Ententendo e Vivendo
Uma Comunidade Escolhida
- Detalhes
- Christian Mattison
- Entendendo e Vivendo
Às vezes, esquecemos o quão especial é nosso lugar nesta terra. Entramos em uma rotina e funcionamos no piloto automático, vivendo na margem durante nossos dias. Às vezes a vida é divertida. Com frequência é monótona. Em outros momentos é frenética. Mas não importa como ela seja, o propósito é facilmente perdido. Ademais, tendemos a estarmos cegos para a infl uência que temos à nossa volta para o bem ou para o mal.
Um Povo Escolhido
O apóstolo Paulo nos chama de povo escolhido. É fácil fi car com a mente confusa com essa palavra. Às vezes traduzimos a palavra “escolhido” em nossa mente como “intitulados” – como se, porque Deus nos escolheu para nos unirmos à herança de Jesus, o mundo e Deus nos devem alguma coisa. Ficamos chocados e irados quando nossos valores são escarnecidos. Mas, nos esquecemos que nosso testemunho não reside no volume e no número de nossas vozes. Vem do exemplo que damos. Mahatma Gandhi afi rmou que “seria um cristão, não fosse os cristãos”.
Então, o que signifi ca ser “escolhido”? Começou nos dias de Abraão. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (Gênesis 12:2 3, NVI)
Avance para Gálatas 3:14 e você verá onde nos encaixamos nisso tudo: “Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé” (NVI).
Então nós fomos escolhidos para estarmos em um lugar especial diante de Deus. Mas para quê? Há um propósito para isso tudo. Gênesis 12:3 deixa isso claro: “por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (NVI).
Vestes Santas
No entanto, esse propósito nos dá uma responsabilidade e delineia o podem que pode surgir do momento em que se assume essa responsabilidade. “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se” (Colossenses 312a, NVI).
Talvez nossas roupas fiquem um pouco gastas aqui e ali. Ou não caiam sempre bem, e, às vezes, precisam de uma boa lavagem. Mas nós nos vestimos antes de sairmos em público, não? Acredite em mim; roupas são algo bom. No mínimo, elas me poupam – e os que têm que olhar para mim – de muito embaraço. Elas escondem muito, e por isso sou grato.
Para que abençoemos outros, devemos nos vestir apropriadamente, com vestes espirituais de: “profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Colossenses 312b-14, NVI).
O comentário da Bíblia de Aplicação à Vida diz:
“Todas as virtudes que Paulo nos encoraja a desenvolver são perfeitamente reunidas pelo amor. Quando nos vestimos com estas virtudes, a última peça que vestimos é o amor, que reúne todas as outras. Praticar qualquer uma das virtudes sem praticar o amor levará a distorções, fragmentação e estagnação.”
Observe que Paulo usou duas frases inteiras, na versão NVI, para discutir o perdão. Não apenas parte de uma lista. Portanto, ele desejava enfatizar a importância do perdão. O comentário da Bíblia de Aplicação à Vida diz, “A chave para perdoar outros é lembrar-se do quanto Deus lhe perdoou. É difícil perdoar alguém que lhe enganou um pouco quando Deus já lhe perdoou tanto? Entender o infi nito amor e o perdão de Deus pode lhe ajudar a amar e perdoar outros.”
Suspeito que se você fizesse um inventário descobriria que seu guarda-roupa é carente em todas as categorias. Na melhor das hipóteses, seriam necessários alguns ajustes aqui e ali.
O mundo externo está nos vendo. Eles julgam nossa fé no quanto a descrição de Paulo se assemelha às nossas vida diária. Enquanto podemos não usar essas roupas perfeitamente, se não fi zermos nenhuma tentativa de usá-las e insistirmos em outras, que efeito você acha que teremos na igreja ou no mundo externo? Quem é abençoado por isso?
Paz, Ações de Graça e Sabedoria
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem- se uns aos outros com toda a sabedoria” (Colossenses 315 16a, NVI).
Sei que é mais fácil falar que fazer, mas este é o elemento mais vital e básico de nossa caminhada espiritual. Paulo escreveu nos primeiros versículos de Colossenses 3
“Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a sua vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vocês também serão manifestados com ele, em glória. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldades, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos” (Colossenses 31-11, NVI).
Você consegue imaginar o impacto da igreja se todos estes cristãos se despirem das vestes da natureza terrena e vestirem-se das qualidades elencadas por Paulo? Podemos ser apenas reconhecidos pelas bênçãos que temos a oferecer mais facilmente. Certamente, nossas igrejas funcionariam mais efi cientemente. E todos nós teríamos muito mais paz e abrigaríamos mais alegria.
Talvez, você deva experimentar isso em um prazo deliberado, digamos por uma semana. Coloque seu coração e sua mente literalmente nesta passagem e veja como você estará perto do sucesso. Talvez ela inspire você mais e mais vezes no futuro. Quem sabe? Você pode ser reconhecido como uma bênção para outros, a marca de um verdadeiro cristão.