Liderança

O ex-presidente americano Harry Truman certa feita comentou sobre a importância das votações para a liderança:

Imagino quão longe Moisés teria ido se tivesse realizado uma votação no Egito. O que Jesus Cristo teria pregado se tivesse feito uma votação em Israel? Aonde a Reforma teria ido se Martinho Lutero tivesse feito uma votação? Não são as votações ou a opinião pública do momento que contam; é o certo, o errado e os líderes com força, honestidade e uma crença no certo – isso marca época na História do mundo.

 

 

A igreja em Tessalônica era modelo (líder). Paulo disse que a fé era digna de comentário e que este corpo de crentes estava unido. Se queremos uma fé digna de ser falada, precisamos seguir o exemplo dos tessalonicenses. O que os levava a terem este tipo de fé? A liderança de Paulo, Silas e Timóteo definitivamente teve seu papel. Quais eram as características de sua liderança e como podemos aplicá-las hoje?

Lidere com a Mensagem (v. 1-2)

Paulo relembrou sua visita aos cristãos tessalonicenses. Um pouco antes, ele e Silas tinham sido açoitados, aprisionados e expulsos de Filipos. Durante o tempo em Tessalônica, uma confusão começou, instigada por alguns líderes religiosos da cidade. Como a multidão não conseguia encontrar Paulo e Silas, prendeu-se um dos cristãos tessalonicenses, Jasom, e trouxeram-no diante das autoridades civis. Jasom foi forçado a pagar uma quantia às autoridades, garantindo que Paulo e Silas deixariam o local e permaneceriam longe.

Por causa desta entrada humilhante e da partida vergonhosa, alguns podem pensar que o tempo de Paulo em Tessalônica fora um fracasso; contudo, ele queria lembrar seus leitores que seu tempo fora frutífero. Com as costas ainda doloridas, por causa das chicotadas recebidas em Filipos, Deus deu-lhe ousadia para compartilhar Cristo, em face da ansiedade e da oposição.

Para os cristãos, não há base mais firme à mensagem de Jesus Cristo que Romanos 1:16. Frequentemente, contudo, nossa confiança é colocada não na mensagem, mas no método da liderança. O Evangelho deve ser o foco da igreja; não os métodos ou a personalidade do líder. Podemos liderar se tivermos confiança no Evangelho.

Lidere com Integridade (v. 2-6a)

Quase posso ouvir os inimigos de Paulo dizendo aos lutadores cristãos tessalonicenses: "Onde está Paulo agora? Ele apenas correu como todos os outros loucos religiosos que apareceram à nossa frente." O centro da defesa de Paulo é sua integridade, como relembrou seus leitores de sua conduta durante a visita.

O apóstolo mencionou vários assassinos de credibilidade que destroem nossas tentativas de construir a integridade. O primeiro é uma mensagem falsa. Ele lembrou (v. 3) que o conteúdo do Evangelho de Deus é verdadeiro e preciso, não mitos e contos de fadas. Deus realmente enviou seu filho Jesus, que morreu na cruz para pagar a sentença pelos pecados da humanidade e ressurgiu dentre os mortos. Mesmo se formos sinceros, se nossa mensagem for imprecisa ou errada, isso matará nossa credibilidade.

Outro assassino de credibilidade mencionado (v. 3) é um objetivo oculto. Foi isso que Paulo quis dizer com "impureza". No fim, um objetivo oculto é exposto, matando a credibilidade. Mencionou-se a técnica "isca e pesca". A palavra para "engano" era originalmente um termo de pesca que descrevia o uso de uma isca para atrair peixes a morderem um gancho. Nós cristãos, frequentemente, somos culpados da mesma coisa quando dizemos que estamos fazendo uma pesquisa ou convidamos alguém a um evento evangelístico sem lhe dizer do que realmente se trata.

No versículo cinco, Paulo fala sobre insinceridade como um assassino da credibilidade. Um bajulador é alguém que usa palavras lisonjeiras e insinceras para obter vantagem pessoal. Ele também apontou a cobiça. Alguém que usa a religião para encher seu bolso de dinheiro é culpado disso.

Na primeira parte do versículo seis, ele fala do assassino da credibilidade quanto a dizer o que as pessoas querem ouvir. Quando permitimos que a opinião pública determine nossa mensagem, destruímos nossa credibilidade. Em contraste, Paulo descreve, no versículo quatro, a maneira apropriada de construir a integridade. A palavra "aprovados" foi usada para descrever alguém declarado pronto para concorrer a um cargo público. Assim como alguém indicado à Suprema Corte deve passar por sabatinas de confirmação, Deus testa e confirma a integridade daqueles que chama a liderar.

Construir a integridade não significa ser perfeito. Você não precisa mostrar o quão excelentes são suas finanças, ou quão maravilhoso é seu casamento, ou como seus filhos nunca se comportam mal. Precisa exercer o jeito cristão de lidar com dinheiro, ou de ter uma discussão com o cônjuge, ou de disciplinar um filho. Podemos liderar confiantemente se construirmos a integridade.

Lidere com Respeito (v. 6a-9)

Ficamos impressionados com as palavras carinhosas que Paulo usou para descrever seu relacionamento com os tessalonicenses: gentis, carinhosos, amados, deleitado, compartilhar, queridos e assim por diante. Lembre-se de que ele falava sobre seu relacionamento com os tessalonicenses em sua conversão. Mesmo antes de se converterem a Cristo, ele apaixonara-se por aquele povo. Para Paulo, os tessalonicenses não eram apenas um projeto de evangelismo; eram amigos. E não queria somente liderá-los, mas compartilhar sua vida com eles. Isso descreve relacionamentos apropriados de transparência e autenticidade.

Considerando o modo como alguns líderes cristãos comandam, é de se espantar que ainda haja cristãos. No lugar de respeito, nossa vida transpiram desprezo. Esperamos que todos tenham nosso "livro invisível de regras" e conheçam todas as regras imaginárias de brincar de cristãos. Quando não jogam por nossas regras, ficamos zangados e chateados. Liderar com respeito não tem nada a ver conosco, e tudo a ver com demonstração do Evangelho. Podemos liderar, confiantemente, tratando todos com amor e respeito.

Lidere com Encorajamento (v. 10-12)

Paulo usou três verbos para descrever como encorajava seus amigos a reagiram à sua liderança. Nenhum deles é palavra de coerção ou manipulação; são termos que pressupõem o relacionamento carinhoso descrito nos versículos anteriores.

A palavra "encorajar" tem a ideia de se aproximar de alguém e ajudá-la a dar o próximo passo. "Confortar" significa consolar alguém que está perdendo algo e sente vontade de desistir. Finalmente, "admoestar" indica, enfaticamente, dar uma opinião ou expressar um desejo.

Podemos liderar com encorajamento, conforto e admoestação, no contexto de um relacionamento carinhoso.

Related Articles

Continuando uma obra concluída
  E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se...
Corrigindo a injustiça social Corrigindo a injustiça social
E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão...
Tratando o pecado através da oração sincera, sábado
1 E SUCEDEU que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. 2 E falou na presença de...
A palavra de Deus ocupando seu devido lugar, sábado
E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas...