Romanos 2:1-16:

1 PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. 3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; 6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; 9 Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; 10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; 11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

Não importa quão fundo o homem tenha caído, ele sempre encontrará alguém mais miserável com quem possa comparar-se vantajosamente! O viciado em jogos despreza o bêbado, que se sente superior ao criminoso. Na realidade, a raiz de todos os vícios está latente em nosso próprio coração. Quando julgamos os outros, damos prova de que sabemos reconhecer muito bem o mal; comprovamos ter uma consciência. E isso condena a nós mesmos quando praticamos as mesmas coisas.

Deus usa da Sua bondade para nos conduzir ao arrependimento. Mas Ele não nos autoriza de maneira nenhuma a julgar o próximo. Somente uma pessoa tem o direitode julgar: Jesus Cristo! Um dia Ele manifestará todos os "segredos dos homens", todos os seus feitos e intenções que tinham sido ocultados com tanto cuidado (Mateus 10:26). Confesse imediatamente a Ele todos os seus segredos, por mais vergonhosos que possam ser. A sua consciência não é uma voz hostil, mas um amigo que lhe diz: "Fala disso ao Senhor Jesus; Ele perdoa".

Related Articles

Uma comunidade que perdoa
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós...
Redefinindo a identidade de um povo, sexta-feira
Levando nova vida àqueles em necessidade, quarta-feira
Dizia eu: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti. Salmos 41:4...
O poder de Deus restaurado novamente, quinta-feira
Porque assim diz o SENHOR: Cantai sobre Jacó com alegria, e exultai por causa do chefe das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva,...