31:06

Gostaria de perguntar esta noite quantos se preocupam com sua saúde física? Quantos fazem exercícios físicos regularmente? Quantos cuidam da alimentação? Quantos fazem um check-up anual pra ver como anda a saúde?

Pois bem, a saúde física é muito importante, mas nesta noite gostaria de pensar contigo sobre como anda sua saúde espiritual.

1. Ler 3ª João:

3 João 1:1-14" href="/biblia-online/3-joao/capitulo-1.html?verse=1#v1">3 João 1:1-14:

1 O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos, 6 Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; 7 Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. 8 Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade. 9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. 10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. 11 Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 12 Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. 14 Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. { 15. Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome. }

2. Nessa carta João nos apresenta a um crente especial: Gaio.

3. Veja novamente o verso 2 – João destaca o fato de que a alma de Gaio ia bem, e ele desejava que o seu físico fosse tão saudável quanto o era a sua alma e que ele fosse tão próspero em todas as coisas como próspera era a sua alma.

4. É coisa desejável a prosperidade em tudo quanto a gente faz e é coisa mais que desejável a saúde física, mas nada se compara à saúde da alma.

5. Há pouco tempo vimos (e vez por outra temos sabido de casos assim) uma reportagem que dizia sobre alguém que era próspera no que fazia, tinha boa saúde, mas suicidou-se. Razão? Não há outra senão enfermidade da alma.

6. Como crentes, como servos de Deus, quando é que podemos afirmar que nossa alma está saudável? O exemplo de Gaio nos fornece algumas pistas. Vejamos:

I. Uma das evidências de que temos uma alma saudável é a do crescimento no conhecimento da verdade seguido, indispensavelmente, pelo andar nessa mesma verdade.

1. Veja Colossenses 3:16 – A Palavra de Cristo – a Verdade – precisa habitar em nós abundantemente. Isso significa crescimento no conhecimento da verdade.

2. Mas só conhecer e prosseguir em conhecer não basta, é preciso andar na verdade, deixar que nossa vida seja dirigida pela verdade.

3. Veja Tiago 1:22

4. Veja Mateus 7:20-27

5. Praticar (obras) pode não ser requisito, pode não ser (e não é) o Causador, mas é evidência...

6. Gaio, o homem cuja alma ia bem, era alguém que andava na Verdade – Veja o versículo 3

7. Você está crescendo no conhecimento da verdade e a está colocando em prática em seu viver diário?

II. Uma outra evidência de que temos, como servos de Deus, uma alma saudável, é a fidelidade.

1. Aliás, fidelidade faz parte de se andar na verdade. Não pode dizer que anda na verdade quem não é fiel.

2. Já tivemos oportunidade de destacar em uma de nossas reflexões anteriores que uma das definições de fidelidade é “semelhança entre o original e a cópia”, sendo Jesus o “original” e cada um de nós uma “cópia”. Sendo assim, ser fiel é representar bem, refletir bem aquele a quem dizemos servir – o nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Gaio era alguém que procedia fielmente, à semelhança de Jesus, em tudo o que fazia – Veja o versículo 5.

4. Como você tem procedido para com seus familiares, amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos, negócios, enfim, como você tem procurado proceder com respeito a tudo e a todos que fazem parte do contexto de sua vida?

III. E, para encerrarmos por hoje, mais uma evidência de uma alma saudável: nosso testemunho lá fora.

1. Isso também faz parte do andar na verdade.

2. O fato de Gaio andar na verdade e agir com fidelidade em tudo faziam dele uma boa testemunha de Jesus.

3. Mas Gaio ia além: numa igreja onde havia um tal Diótrefes que, ao que tudo indica havia tomado, ainda que indevidamente o controle da igreja e que, por querer ter e manter a primazia, não recebia os irmãos em Cristo (certamente missionários – os missionários da época) e ainda impedia outros de os receberem, ele os recebia e procedia fielmente para com eles, tornando-se assim um “cooperador da verdade”. Isso mostra que Gaio tinha um “espírito missionário”.

4. O Novo Testamento com um todo nos incentiva, exorta, comissiona a nos movermos em direção ao testemunho de uma vida cristã saudável.

5. Como está você no que respeita a esse tópico? O que seus colegas dizem de sua saúde espiritual? O que seus vizinhos testemunham sobre você? Será que eles á exemplo do que Paulo disse de Gaio, podem dizer que sua alma vai bem?

Conclusão

1. Vai bem a tua alma?

2. No teste da prática da verdade, do proceder com fidelidade em tudo (semelhante a Jesus) e da evangelização com estilo de vida você se acha aprovado ou reprovado?

3. Se no momento você se acha reprovado, não se desespere! Submeta a sua alma ao Médico dos médicos, ouça-O, cumpra o que Ele lhe prescrever, e sua alma ficará saudável, assim como foi a de Gaio.

4. Encerro com o mesmo conselho de João a Gaio no verso 11: “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom.Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus”

Acessos: 3335