TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

2 Timóteo 2:1-2

INTRODUÇÃO

   Na lição anterior descobrimos quem era Timóteo: um jovem que foi adotado pelo Apóstolo Paulo como um “filho na fé”. Sua mãe era uma judia cristã e o pai grego e moravam em Listra (ficava na região da Licaônia, província da Galácia, hoje é a Anatólia, Turquia). Ele acompanhou o apóstolo em sua segunda viagem missionária (Atos dos Apóstolos 16:1-5). Os livros de Primeira, Segunda Timóteo e o de Tito são chamados de cartas pastorais do apóstolo Paulo. Ele as escreveu aos seus “filhos” na fé, Timóteo e Tito que eram jovens pastores. Timóteo havia ficado em Éfeso (uma grande cidade da Ásia Menor) para pastorear e organizar as Igrejas dessa cidade (1 Timóteo 1:2-3). Tito teve sua missão na ilha de Creta (Tito 1:4-5). Ambos tinham o problema de rejeição por parte dos homens mais velhos por serem considerados muito jovens para ocupar um cargo de liderança na Igreja.

   As duas epístolas a Timóteo são de orientações e incentivo ao jovem pastor. Por isso, ele diz: “Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros” (2 Tm. 2:1,2). Como ele acompanhou o apóstolo Paulo durante a segunda viagem missionária podemos pensar que Timóteo teve um curso de Teologia ao vivo e em tempo integral durante esse período. Ele ouviu o Evangelho da boca de Paulo e deveria transmitir a homens fieis e idôneos para que preparassem outros obreiros. Mas, antes era necessário que ele fosse forte na graça que há em Cristo Jesus.

    Baseados nesse texto citado da segunda carta, pode-se dizer que para ensinar a verdade da Palavra de Deus a novos obreiros ou mesmo para a Igreja, é indispensável que o professor seja forte “na graça que há em Cristo Jesus”. Como isso acontece? A graça de Deus que é manifestada através da Salvação por meio de Jesus Cristo nos ensina o estilo de vida que devemos ter: “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2:11-13). Então, o obreiro cristão deve mergulhar nessa graça e isso se dá através da oração, leitura e meditação nas Escrituras Sagradas. Não há como fortificar-se na graça sem a oração e o estudo profundo e sério da Palavra. Isso é a base para um ministério frutífero e de acordo com a vontade de Deus.

   1. Desafio ao trabalho concluído: “Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (2 Timóteo 4:5).

   a) No ministério pastoral: Timóteo, com certeza, tornou-se um grande evangelista, pois havia sido treinado pelo maior de todos, Paulo. O apóstolo não foi apenas um grande evangelista, mas o maior teólogo da Igreja Cristã. Ele conseguiu deixar para os cristãos verdades fundamentais como: a Teologia da cruz, sobre a justificação pela fé, graça, o fim da circuncisão como sinal para o povo de Deus, a inclusão dos gentios na comunidade da fé. Escreveu treze cartas às Igrejas e pessoas. Como evangelista ele foi muito ativo: em toda Ásia Menor (principalmente o território que corresponde a atual Turquia) e parte da Europa, as principais igrejas foram plantada por ele. Talvez tenha ido até a Espanha (Romanos 15:24). Esse era o mestre de Timóteo.

   Quase no final da segunda carta, Paulo faz a recomendação para Timóteo e após esse versículo (2 Timóteo 4:5), ele anuncia a sua morte iminente. Ele dá as últimas recomendações para o seu filho na fé, de como portar-se no ministério:

Seja sóbrio em todas as coisas: comporte-se de maneira serena em tudo. Isso é uma atitude importante num líder: tratar com serenidade os problemas que ocorrem no seu ministério.

Suporte as aflições: a Igreja estava sob intensa perseguição do Império Romano. Paulo estava preso esperando a sua execução quando escreveu esse versículo. A comunidade da fé era atacada pelos judeus que faziam oposição constante e por falsos ministros que disseminavam heresias (1 Timóteo 1:6 7). Timóteo também sofria de problemas crônicos de saúde que foi citado por Paulo (1 Timóteo 5:23).

Faça o trabalho de um evangelista: ao ler as duas cartas de Paulo ao seu filho na fé, percebe-se que Timóteo era um obreiro completo. Ele foi deixado em Éfeso para cuidar das Igrejas da cidade20 e da região, organizar o ministério nas Igrejas, o cuidado com anciãos e viúvas e orientações aos escravos e senhores (1 Timóteo 1:3; 2:1,8; 3:1-14 e 5:22; 5:1-16; 6:1,2). Apesar de todas essas atribuições deveria continuar o ministério de Paulo plantando Igrejas (evangelista). Esse trabalho nunca pode ter fim, pois: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm. 2:3,4).

Cumpra plenamente o seu ministério: apesar das dificuldades como: oposições de falsos mestres e judeus, sua juventude e problemas de saúde, ele deveria cumprir o seu ministério com suas muitas atribuições.

   b) Em cada membro da Igreja: o desafio também é para todos os crentes. Vivemos numa época que tem os mesmos problemas que as Igrejas da Ásia Menor tinham. Os pecados dos homens são muitos e são públicos: corrupção, assassinatos, degeneração dos costumes, heresias nas Igrejas, falsos mestres e outros. A Igreja é perseguida em muitos países: “Mais de 340 milhões de cristãos no mundo enfrentam algum tipo de oposição como resultado de sua identificação com Jesus Cristo”. Podemos dizer que esse versículo faz sentido para a maioria dos cristãos em nossos dias: “Mas, você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (2 Timóteo 4:5).

   2. Analisando os passos dados por Timóteo a partir de sua conversão: “Paulo chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego. Os irmãos em Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo queria que Timóteo fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que o pai dele era grego. Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém, para que as observassem. Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número” (At. 16:1-5).

   Não temos muitas informações a respeito de Timóteo. Sabemos que sua mãe era judia crente e o seu pai era grego. Quem devia levar o menino para ser circuncidado era o pai. Provavelmente, por ser grego ele não quis que Timóteo fosse circuncidado. Isso não permitia que ele se tornasse um judeu pleno. O fato de um dos pais ser judeu, o filho também era considerado judeu. Como ele não era circuncidado e todos os judeus da cidade sabiam disso, Paulo circuncidou-o para que se tornasse um judeu pleno. Isso evitaria falatórios entre os membros da comunidade judaica.

   Ele fora criado conhecendo as Sagradas Escrituras (o Antigo Testamento). Timóteo tinha um exemplo a seguir: a fé da sua avó Lóide e a sua mãe Eunice, que o ensinaram na Palavra de Deus (2 Timóteo 3:15). Converteu-se pela pregação de Paulo durante a primeira viagem a Listra e região. Nessa oportunidade, o apóstolo curou um homem que era coxo desde o nascimento e os cidadão de Listra acharam que eles (Paulo e Barnabé) eram os deuses que haviam descido à terra. A história está no livro de Atos, capítulo 14. Timóteo tinha uma ótima reputação entre os crentes (Atos dos Apóstolos 16:2) da sua cidade, Listra, também da cidade de Icônio que ficava a trinta quilômetros de distância.

   Quando Paulo e Silas são novamente enviados pela Igreja de Antioquia (da Síria), vão para aquela região, sul da Ásia Menor, quando chegam a Listra, convidam Timóteo para acompanhar-lhes. Passam pela Frígia e pela Galácia e o texto bíblico diz que as igrejas eram edificadas (Atos dos Apóstolos 16:5). São enviados pelo Espírito Santo para a Europa. Chegam a Filipos, na Macedônia. Assim começam a evangelização da Europa e Timóteo estava junto, fazendo seu treinamento prático em pregar o Evangelho aos gentios.

   Em 1 Timóteo 1:3 Paulo diz que deixou em Éfeso para advertir os que estavam introduzindo heresias. A carta nos informa que aconteceu na sua terceira viagem pela região, quando estava dirigindo-se à Macedônia. A cidade de Éfeso era uma próspera cidade portuária, um rico centro comercial da Ásia Menor. Como no primeiro século as igrejas reuniamse nas casas, devido ao tamanho de Éfeso, possivelmente houvesse uma rede de congregações pela cidade e povoados da região24. A tarefa que o jovem pastor foi incumbido era enorme e de grande responsabilidade: combater com ousadia as heresias e organizar o presbitério nas igrejas. Na mesma carta, Paulo estimula o seu filho na fé a perseverar na leitura exortação e ensino das doutrinas cristãs ensinadas pelo apóstolo (1 Timóteo 4:11-16).

   3. Ressaltando o dever de vigilância para o jovem pastor Timóteo: “Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza. Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem” (1 Timóteo 4:12 16).

   a) Não negligenciar o dom. Esse dom havia sido dado por Deus após a imposição de mãos do presbitério e por profecia. Não sabemos se Paulo estava se referindo a um dom específico dado pelo Espírito Santo ou se às qualidades de liderança como pastor. O importante é que foi concedido por imposição das mãos, provavelmente na sua ordenação, mas também havia uma profecia sobre isso, a qual não nos é informada. O jovem pastor não devia negligenciar esses dons.

“Nesse caso, a benção buscada e subsequentemente concedida por Deus foi um dom adequado para a tarefa que precisava ser realizada. Ao lembrar Timóteo desse evento, Paulo o exorta a não negligenciar o seu dom. Ele tem de ser desenvolvido e isso vai exigir que ele seja diligente nessas coisas”

   b) A importância da ordenação – imposição de mãos. No Novo Testamento não temos a unção de obreiros. Quando se fala em unção refere-se à Unção do Espírito Santo (2 Coríntios 1:21-22; 1 João 2:20) a todos os crentes. A outra situação é a oração e unção de enfermos com óleo, preconizada em Tiago 5:14-15. A ordenação se dá pela oração com a imposição de mãos (Atos dos Apóstolos 6:6; 9:17). A unção de pessoas com óleo ocorre apenas no Antigo Testamento, os sacerdotes (Levíticos 8:30), reis (1 Samuel 10:1; 16:12, 13) e profetas (1 Re 19:16). Paulo lembra que Timóteo recebeu um dom para o ministério que foi dado por profecia e imposição das mãos do presbitério. Homens que já receberam a ordenação para o ministério impõem as mãos sobre o novo ministro da Palavra. Isso, além de ser um cerimonial novo da comunidade de fé tinha um grande significado: mostrar para a igreja que esses homens manifestavam os dons que o Espírito Santo concede: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef. 4:11,12).

   c) Meditar e dedicar-se a isso: A recomendação de Paulo era que Timóteo fosse o exemplo entre os fiéis, na Palavra, no trato com os irmãos, no amor, no espírito, na fé e na pureza. Ser exemplo entre os fiéis, pode-se dizer que ele deveria ser uma luz que brilhasse num local já iluminado, pois Jesus recomendou que os cristãos fossem a luz do mundo. Ele deveria ser o melhor entre os muito bons! Deveria ler, exortar e ensinar. A Palavra de Deus deve ser lida com frequência para que ela fique em nosso coração e as exortações e o ensino serão baseados Nela. “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos” (1 Timóteo 4:15). O aproveitamento deve ser manifesto a todos: a Igreja deve perceber quando o seu pastor persiste em ler, quando ele é o exemplo para os fiéis: no amor, no trato com os irmãos, na fé, na pureza. Não se espera que o pastor seja um “supercristão”, impecável em tudo, que sabe tudo sobre a Bíblia e que jamais peca. Mas, qualquer congregação deve ver no seu pastor um exemplo em tudo. Ele deve ser o bom cheiro de Cristo: E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? (2 Coríntios 2:14-16).

   d) Ser zeloso para consigo próprio e com a doutrina que lhe foi confiada: Sobre os ombros de Timóteo pesava uma carga enorme. Ele era mais jovem que muitos crentes das congregações. Esses mais velhos olhavam com desconfiança para o jovem pastor. Além disso, ele foi designado a pastorear uma igreja que sofria grande investida de Satanás através de falsos mestres que traziam ensinos enganosos (1 Timóteo 1:3-7). Éfeso, como uma grande e rica cidade na época, tinha muitos problemas com idolatria e artes mágicas (Atos dos Apóstolos 19:18-19; 24-28). Para enfrentar tantos problemas, Paulo recomenda a Timóteo que tivesse cuidado com ele mesmo e com a doutrina. Devia perseverar no estudo da Palavra, exortação, ensino e continuar sendo o exemplo para os fiéis. Todo obreiro cristão deve ter cuidado com sua saúde física, mental (ser zeloso para consigo mesmo) e estudar com dedicação a Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO

   Timóteo é exemplo para obreiros de todas as épocas: profundo conhecedor da Palavra de Deus, disposto para o trabalho, de confiança do apóstolo Paulo, dava bom testemunho aos crentes com quem congregava. Tinha uma estatura espiritual que lhe permitia pastorear e organizar uma Igreja, confrontando os que pregavam falsas doutrinas. Com base no que foi estudado pode-se dizer que um obreiro cristão deve:

• Ter todas as condições descritas no capítulo 3 de 1 Timóteo.

• Ser exemplo para os fiéis no trato, no amor, na palavra, no amor, no espírito, na fé e na pureza.

• Persistir em ler, exortar e ensinar a Palavra de Deus.

• Valorizar o cargo que ocupa e a sua ordenação com imposição de mãos pelo presbitério da Igreja.

• Meditar e ocupar-se do seu ministério de forma que o seu desempenho seja percebido pela Igreja onde serve.

• Ter cuidado com a doutrina e perseverar nela.

• Fazer o trabalho de um evangelista: a Igreja sob sua liderança deve se multiplicar, ou seja, plantar novas congregações. Essas se tornarão Igrejas plantadoras de novas congregações. Evangelizar não se faz dentro do templo e sim nas ruas, nas casas, nos locais de trabalho e em lugares distantes. Missões não se fazem visitando outras congregações da mesma denominação. É inconcebível que um pastor evangélico não se preocupe com missões. Não é possível que a Igreja sob sua liderança não ore por pessoas e povos não alcançados, que não contribua financeiramente para sustentar missionários. O pastor é o líder da comunidade de fé e é ele quem tem que orientar a Igreja para tornar-se comprometida com a pregação do Evangelho. Todos os membros devem testemunhar da Palavra e levar pessoas a crer em Cristo Jesus como Salvador.

• “Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (2 Timóteo 4:5). Fazer o trabalho de um evangelista é levantar os olhos e ver os campos que já estão brancos para a ceifa, como disse Jesus aos Seus discípulos (João 4:35b). As palavras de Jesus demonstram que há urgência na Missão. O bom evangelista sabe dessa urgência!

 

QUESTÕES PARA REFLETIR EM CLASSE

1. De que cidade Timóteo era? Localize num mapa a cidade.

R.

2. O que tinha de especial em sua mãe e a avó?

R.

3. Evangelizar e promover Missões (com oração, contribuição financeira, participação direta dos membros da sua Igreja) é prioridade na congregação que você frequenta?

R. 

4. Considerando a questão anterior, que você pode fazer? (discuta isso em grupo, na Igreja).

R.

5. As reuniões de oração na sua igreja são apenas para interceder pelos problemas locais ou há preocupação com aqueles não alcançados ainda e não conhecem a Jesus como Salvador?

R

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
O ensino por parábolas
Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34...
O bom samaritano
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele...
As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...