1 NÃO repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; 2 As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. 3 Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. 4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. 5 Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; 6 Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. 7 Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

1 Timóteo 5:1-8 

   Esta seção das Escrituras nos ensina a importância de cuidarmos daqueles que não têm condições de suprirem suas próprias necessidades. Porém, primeiramente precisamos honrar nossos anciãos: ouvindo os seus anos de sabedoria, tratando-os com o respeito que eles merecem. Então, temos uma obrigação de suprir suas necessidades físicas. Em alguns casos, eles não têm filhos que possam suprir suas necessidades. Nesses casos, a igreja é totalmente responsável por eles. O resumo de todo este ensino está no verso 8, que nos diz que se falharmos em cuidar de nossa própria família, seremos piores do que os descrentes.

Related Articles

O ensino por parábolas
Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34...
Os dois fundamentos
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus...
Continuando uma obra concluída, quarta-feira
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3...
A palavra lança o convite e define os rumos, quinta-feira
Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. Jó 34:3...