1 Timóteo 6:11-19:
11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
13 Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
14 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
O ensino de Jesus, com frequência, ia de encontro à sabedoria convencional. Quando criança, lembro-me de cantar uma música baseada em um de seus princípios "de cabeça para baixo": "Se você quer ser grande no Reino de Deus, aprenda a ser servo de todos". Paulo transmitiu um princípio "de cabeça para baixo" semelhante ao de Timóteo: "Se você quiser ser verdadeiramente rico, aprenda a dar". Contar com riquezas ou bens, para fazer você rico, é um negócio arriscado. No lugar disso, seja rico de caráter, integridade, boas obras, bondade, compaixão, generosidade... Essas são riquezas que ninguém jamais poderá tirar de você.