Filipenses 2:1-4:
1 PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Uma das grandes lutas do povo cristão é saber a melhor maneira de lidar com a liberdade que o cristianismo oferece. Principalmente no que tange aos relacionamentos. Há diversas situações que a fé nos desafiará a abrirmos mão de alguns hábitos, não por eles, em si, serem danosos para nossa vida espiritual, mas pelo risco que corremos de, com esses hábitos, trazermos escândalo ao nosso irmão.
Paulo vivenciou isso em seu trabalho missionário. As diversas questões levantadas entre cristãos gentios e judeus o fizeram concluir que, por amor, é saudável que um cristão se abstenha de algumas coisas para manter viva a unidade da comunidade cristã. Por isso, ele afirma: “não atente cada um para o que é propriamente seu, mas também para o que é dos outros”. Por isso, permita que o Espírito Santo coloque em você um coração como o de Jesus. Ore mais pelas pessoas que o ferem! Não permita que seus sentimentos se tornem egoístas e você pare de se preocupar que sua vida pode estar sendo um exemplo para alguém, e que este exemplo precisa manter-se firme! Seja do time que luta pela unidade, e o Pai Celestial lhe recompensará!