Hebreus 8:6-12:
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Enquanto leio esta passagem parafraseada na versão bíblica "A Mensagem", ela assume um sentido inteiramente novo. Nesta interpretação das Escrituras, Eugene Peterson usa a ilustração da velha aliança comunicada a nós, por meio da escrita, enquanto a nova aliança é-nos comunicada pelo Espírito Santo. Podemos aprender a respeito de Deus e de seu grande amor por nós pela Bíblia, mas também temos a vantagem de sermos capazes de conhecê-lo. Ele está conosco, guiando-nos a cada dia. Temos somente de nos render a ele e de abrir-nos à direção do Espírito Santo em nossas vidas.