2 Timóteo 1:8-12

A salvação é a iniciativa de Deus em religar o Homem caído a Ele mesmo. E como resultado dessa re-ligação podemos desfrutar da uma
realidade a qual não podíamos ver antes, mas mediante a Graça agora podemos. Como conseqüência disso temos de entender que salvação não é um simples alvará divino que nos dará licença para "funcionar" apenas quando Jesus voltar. A salvação é algo que já se experimenta desde agora.

Alguém poderia propor a seguinte questão: Se seremos semelhantes a Cristo na glória, então porque querer ser como ele agora? A pergunta é lógica. Mas, contém uma confusão. A semelhança com Cristo na glória é a ultima etapa de um processo. Assim como a alvorada não nasce com a luz do meio-dia, o mesmo acontece com a vida do salvo. É estranha a ideia de que temos de poupar energia para um tempo posterior. Assim como a validade do maná era apenas para um dia, e de um dia a mais devido ao sábado, a
salvação deve ser experimentada diariamente.

Deixe-me apresentar-lhes algumas considerações de Paulo na segunda carta a Timóteo. No primeiro capitulo Paulo menciona três coisas que estão envolvidas na vida do salvo. E que se vivermos a luz delas eliminaremos muita confusão sobre ser uma pessoa salva. Em primeiro lugar, ser salvo é abraçar responsabilidades. Falando de seus sofrimentos por causa do Evangelho de Cristo Paulo convoca
Timóteo: "... participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus" (2 Timóteo 1:8). O tempo tem passado e muitos cristãos estão esquecendo que devemos sofrer por causa do Evangelho. A mensagem que ele traz e a proposta de vida que ele oferece são encaradas com resistência pelo Homem decaído. Não espere facilidades. Junto a proclamação do Evangelho não se esqueça de viver em Santidade, sem a qual ninguém vera o Senhor (Hebreus 12:14)

Em segundo lugar, ser salvo é se regozijar em privilégios. O apóstolo relembra ao jovem Timóteo: "... nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça..." (v.9). E ainda "... trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,..." (v.10). Deus nos chamou sem considerar qualquer mérito nosso. Pois, se fosse conforme nossas obras jamais ele nos chamaria. Vede, então, que grande privilégio temos ao sermos chamados incondicionalmente. Cristo nos livrou da morte eterna. E em contrapartida trouxe vida e imortalidade. Aquilo que Adão perdeu será nosso novamente.


Em terceiro lugar, ser salvo é descansar em certezas. Muitos cristãos têm receio de afirmarem que são salvos. Talvez, temendo passar uma mensagem de arrogância. Só que tal verdade é inescapável se de fato estamos em Cristo. Paulo compartilha: "não me envergonho do evangelho, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia" (v.12).

Existirão algumas dúvidas pelo meio do caminho, enquanto o salvo estiver em jornada. Mas não deveriam existir dúvidas quanto ao destino final. Quem está em Cristo chegará seguro na eternidade. A questão é que alguns chegaram com maior convicção e outros com menos.

Querido leitor(a) a questão aqui não é entre ser ou não ser um salvo. Pelo contrário, minha proposta é que você reflita sobre o grau de convicção que você tem como um salvo! Isto determinará a força com que irás lutar. E controlará o fluxo de alegria em seu coração. Assim como na escola é a vida. Uns estão no ensino fundamental, outros no ensino médio, e outros já  ingressaram na faculdade. Constatar que você está no ensino fundamental não é para lhe desestimular. E sim, para lhe mostrar que ainda há muito a percorrer. Para isso, abrace suas responsabilidades, regozije-se em privilégios e descanse em certezas (Filipenses 1:6).

 

Related Articles

Profeta: um mensageiro a serviço de Deus
Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7...
Um lugar de integração
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de...
Continuando uma obra concluída, quinta-feira
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15...
Continuando uma obra concluída, quarta-feira
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3...