A Procura Pela Grandeza
Apenas como comunidade, importância e felicidade, algumas pessoas se pegam elas mesmas em uma interminável e infrutífera busca pela grandeza. Se fizéssemos uma pesquisa aleatória na rua e perguntássemos às pessoas quais os indivíduos que pensavam que eram "Grandes", nós teríamos uma ampla variedade de respostas: dos poderosos homens de negócios aos milionários dos esportes, ou estrelas de cinema a presidentes. Se perguntássemos a essas mesmas pessoas o que faz uma pessoa "grande", as respostas provavelmente incluiriam: poder, dinheiro, fama, a realização individual, status e posição. Alguns poderiam até mesmo incluir altruísmo, mas tenderia a ser uma ajuda publicamente notada pelos outros.
A busca pela grandeza pode estar estreitamente relacionada à busca pela significância. Mas parece ter geralmente, um extremo insano. Particularmente, mais do que somente fazer ou ser alguém que importe, o indivíduo agora tem que fazer e ser o maior e melhor. A grandeza começa a ser medida não somente pelo que você tem feito, mas por quantas pessoas foi percebido. E como todas as outras buscas que nós temos discutido (e talvez até mais do que sobre grandeza), aqueles que buscam a grandeza fora do contexto de relacionamento com Deus, estão caminhando rumo ao desapontamento e a uma queda muito grande. Quando pensa sobre a realização de grandeza em sua vida, sobre o que você pensa?
A maioria de nós tem dado esperanças de ser a mais famosa, rica ou poderosa pessoa do mundo. Mas à medida que pega o comum de sua vida - seus objetivos, sonhos e aspirações - o que você pegaria para sentir-se realmente grande? Algo de você deve listar objetivos fantasiosos que você nunca poderia alcançar. Outros, humildemente diriam que são tão insignificantes que eles nunca poderiam ser grandes. Ambas são atitudes completamente erradas.
A Busca dos Discípulos Pela Grandeza
Os discípulos, também, caíram na armadilha de quererem ser grandes, sob uma perspectiva mundana. Esses homens tinham deixado tudo para seguir Jesus para todo lugar que Ele os liderasse. Mas à medida que começaram a reconhecê-Lo como o Messias, suas mentes foram preenchidas com pensamentos de como Jesus estava indo recuperar o trono de Israel para o povo Judeu. Eles chegaram à conclusão que Ele precisaria de homens em posições importantes de poder e autoridade para ajudá-Lo a governar. Certamente os escolhidos, seriam aqueles que tivessem estado com Jesus desde o início. Foi por isso que eles continuaram a seguir Jesus?
Agora há um grau de especulação sobre isso. Mas havia definitivamente uma corrida por grandeza na estória aqui relatada. A mãe de Tiago e João imaginou que Jesus lhe daria algo por levar seus dois filhos para longe da família. Ela tentou transformar o favor em privilégio, pedindo a Jesus que desse a Tiago e João as duas posições mais honradas em Seu futuro Reino (o relato de Marcos não menciona a mãe). Esses dois jovens viram uma oportunidade de ouro para a grandeza e tentaram manobrá-la à sua maneira. Naturalmente, a resposta dos outros discípulos foi a indignação. Mas isto, porque Tiago e João tiveram a audácia de pedir, ou porque os outros discípulos estavam chateados por não terem pensado nisso primeiro?
A Receita de Jesus Para Grandeza
Jesus quer que você seja grande. Ele soletrou bem claramente na nossa passagem de hoje, que com a Nova Comunidade, a verdadeira grandeza pode ser alcançada e que Ele esperava plenamente que cada membro a buscasse. Como de hábito, entretanto, Jesus tinha uma definição de grandeza muito diferente da maioria das pessoas, desde então, até agora. Esta é a parte que nós discutimos na lição passada, sobre como o Núcleo de Valores da Nova Comunidade voou face à sabedoria popular.
Jesus claramente apresentou a definição de grandeza, dentro da Nova Comunidade, em Mateus 20:26-27. Se você quer ser grande e vir primeiro, tem que servir aos outros. Deixar de lado suas próprias necessidades, suas aspirações e sua direção, para seguir-Me. Derrame-se em encontrar as necessidades dos outros. Esta é a verdadeira grandeza aos olhos de Deus.
Jesus, mais adiante, enfatizou esse conceito, demonstrando a liderança de servidor para Seus discípulos. Nosso pensamento natural é que, quanto mais importante a pessoa, mais os outros irão servi-la. Mas Jesus disse (v.28), que Ele não veio à Terra para ser servido, mas para servir aos outros e para literalmente desistir de Sua vida por eles. Agora, se houver algum homem digno de ser servido, teria sido Jesus. Mas repetidas vezes, os discípulos o observaram em Sua maneira de servir aos outros. Toda Sua vida e ministério não foi sobre o que Ele poderia obter, mas particularmente, sobe o que poderia dar aos outros.
Naturalmente, a demonstração final disto foi na morte e ressurreição de Jesus para obter nosso perdão. Mas , antes disso, perto da época do incidente de Mateus 20 (talvez como uma resposta a isso?), Jesus mostrou-lhes o que significou realmente o que disse, quando lhes lavou os pés sujos e mal-cheirosos (João 13). Estava Jesus rebaixando-Se a Si mesmo? "Descendo" Ele mesmo a esse nível, diminuiu de alguma maneira a Sua grandeza ou Sua habilidade de fazer o que tinha sido chamado a fazer? Será que estava fingindo humildade na esperança de que alguém pudesse dizer: "Oh,Jesus, você é tão grande. Você é mais do que importante fazendo isso?" Não. Jesus estava mostrando aos Seus discípulos e para todos aqueles que mais tarde iriam aderir à Sua Nova Comunidade, que a verdadeira grandeza e liderança vão de mão em mão com um coração de servir aos outros.
O furacão Katrina fez um tremendo impacto em nossa família da Igreja. Não, os ventos e as ondas não alcançaram todo o caminho para Wisconsin, para danificar nossas casas ou o edifício da nossa Igreja. O impacto veio com as oportunidades que nós tivemos para responder à devastação que o furacão trouxe. A Igreja e os indivíduos dentro da Igreja coordenaram e participaram em várias viagens à costa do Golfo; no passar de um ano e meio para fazer todas as coisas, desde a entrega de materiais à limpeza dos entulhos e reconstrução das casas e vidas. Eu não digo isso a vocês para vangloriar a Igreja - tem sido verdadeiramente um humilde privilégio para nosso povo, estar envolvido no que Deus está fazendo lá – mas posso falar honestamente a vocês, que cada pessoa que foi, tem recebido muito mais do que tem dado. Por repetidas vezes, ouvimos histórias de como seu ato de servir aos outros tem impactado essas pessoas. Elas voltam com uma nova paixão pelo Senhor, um maior entendimento de quem eles são e onde eles se encaixam no plano de Deus, e com um profundo desejo para continuar a servir aos outros aqui e em qualquer lugar.
Este é o maravilhoso princípio de Deus, da liderança de servidor. Se você quer ser grande no Reino de Deus, comece sendo um servo para todos. Permita que Deus mude seu coração.