deve-se ter muito cuidado na exegese do texto e evitar conclusões literais sobre as falas do profeta.
   Pode-se dividir o livro nos seguintes temas:
   •
Os capítulos 1-8 encorajaram os judeus na reconstrução do Templo;
   •
Os capítulo 9-14 apresentaram profecias sobre Israel e o Messias.

   Para quem gosta de música, veja o que o Reverendo Hernandes Dias Lopes disse:


“O livro de Zacarias é, também, uma obra-prima musical inigualável, com movimentos mais simples na primeira parte, seguidos de uma estrondosa rapsódia final, com acordes estalando, rápida sucessão de notas e alterações súbitas entre os tons maior e menor e um final triunfante”


   A despeito desses termos, a citação nos mostra a preocupação do autor do livro em estruturar um texto que fosse atraente e impactasse os seus leitores.

   Que tal darmos uma atenção especial aos louvores entoados em nossos cultos. Analisem as letras, busquem
aplica-las ao crivo bíblico. Entendo que quando cantamos um louvor na igreja, estamos fazendo um compromisso público com Deus e nossos irmãos.

 

ZACARIAS FALA PELA PRIMEIRA VEZ


   A mensagem do profeta tinha o propósito de exortar o povo e levá-lo ao arrependimento, como podemos observar
no capítulo 1, versos de 1 a 6. Nesse sermão, Zacarias fala sobre os erros dos antepassados e que estes recusaram as profecias.
   1. Ao longo do livro, pode-se observar oito visões narradas por Zacarias. Vejamos o que elas indicam:
   2. Deus está olhando para Jerusalém, pois a casa dele estava sendo edificada. (Zacarias 1:7-17)
   3. Os inimigos do Senhor que se levantassem contra seu ovo seriam destruídos. (Zacarias 1:18-21)
   A restauração do sacerdócio. (Zacarias 3). Nesse ponto, o profeta faz referência ao Messias prometido. Com essas visões, o povo deveria reconhecer que Deus estava sustentando e conduzindo a reconstrução. Essa obra não era meramente humana! Ao mesmo tempo, as pessoas deveriam compreender que o reino do Senhor está fundamentado na justiça. Isso definiria como os líderes 
deveriam governar sobre o povo e como os mais abastados
deveriam tratar os mais pobres.


UMA ADORAÇÃO COM SINCERIDADE


   Na Babilônia, o povo exilado desenvolveu o hábito de jejuar em sinal de luto pelo templo destruído. Uma comitiva
vinda de Betel foi questionar os sacerdotes em Jerusalém com a seguinte questão: devemos continuar o jejum? (Zacarias 7:2 e 3). Parece que a prática do jejum tornou-se um incômodo. Isso revela que a atitude daqueles homens em relação à adoração estava sendo forçada, mecânica e triste. Os sacerdotes exortam que a adoração deve ser uma festividade na vida de cada indivíduo e da comunidade, em honra e louvor a Deus.

 

   Em muitos casos, o relato acima tem sido um dos problemas de nossas igrejas. Há filhos de crentes que cumprem rituais porque se acostumaram, desde cedo, mas não se conscientizaram sobre os porquês de tais atitudes. Como podemos evitar que as programações da igreja se tornem meros ritos?

 

O MESSIAS É ANUNCIADO


   Zacarias falou sobre a vinda do Messias. Utilizou-se de diversos simbolismos como citado pelo Reverendo Hernandes
Dias Lopes: 
   • A coroa real pertencia a tribo de Judá e à dinastia de Davi;
   • O termo “Renovo”, que aparece no capítulo 6:12 refere-se ao Messias;
   • A indicação que o Messias edificará o Templo do Senhor, obra que somente Cristo pode realizar;
   • A revelação que o Messias será o sacerdote entronizado.

 

   Os oito primeiros capítulos de Zacarias abordam os motivos que impulsionaram os judeus a reconstruírem o Templo. Os últimos seis capítulos, o profeta direciona suas palavras ao futuro: Ele profetizou um castigo divino para as nações ao derredor de Israel que causaram sofrimento ao povo de Deus e do aparecimento do Messias (Zacarias 9:1-8)

 


CONCLUSÃO


   As profecias de Zacarias se cumpriram ao longo da história. O nascimento de Jesus é a prova!!! É hora de despertar diante das profecias bíblicas sobre a segunda volta de Jesus. Você acha que está demorando? No tempo de Deus não há atraso. Prepare-se! JESUS ESTÁ VOLTANDO!


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE


1.
Quando Zacarias foi questionado se o jejum deveria continuar, qual foi sua resposta?
R.


2. Como Zacarias se refere ao Messias?
R.


3. As profecias messiânicas em Zacarias descrevem quais acontecimentos?
R.

Related Articles

As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...
Profeta Malaquias: restaurando o culto a Deus
Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos...
O profeta Ageu: Deus exorta seu povo quanto às suas prioridades
Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Ageu 1:8...
Profeta Sofonias: o Senhor julga, mas preserva seu povo
Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do SENHOR. O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem...