Mateus 5:17-26:

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

O Evangelho de Jesus é eminentemente prático e vivencial. É uma obra que ocorre no interior e que vem de dentro para fora, transformando tudo e aparecendo como atitude visível aos homens, a fim de que eles glorifiquem ao Pai, que está no céu, como citado pelo próprio Cristo. Nesse trecho das Escrituras, observamos que o Senhor põe a vida relacional diária adiante das ações cerimoniais, as quais também têm sua importância, mas que perdem o sentido quando aquele que as pratica não vive o sentido real das mesmas em sua existência. Desse modo, a reconciliação é a oferta que o Senhor estimula ou mesmo exige, a fim de que a oferta cerimonial, por assim dizer, também seja aceita.

Related Articles

Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Profeta Zacarias: o Senhor mantem sua aliança e zela pelo seu povo
Aos vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de Sebate), no segundo ano de Dario, veio o palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de...