Jonas 1:10-16:

10 Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. 11 E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. 12 E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. 13 Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles. 14 Então clamaram ao SENHOR, e disseram: Ah, SENHOR! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve. 15 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. 16 Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos.

Não são poucas às vezes em que somos surpreendidos pela forma como Deus trabalha para nos ensinar sua vontade. Veja por exemplo, como Deus se valeu de Balaão para abençoar Israel três vezes (Números 23 e 24), como ele se valeu de Abimeleque para repreender Abraão (Gênesis 20), como se utilizou de Sansão para julgar a causa do povo de Israel (Juízes 13 a 16). Faltaria espaço neste boletim para falar de Nabudonosor, Ciro e Dario.

Em nosso texto deste mês temos um grupo de pessoas, que segundo nossa própria e talvez precipitada avaliação fossem os candidatos menos prováveis para a demonstração de temor a Deus. Só que nosso texto de hoje vai muito mais além do que mencionar as palavras de um grupo de marinheiros que "falaram bem de Deus". A oração e a atitude destes marinheiros representam um verdadeiro contraste com as atitudes de Jonas. Estaria Deus querendo nos ensinar
alguma coisa com isso? Oh! sim. Com certeza. Você nunca foi surpreendido por ter ouvido a vontade do Senhor sendo declarada pelas fontes mais improváveis? Você nunca passou por uma situação em que uma pessoa não crente, acabou apontando com mais precisão para a vontade de Deus do que você mesmo? Pois, é justamente o que acontece aqui em nossa passagem.

Um temor derivado do conhecimento de Deus. Depois de bombardearem Jonas com muitas perguntas. Jonas disse que servia ao Deus do Céu que fez a terra e o mar. Essa declaração encheu o coração dos marinheiros de temor. Agora eles sabiam quem estava provocando aquela grande tempestade. Diferente de Jonas, esses homens reagiram corretamente diante do Senhor. Enquanto Jonas, que tinha muito mais conhecimento de Deus, não temeu a Deus. Antes resolveu fugir. Que contraste não é?

Um temor que gerou uma moralidade exemplar. Quando Jonas disse para os marinheiros "lançai-me ao mar", eles fizeram de tudo para não atenderem a tal pedido. Ou seja, queriam salvar a vida de Jonas. Que pena que Jonas não pensou assim sobre o povo de Nínive, não é mesmo? Eles temem ser culpados pela vida de Jonas. Alegam inocência no caso. Isso é uma moralidade exemplar. Reconheceram o valor da vida de Jonas. Não é contrastante isso? Na oração de Jonas, nos é dito: "os que se entregam à idolatria vã abandonaram aquele que lhes é misericordioso" (2.8). Se for verdade isso que Jonas diz, então como um grupo de marinheiros idólatras poderia demonstrar tamanha misericórdia para com ele (Jonas)? Os marinheiros agiram com misericórdia porque estavam entendendo a vontade de Deus melhor do Jonas.

Um temor que aceita a vontade de Deus. Os marinheiros fecharam a oração dizendo: "porque tu, Senhor, fizeste como lhe aprouve" (1.14). Os marinheiros oram quando nem mesmo Jonas havia feito isso ainda. Somado a isso, os marinheiros reconhecem a vontade de Deus quando nem mesmo Jonas havia aceitado isso ainda!

Jonas era um fugitivo da vontade de Deus. Por isso o Senhor usou a tempestade, o temor dos marinheiros, a vontade dos marinheiros em querer salvar a vida de Jonas, a oração dos marinheiros e o reconhecimento dos marinheiros de que Deus faz o que lhe apraz para ensinar a um filho desobediente! Existem métodos e métodos. Pode ter certeza que quando Deus usar os meios mais inesperados para ensinar algo a você é porque você está indo para muito longe dEle ou já está insensível a sua voz e vontade. Então para reverter está insensibilidade e atrair você de volta para Ele, é nesse tom que o Senhor falará contigo, oh! Cristão. Não pense por um minuto que você não faria ao mesmo que Jonas. Jonas era um homem de fé, assim como você. Mas até as pessoas de fé vacilam. Se estas palavras falaram a seu coração. Se você está agindo como Jonas, eu rogo a você: volte para Deus, e não endureça o coração!

 

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...