1 Samuel 22:17-18:

17 E disse o rei aos da sua guarda que estavam com ele: Virai-vos, e matai os sacerdotes do SENHOR, porque também a sua mão é com Davi, e porque souberam que fugiu e não mo fizeram saber. Porém os criados do rei não quiseram estender as suas mãos para arremeter contra os sacerdotes do SENHOR. 18 Então disse o rei a Doegue: Vira-te, e arremete contra os sacerdotes. Então se virou Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho.
Alguns minutos antes de subir para o Pai, Jesus em suas últimas palavras disse aos discípulos: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês...” (Atos dos Apóstolos 1:8 NVI). Apesar de estas palavras estarem dentro de um contexto de capacitação para a missão evangelística, não significa que seja só esta a implicação a ser tirada desta promessa de Jesus. O poder do Espírito Santo em nossa vida tem por objetivo nos tornar mais parecidos com Jesus. De modo que vivemos um verdadeiro processo de moldagem. Está escrito: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” (Gálatas 5:25).

No entanto, infelizmente essa verdade não tem sido vivida em sua integridade por todas as pessoas que crêem em Jesus. Não que o Espírito Santo seja um Deus “fraco”. Contudo, ele se permite ser entristecido, e desafiado pelas atitudes infrutuosas de muitos cristãos. Jamais vamos entender porque ele se permite ser desafiado. Porém sei que tudo que Deus faz tem um propósito, ainda que não nos seja revelado em sua Palavra.

Dito isso, preciso agora tratar de nossa passagem bíblica desta edição de nosso boletim. O texto nos traz uma narrativa bem tenebrosa. Fiquei realmente entristecido ao ler sobre a morte de tão grande número de sacerdotes. O que eles fizeram? Apenas serviam a Deus! É... , mas quando se tem Saul como rei, em sua pior fase de vida com Deus, matar inocentes era o mínimo a ser esperado. Qual a razão de isso ter acontecido? Por que ele fez isso? Vejamos a principal causa:

Uma vida sem a atuação do Espírito Santo.  Nós só vamos descobrir isso quando lermos todos os capítulos que tratam da história de Saul no livro de 1 Samuel. A vida de Saul já vinha sendo marcado pela desobediência. Mas a vida dele começou mesmo a desandar quando: “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava” (1 Samuel 16:14: grifo nosso). Depois disso a vida de Saul foi marcada por inveja (1 Samuel 18:8), medo de perder sua posição (1 Samuel 18:12), desejo de matar (1 Samuel 19:1), atrito com seu filho querido e desejo de matá-lo (1 Samuel 20:30 32-33).  Agora, basta só juntarmos tudo isso ao texto de nossa reflexão. Se o camarada não respeitou nem seu filho e nem Davi que vencia suas guerras, quanto mais 85 sacerdotes do Senhor?! E a razão de tudo isso estava justamente no fato de Saul não viver mais uma vida pelo Espírito Santo.

Logo amados, fica aqui para nós este grande ensinamento das Escrituras. Se realmente quisermos servir ao Senhor, jamais o podemos fazer sem a atuação do Espírito em nossas vidas. É lamentável dizer, mas é possível que muitos cristãos venham a viver dentro de nossas igrejas, dizendo que foram lavadas e remidas pelo sangue de Jesus, porém tendo no seu interior uma podridão só. De dentro desse interior não fluem rios de águas vivas. E, sim o fedor de uma água parada e suja. Quando o Espírito Santo resolve se retirar significa que o lugar onde ele habitava agora está exposto a grandes riscos.

A vida de muitos cristãos que antes eram alegres e firmes mudaram com a ausência do Espírito de suas vidas. O próprio Davi chegou a apontar no Salmos 51 a relação que existe entre um espírito pronto de obediência e a alegria que provém disso (51.12). Uma vez que vivamos sem o Espírito, a alegria da Salvação não nos contagiará mais! O Espírito Santo é quem vai fazer a diferença. Ou nossas vidas se tornam em um avião nas mãos de Deus para transportar pessoas ao Reino dos Céus, ou nossas vidas se tornam em um avião de terroristas para por fim as nossas vidas e a vidas de outras pessoas. Sim, porque o estrago acaba atingindo até os que estão próximos. Essa foi a razão do porque Saul mandou matar os 85 sacerdotes. Aqui não vamos discutir a justiça de Deus ou sua proteção. Antes, o objetivo do texto foi mostrar o efeito dominó na vida daqueles que não andam pelo Espírito Santo!

Related Articles

O ensino por parábolas
Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34...
Redefinindo a identidade de um povo, sexta-feira
Ressuscitados para nova vida, terça-feira
12 Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? 13 E, se não há...
Profetizando nova vida
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou...