Texto de Estudo: 1 Timóteo 5:1-8, 1 Timóteo 5:17-22

Instruções sobre Liderança

Como discutimos na lição da semana passada, Paulo escreveu instruções a Timóteo, a quem ele deixara para discipular a Igreja em Éfeso, enquanto ele continuava suas viagens. Embora Timóteo fosse o líder dali, o capítulo cinco começa com instruções sobre tratar os membros da igreja como familiares; e, não, como subalternos ou subordinados.

Quando nos encontramos em uma posição de liderança, precisamos vê-la como uma oportunidade de servir aos que estamos liderando, e não como um momento para usar nossa autoridade de maneira abusiva. Ter um forte senso de quem somos com Cristo – e sem ele – é a base forte para ser um bom líder.

As instruções de Paulo lembram o estilo de liderança de Jesus. Ele veio como líder, porém pronto para servir. Paulo atesta que, quando Jesus veio à Terra, ele "esvaziou-se de si mesmo, assumindo a forma de servo" (Filipenses 2:7). João mostra que Jesus estava seguro em saber que sua posição viera de Deus. Ele não se sentia ameaçado por seus seguidores; não precisava se portar como se estivesse acima deles para lembrar-lhes de quem ele era. Sua identidade e posição estavam seguras no Pai (João 13:3).

Quando Jesus comia a Última Ceia com seus discípulos e lavou os pés deles, sentiu-se livre para assumir o papel de servo. Ele despiu-se de sua capa; pegou uma toalha, uma vasilha de água e ajoelhou-se aos pés de cada discípulo. Aquele cujo nome está acima de todos os outros se ajoelhou como um escravo comum! Isso deveria realmente nos desafiar. Ali estava ele com alguns de seus amigos mais próximos e, de repente, muito obviamente, servia-os. Era tudo muito estranho para seus discípulos. Pedro sentiu-se tão desconfortável que, a princípio, recusou-se ser lavado. Jesus desafiou aqueles homens a também servirem aos demais, dizendo: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (João 13:15).

Instruções sobre Relacionamentos na Igreja

A compaixão de Paulo por Timóteo era evidente nos frequentes conselhos e direções dados por ele.

Neste ponto, Paulo começa a esboçar como deve ser a conduta de Timóteo com referência a vários grupos de pessoas na igreja em Éfeso: pessoas mais velhas e mais jovens (vv. 1-2), viúvas (vv. 3-16), presbíteros (vv.17-25), escravos e senhores (6:1-2). Seu conselho a respeito do primeiro grupo concorda bem com sua imagem de uma congregação local como uma família.

Idosos e jovens. O conselho, no versículo primeiro, contra qualquer tratamento ríspido ("não repreendas") também se aplica aos quatro grupos mencionados. Em vez de um severo ataque verbal, Paulo instrui Timóteo a admoestar aos idosos como se fossem pais e mães (cf. Levíticos 19:32). Da mesma forma, os mais jovens, independentemente do sexo, também devem ser incentivados como membros da família, ou seja, como irmãos.

Timóteo não deveria conduzir a Igreja de forma agressiva, mas com compaixão, o que indica incentivo de forma positiva e amorosa. A disciplina positiva consegue mais do que a censura negativa.

Viúvas. Na seção seguinte, Paulo continua falando sobre relacionamentos na igreja, incluindo o cuidado apropriado para com as viúvas. Paulo destacou que as "verdadeiras viúvas", aquelas que não têm família, devem ser cuidadas pela Igreja; e as que ainda têm família devem ser cuidadas pelos familiares (vv. 3-4). Ele até deu uma repreensão muito forte àqueles que não se importam com as viúvas em suas próprias famílias, dizendo: "[esse homem] tem negado a fé e é pior do que o descrente" (v. 8). Havia um costume naquela época, observado até mesmo pelos pagãos, em que os parentes de uma família cuidavam de suas viúvas.

Portanto, um cristão que recusasse esse dever estaria agindo pior que um infiel. Ignorar as necessidades de sua própria família é o mesmo que negar a fé cristã, cujo fundamentado está no amor generoso e graça de Deus. Nos versículos seguintes (vv. 5-16), que não estão no estudo de hoje, Paulo dá instruções específicas sobre como cuidar das viúvas. As especificidades estão relacionadas com a situação da igreja em Éfeso, mas todas refletem uma preocupação de incentivar as viúvas e seus familiares para um comportamento fiel e piedoso, bem como atender às necessidades físicas.

Líderes da Igreja. Após a sua discussão sobre o apoio às viúvas, a atenção de Paulo se volta para a questão dos líderes da Igreja. Assim, nos versículos 17 a 20, o apóstolo dá algumas instruções quanto aos presbíteros da Igreja. Ao contrário dos anciãos do versículo um, os mais velhos aqui estão os líderes da Igreja, como a descrição do seu ministério indica. Havia pelo menos dois grupos de presbíteros na igreja local: aqueles que serviam como administradores e aqueles "cujo trabalho é a pregação e o ensino" (v. 17 – NVI).

Ele asseverou que estes líderes eram dignos de "duplicada honra" e, portanto, merecedores de salário, posto que a "honra", a que Paulo se refere, é o suporte monetário ("dobrados honorários" – ARA), como no versículo 3. Ainda afirmou que acusações contra eles não deveriam ser ouvidas se viessem de apenas uma pessoa. Dessa forma, receberiam proteção contra falsas acusações; mas, ao mesmo tempo, eram alçados a um padrão mais elevado e seriam repreendidos publicamente quando pecassem. Não deveriam ser tratados com favoritismo, portanto.

O Tempo é Tudo

Paulo termina esta seção com o alerta: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos" (v. 22). Isso se refere à mesma imposição de mãos sobre a qual lemos em 1 Timóteo 4:14 na qual Paulo lembra Timóteo de usar o dom espiritual recebido "com a imposição das mãos". A imposição das mãos acontecia quando alguém se tornava um dos presbíteros, para confirmar neles os dons espirituais que precisariam ter para executarem seus deveres.

A palavra "precipitadamente", no versículo 22, encoraja os líderes eclesiásticos a não tornarem alguém um presbítero antes que este tenha alcançado o nível de maturidade necessário. Com que frequência alguém com carisma e dons naturais recebe uma posição de liderança enquanto ainda é jovem em sua fé não testada? Mais do que frequentemente, isso resulta no fracasso espiritual de um líder, porque não teve o tempo necessário para desenvolver as qualificações necessárias ao ofício.

Aqueles que estão familiarizados com barcos a vela provavelmente sabem que uma embarcação precisa de uma quilha para permanecer firme na água. A quilha, que está invisível debaixo d’água, deve ser quase tão longa quanto a altura do mastro. Uma quilha pequena demais, ou fraca e/ou rachada, trará resultados desastrosos quando o vento começar a soprar nas velas, pondo pressão demais. Nosso caráter é como a quilha; e nosso ministério/liderança é como a vela. Quanto mais papéis de ministério ou de liderança assumimos, maiores são nossas velas, e mais força ou pressão é posta nas quilhas de nosso caráter. Um caráter subdesenvolvido ou com falhas não será capaz de suportar as pressões, e esse líder fracassará se sua fraqueza não for trabalhada.

Obviamente, as experiências de Paulo na plantação de igrejas e no relacionamento com o corpo de Cristo amadureceram-no e tornaram-no um sábio mentor para o jovem Timóteo; assim como para nós. Seu conselho para assumirmos uma posição de humildade parece tão conhecido, mas tão pouco praticado. Suas palavras são bons lembretes para seguirmos no caminho de Jesus.

Paulo também sabia que, em uma igreja jovem e em crescimento, é sempre tentador para os pastores darem responsabilidade cedo demais a jovens crentes. Em geral, ficamos facilmente impressionados pela unção; porém, com frequência, esquecemo-nos de olhar mais de perto para o caráter da pessoa. Com que frequência negligenciamos investigar nosso próprio desenvolvimento de caráter? Precisamos não somente ler estas palavras de Paulo; precisamos aplicá-las a nossas próprias vidas.

Related Articles

Continuando uma obra concluída
  E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se...
Corrigindo a injustiça social Corrigindo a injustiça social
E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão...
Tratando o pecado através da oração sincera, sábado
1 E SUCEDEU que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. 2 E falou na presença de...
A palavra de Deus ocupando seu devido lugar, sábado
E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas...