Ficamos maravilhados pela majestade de Deus e a complexidade de sua criação. Como pode a apreciação do universo de Deus nos levar para mais perto dele, a fim de o glorificarmos? Escrevendo o Salmos 8 Davi enaltece a magnificência de Deus louvando a obra de suas mãos e o fruto de sua criação. Quão importante é para nós fazer da adoração e louvor a Deus uma prioridade em nossa vida?

O Senhor Brilhante

Por que precisamos dizer a Deus quão grande ele é? Por acaso o ego dele precisa ser massageado? Seus sentimentos precisam ser acalmados? Ou é porque Deus conhece as mais profundas necessidades psicológicas de seus fi lhos? Amar a Deus e louvá-lo para sempre são remédios para nossa alma? A oração de adoração, declarar o grande e glorioso nome e as obras de Deus nos trazem para o cerne de tudo o que importa?

Pense em amar alguém. O jeito como nos sentimos faz com que as palavras de adoração e louvor fl uam facilmente de nós. Mudamos nosso foco de nós mesmos para outra pessoa, e nos sentimos felizes e satisfeitos em louvar quem amamos. Um ciclo tem início. As palavras criam sentimentos que inspiram mais palavras, que criam mais sentimentos... E mais e mais. Pode o louvor a Deus nutrir nossos sentimentos por ele? Pode, a atitude de louvá-lo em todas as circunstâncias levar-nos a enxergar além de nós mesmos? É isso o que ele planejou para nós?

Reconhecendo as Impressões Digitais de Deus

Às vezes, precisamos de uma mudança de cenário, literalmente, para aumentarmos nossa apreciação da maravilhosa criação de Deus. Vivendo em um mundo amplamente urbanizado, é difícil ver algumas das mais simples e também mais complexas partes da terra. Dirija para fora das luzes da cidade em uma noite escura e olhe para o cobertor de estrelas. Nos primeiros anos de vida de Davi, ele teria passado a maioria das noites olhando para o alto sem obstruções. Ele não sabia tudo do que hoje temos certeza: nosso lugar no vasto universo, o tamanho e distâncias dos milhões de estrelas e planetas. Ainda assim, esse universo é tão incrível hoje, como era no tempo de Davi. Na verdade, com nossa tecnologia fantástica e em constante mudança, o Telescópio Hubble, lentes superpoderosas e imagens de computador, a vasta infi nitude da criação de Deus é ainda mais incrível e fascinante. Davi diria sua oração de alguma maneira diferente se vivesse hoje? Suas palavras de adoração são sufi cientes, naquele tempo e agora. Deus é Rei, Dominador, Criador, Soberano, Majestoso e Poderoso.

De algumas maneiras, o escritor deste salmo via seu mundo diferentemente de como vemos hoje. Ele via tudo através do olho humano e seu conhecimento era consoante as limitações da época em que vivia. Mas sua percepção das coisas era tão diferente da nossa? Quando se trata da vida de alguém como Davi, ou a nossa, não somos iguais?

Um Salmo de Adoração

O Salmos 8 (como os Salmos 81 e 84) é uma canção de Davi, feita para gittith. Era provavelmente mais cantada no tempo da colheita, quando o instrumento, ou a 60 A Majestade de Deus e a Dignidade Humana prensa de vinho, era usada. Acredita-se hoje que a gittith mencionada aqui seja provavelmente uma cítara. Esta canção teria sido cantada no templo, provavelmente no entardecer, quando o céu estrelado podia ser visto.

Em seu livro, The Year of Living Biblically [O Ano de Viver Biblicamente], o autor A. J. Jacobs descreve um acróstico útil para utilizar orações em quatro tipos: “ACTS - A é para Adoração (louvar a Deus), C é para Confi ssão (contar a Deus seus pecados), T é para Tributo (ser grato a Deus pelo que você tem) e S é para Súplica (pedir que Deus lhe socorra)” (p.95).

Começando cada oração com palavras de adoração, estaremos nos retirando do centro da oração e abrindo espaço para Deus. Se, desde o princípio, Deus for o foco de nossa oração, é menos provável que exijamos, lamuriemos e reclamemos.

O Salmos 8 é uma oração de adoração. Davi, talvez um jovem pastor de ovelhas, olhou para o céu noturno e declarou a majestade de Deus e seu nome. Ele viu a pequenez do homem, a insignifi cância do ser humano, mas reconheceu a importância amorosa que Deus põe em cada vida.

O mundo hodierno nos ensina a acreditar, acima de tudo, em nós mesmos. O problema é que se olharmos de perto para nós mesmos, não há muito em que acreditar. Se formos honestos conosco, perceberemos nossa natureza pecaminosa e maligna. Não somos dignos do amor de Deus, mas ele nos ama completamente. Se obtivéssemos o que realmente merecemos, seríamos lançados no mais profundo abismo e deixados ali. “Então eu olho para meu micro ego e imagino por que você se incomoda conosco? Por que gasta o tempo olhando para nós?” (Salmos 8:4 The Message – livre tradução) Davi tinha consciência da fragilidade do homem. Mas se maravilhava por ter Deus ainda escolhido respeitar o homem e colocá-lo tão elevadamente em seu universo. Ainda mais incrível, Deus coroou o homem com honra e glória.

Nossa Responsabilidade

Deus nos ama e deposita sua confi ança em nós. Este dom é magnífi co, e com ele vêm a obrigação e o dever. Temos que levar nossa mordomia a sério. Deus nos colocou a cargo de seu mundo. Ele conhece nossas limitações e nos dá uma chance de “fazer certo”, nos fortalecendo e permanecendo ao nosso lado. Somos encarregados em Salmos 8 de honrar a responsabilidade que Deus nos deu. Ainda que ele saiba que somos fracos e pecadores, nos respeita o sufi ciente para nos dar a grande tarefa de cuidar de nosso mundo, e de respeitarmos tudo o que ele criou. São a força e a bondade de Deus que nos dão a habilidade de cuidar do lar que ele nos deu. Caso sintamos que somos indignos ou incapazes de exercer um papel vital em cuidar de nosso mundo, temos que nos voltar a Deus e confi ar que ele assegurará que podemos.

Reflexão

É maravilhoso que Davi termine sua oração com uma reiteração de suas palavras de louvor do início. Ele declara a grandeza de Deus e detalha todas as razões. Nunca podemos esquecer que todos esses presentes e honras vêm de uma fonte: o majestoso, brilhante e maravilhoso Deus.

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Uma comunidade que ensina hábitos saudáveis
16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 Mas o que se ajunta com o...