Isaías 49:15-16:
15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. 16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.
Em Hollywood existe uma calçada da fama. Muitos artistas e outras personalidades de destaque acabaram ganhando um reconhecimento público pelo que fizeram devido a talento que possuem. Ter o nome ali escrito é uma espécie de memorial, para que sejam sempre lembrados. Porém, numa população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas, nos perguntamos se teria uma calçada para registrar os nomes das outras bilhões de pessoas que não são famosas. O fato é que não existe tal calçada. A dura realidade é que a vida comum não tem nada de tão especial para se falar. Somos uma grande massa de pessoas espalhadas por todos os continentes tentando sobreviver, diriam alguns! Nunca estivemos tão próximos devido as "janelas" que a internet nos abre. Porém, nunca as pessoas se sentiram tão sozinhas no meio de tamanha multidão.
Não só somos muitos, como também temos muitos problemas e preocupações. O labor particular acaba por abafar o labor de todos nós. E como conclusão muitos chegam ao veredito de que estão abandonados, esquecidos. Entenda que essa conclusão nem sempre se trata de uma solidão física. Mas se trata antes de uma consciência interior. Há momentos, e não são poucos, em que as pessoas 'se percebem' solitárias, esquecidas. E, não importa quantas pessoas existam a sua volta.
O texto de Isaias desta nossa reflexão nos mostra que Deus está atento a este dilema interior. Neste capitulo 49, que falava da futura restauração de Israel, encontramos o Senhor Deus dando uma grande palavra de ânimo para aqueles que um dia seriam retirados à força de suas casas e de seu país. Quando estivessem em lugar estrangeiro, mesmo rodeado de pessoas, será que eles não se sentiriam esquecidos e abandonados? Com certeza sim. Foi por isso que o Senhor lhes deu uma refrigeradora promessa na profecia que se encontra em Isaías 49
Em primeiro lugar o Senhor Deus trás um dos maiores exemplos de cuidado e compromisso na vida dos seres humanos – o cuidado entre uma mãe e um filho. Via de regra este tipo de laço é tão forte que dificilmente cogitaríamos da possibilidade de uma mãe esquecer seu filho, que ainda está amamentando. Entretanto, isso é mais que provável. Hoje em dia mesmo, aqui no Brasil já pudemos ver em reportagens o número de abandono de recém-nascidos. Muitos inclusive abandonados em latas de lixo.
Em segundo lugar, sabendo o Senhor que é possível que uma mãe se esqueça do filho que amamenta, re-assegurou o povo de que Ele, jamais os esqueceria. Deus disse para aquelas pessoas que o nome delas estaria gravada em Suas mãos! Isso sim é que é um registro de memória. Você, querido leitor, está nas mãos de Deus. Não temas!