A Igreja Perfeita

Se você encontrar a igreja perfeita, sem mancha, nem chaga, pelo amor de Deus, não se junte a ela! Pois não será mais perfeita. Se encontrar a igreja perfeita, na qual toda a ansiedade tenha cessado, passe longe para que não se junte a ela e estrague a obra-prima. Enfim, já que uma igreja perfeita não existe, com mulheres e homens perfeitos, paremos de procurá-la e comecemos a amar a igreja em que estamos.
(Autor desconhecido)

As pessoas em nossa cultura, orientadas pelo consumo, estão procurando pela igreja perfeita (aquela que preenche cada necessidade e não faz exigências). Muitos pensam que todos os membros do corpo de Cristo deveriam ser perfeitos. A verdade é que a igreja não é feita de pessoas perfeitas, mas das transformadas; assim, não é para os que já têm tudo, mas para aqueles que se renderam a Cristo, para serem transformados à sua semelhança.

O que a Igreja Deveria Ser

Nenhuma igreja é perfeita; contudo, algumas estão mais próximas do ideal do Novo Testamento que outras. A igreja em Tessalônica estava nessa categoria. Ao menos, quatro vezes nesta carta, Paulo deu graças pela igreja e pela maneira com que esta respondeu a seu ministério (1:2; 2:13; 3:9; 5:18). O que tornou Paulo tão grato pela igreja tessalonicense? O que podemos aprender com esta epístola?

Um Povo Eleito

A palavra igreja, no versículo um, significa “um povo chamado”. Como igreja, somos um povo chamado em meio às pessoas deste mundo. Esse chamado indica nossa eleição por Deus à salvação a ser usado para cumprir nosso propósito de glorificá-lo.

Como Paulo sabia que estes tessalonicenses eram eleitos por Deus? Ele viu os resultados da escolha divina que envolvia uma mudança na vida deles. A pessoa que alega ser um dos eleitos de Deus, mas cuja vida não foi transformada, está apenas enganando a si mesma. Aqueles a quem Deus escolhe, Ele transforma.

Uma igreja deve ser composta de pessoas eleitas, salvas pela graça de Deus. Um problema hoje é a presença de pessoas cujos nomes podem estar no rol de membros, mas não aparecem escritos no Livro da Vida do Cordeiro. Todo membro deve examinar seu coração para determinar se verdadeiramente nasceu de novo e pertence aos eleitos de Deus. A verdadeira salvação produz frutos.

Um Povo Exemplar

Houve exemplos em várias áreas da vida, em que Paulo observou que aquele povo andava com Cristo de modo exemplar:

  1. Eles receberam a Palavra (v. 5). O Evangelho veio a eles pelo ministério de Paulo e seus associados. O Espírito Santo usou a Palavra em grande poder, e os tessalonicenses responderam, recebendo a mensagem e os mensageiros. Eles discerniram a autenticidade dos mensageiros divinos e da verdade que estes pregavam.
  2. Eles seguiam seus líderes espirituais (v. 6). A palavra “seguidores”, na verdade, signifi ca “imitadores”. Estes novos crentes não apenas aceitaram a mensagem e os mensageiros, como também imitaram a vida de seus líderes. Quantos de nós queremos imitar a vida dos nossos pastores? Quantos consideramos importante escutar, orar e imitar nossos líderes eclesiásticos? É importante que novos cristãos aprendam com líderes maduros da igreja. Assim como um recém-nascido precisa de uma família, um novo cristão precisa da igreja local e de seus líderes.
  3. Eles sofreram por Cristo (v. 6). Ao se afastarem dos ídolos para servirem a Deus, estes crentes irritaram seus amigos e parentes. Isso levou à perseguição. Sem dúvida, alguns perderam seus trabalhos, alguns relacionamentos e amizades por causa da nova fé. Quando o Evangelho transforma-nos, podemos sofrer ao perder "coisas" e pessoas que costumávamos gostar ou desfrutar da presença. Contudo, Deus nos trará uma nova alegria e paz.
  4. Eles encorajavam outras igrejas (v. 7). Os cristãos (e as igrejas) ou encorajavam, ou desencorajavam uns aos outros. Paulo usou as igrejas da Macedônia para estimular a igreja em Corinto. Ainda que fossem novos crentes, os tessalonicenses deram um bom exemplo que encorajou as igrejas das redondezas. De todas as maneiras, a de Tessalônica foi exemplar. O segredo era encontrado em sua transformação por intermédio do Evangelho, o verdadeiro motivador espiritual da vida cristã.

 

Um Povo Entusiástico

 

Sua “obra de fé e trabalho de amor” expressou-se em seu compartilhar do Evangelho com os outros. Eles eram receptores e transmissores. Cada crente e cada igreja deve receber e transmitir a Palavra de Deus. O verbo grego "soou" significa "soar como uma trombeta". Eles estavam espalhando como o som de uma trombeta as Boas-novas da salvação. Cada igreja tem a responsabilidade e o privilégio de compartilhar a mensagem de salvação com o mundo.

Muitas congregações contentam-se em pagar uma equipe para testemunhar e ganhar almas. Mas, nas igrejas do Novo Testamento, toda a congregação estava envolvida em compartilhar as Boas-novas (Atos dos Apóstolos 2:44-47; 5:42). Isso acontece quando as pessoas compartilham suas vidas transformadas pelo Evangelho em seu contexto diário (trabalho, atividades, escola, etc.).

Um Povo Esperançoso

Paulo relacionou a segunda vinda de Cristo à salvação deles, porque confiaram em Cristo, esperavam seu retorno com jubilosa expectativa e sabiam que seriam livres “da ira futura” (v. 10).

Contudo, até que nosso Senhor venha novamente, encontramo-nos esperando. A palavra grega traduzida como “esperar”, no versículo 10, significa “aguardar alguém com paciência e confi ança, com expectativa”. A ação envolve atividade e persistência; quer dizer que esta espera deve ser ativa. Alguns crentes tessalonicenses deixaram seus trabalhos e tornaram-se desocupados e inoportunos, argumentando que o Senhor viria logo. Mas, se realmente cremos que o Senhor está vindo, provaremos nossa fé mantendo-nos ocupados e obedecendo à sua palavra.

É incrível como a “salvação” faz com que alguns cristãos tornem-se preguiçosos. Em minha loja, tínhamos um funcionário que batia o cartão na entrada; toda a noite, ele achava um lugar para se esconder e esperava até que fosse a hora de sair. Ele foi pago por um mês para não fazer nada, até que alguém descobriu seu esquema. Quantos, na igreja, seriam despedidos se o Senhor necessitasse decidir entre os que são ativos em sua expectativa e aqueles que não fazem nada?

Vidro de Aquário Manchado

Como cristãos, vivemos em um aquário espiritual. O que as pessoas veem quando olham para nós? Estamos vivendo de acordo com a Palavra preciosa? Eles podem ver que ser cristão não se trata de ser perfeito, mas de ser transformado? Não é questão de tentar mais, mas de render-se mais. Não é ser religioso, mas ser transparente em nossa vida. Queremos que vejam como os cristãos vivem, como lidam com as finanças, como vivem o matrimônio, como se relacionam com seus filhos e como enfrentam os problemas da vida.

Tessalônica era uma igreja que percebeu estar sendo vigiada. Ela deu aos espectadores um desempenho e tanto, e sua reputação espalhou-se. Você está pronto para deixar que as pessoas vejam como vive? Qual é a reputação de sua igreja na comunidade? O mundo precisa ver que há uma diferença no modo como a igreja e o mundo vivem.

Related Articles

A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
Os dois fundamentos
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus...
Profeta Zacarias: o Senhor mantem sua aliança e zela pelo seu povo
Aos vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de Sebate), no segundo ano de Dario, veio o palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de...