Números 15:37-41:
37 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
39 E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
40 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.
41 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Conforme a necessidade, as pessoas vão criando instrumentos de memorização para não se esquecerem de algo importante. Quem nunca ouviu falar de recados colocados na geladeira, no guarda-roupa, no espelho do banheiro etc.? Hoje em dia, esses mecanismos estão mais sofisticados, pois temos agendas eletrônicas nos celulares, computadores e outros eletrônicos portáteis. Ainda que os instrumentos sejam diferentes, a ideia ainda é a mesma: fazer lembrar o que é importante. Na época em que o povo de Israel peregrinava pelo deserto, o Senhor também providenciou um meio para evitar o esquecimento de algo fundamental na vida do povo. A fim de não se esquecerem dos mandamentos, eles foram orientados a fazerem franjas (borlas) nas extremidades de suas roupas e olharem para elas. Em nosso contexto nós não usamos franjas em nossas roupas, mas fica o desafio: o que poderíamos carregar conosco que nos ajudasse a lembrar o Criador?